Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Não encontrei um tópico com esse problema em específico.

Trabalho em uma empresa que contempla dos roteadores da marca "ipTIME", o wifi é controlado via liberação do MAC address + senha. O que ocorre é que em um dos roteadores eu consigo fazer o acesso ao painel de controle via o IP de rede dele sem maiores problemas, enquanto o outro só me permite acessar o painel via IP local do roteador (192.168.0.1) quando estou conectada à ele via cabo de rede. Como peguei essa rede da empresa já pronta e não há maiores documentações, imaginei que ele poderia estar em uma sub-rede diferente, porém não é o caso. Estou pensando se tem algo que estou deixando passar. Alguém teria alguma sugestão?

Postado

@gbrdoidao Não, esse IP é aquele padrão do aparelho que você usa para fazer acesso direto quando você tira da caixa, por exemplo. O IP estático inserido nele é da mesma sub-rede que meu pc está, então não consigo ver o motivo dele não aceitar conexão "remota" igual o outro aceita.

• Membro VIP
Postado

Deixa ver se entendi.

Você tem 2 destes roteadores wifi e um deles te deixa acessar o painel de controle tanto na rede cabeada quanto na wifi, mas o outro so te permite acesso via cabo de rede?

Nesse caso, existe uma configuração de segurança nos roteadores que está configurado de forma diferente entre eles. Não vou saber bem te dizer o nome da config porque muda de marca pra marca, mas o ideal seria até alterar essa unidade que está permitindo o acesso wireless para bloquear isso. É uma vulnerabilidade de rede que você não precisa ter.

Postado

@sdriver Não, eu não consigo acessar via Wi-Fi o painel, o que consigo fazer é acessar de um desktop/notebook conectado ao cabo de rede. A diferença é que um deles eu consigo usar o IP estático configurado nele para acessar o painel de controle (ex. do ip roteador 1: 192.168.215.200) e no outro (roteador 2), não encontra o painel de comando como um IP válido para acessar do mesmo desktop conectado ao cabo de rede que acessa o roteador 1 (ex. do ip do roteador 2: 192.168.215.210). Ambos se encontram na mesma sub-rede embora estejam conectados em switches diferentes.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, IsaTheKid disse:

@sdriver Não, eu não consigo acessar via Wi-Fi o painel, o que consigo fazer é acessar de um desktop/notebook conectado ao cabo de rede. A diferença é que um deles eu consigo usar o IP estático configurado nele para acessar o painel de controle (ex. do ip roteador 1: 192.168.215.200) e no outro (roteador 2), não encontra o painel de comando como um IP válido para acessar do mesmo desktop conectado ao cabo de rede que acessa o roteador 1 (ex. do ip do roteador 2: 192.168.215.210). Ambos se encontram na mesma sub-rede embora estejam conectados em switches diferentes.

Certo, então no caso, um deles está inacessível. E você tem certeza que o IP está correto deste outro está correto? Ele responde a comandos de ping pelo menos? Senão, ou o equipamento perdeu a configuração de IP ou está travado.

Caso não esteja respondendo ping, baixa e roda o Advanced IP scanner para ver se o equipamento está na rede com outro endereço.

A ultima alternativa é conectar o seu notebook direto na porta de rede do aparelho e tentar acessar, se não funcionar, vai ter de dar um reset de fabrica.

Postado

@sdriver Essa é a questão, o ip que está nele pinga sim! Eu também consigo acessá-lo diretamente ao conectar o cabo de rede no roteador 2. O que eu não consigo fazer, é acessá-lo a partir do meu desktop assim como acesso o roteador 1. Ele está funcionando e o IP estático em questão está correto, mas como ele fica em um rack alto é inconveniente ir até ele e plugar um notebook em outra porta toda vez que preciso liberar um MAC address. Eu quero ser capaz de acessá-lo a partir do meu desktop da mesma forma que faço com o roteador 1.

• Membro VIP
Postado

entendi,  então o seu problema é outro, deve haver VLANs na rua rede e os equipamentos não foram configurados da maneira ideal. Existe mais alguma coisa ligada nesse segundo roteador que voce possa fazer um teste de acesso para ver se consegue comunicar?

voce tem acesso ao roteador mestre da rede? Teria de olhar se tem configuração de Vlan ativa e quando voce fala que o Wifi está ligado ao "roteador 2" é um roteador mesmo ou seria um switch?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...