Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso "consertar" o conector de 4 pinos da fonte?


Chappa77
Ir à solução Resolvido por Shanks.,

Posts recomendados

Boas!

Bom é o seguinte, tenho um Corsair 430 e tava tentando arrumar os cabos no gabinete quando terminei o PC não ligava, depois de alguns testes percebi q o problema é no cabo 4 pinos pois no meio a arrumação o ***** aqui quis cortar a "telinha" q envolve o cabo, e eu acho q danifiquei o cabo, queria saber se posso cortar o cabo de vez e colocar a cabecinha de 4 pinos mais abaixo para assim não ter nenhum arranhão no cabo, "acho q foi o corte q tá dando o problema pois não derrubei a fonte e tava tudo funcionando antes de eu danificar ele"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Ele tem um arranhão no fio preto q quase não dá pra ver, até parece q não cortou, mas deve ter cortado já q quando ligo o PC com ele conectado o PC fica ligando e desligando infinitamente e sem ele a placa liga de boas, testei em outra fonte e tudo funcionou então não é a placa 

IMG_20201223_114812_897.jpg

IMG_20201223_114749_901.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sharzak pois é será q deu algum curto dentro da fonte? Não cheguei a mexer na fonte apenas nos cabos, e só o cabo do processador da problema, pelo q eu vi quando conecto ele, e por segurança a fonte desliga, só não sei porque ela religa logo em seguida , queria saber se dava pra consertar de alguma maneira a fonte é boa fico com dó de jogar fora

Em 23/12/2020 às 11:53, Chappa77 disse:

@Shanks. Ele tem um arranhão no fio preto q quase não dá pra ver, até parece q não cortou, mas deve ter cortado já q quando ligo o PC com ele conectado o PC fica ligando e desligando infinitamente e sem ele a placa liga de boas, testei em outra fonte e tudo funcionou então não é a placa 

IMG_20201223_114812_897.jpg

IMG_20201223_114749_901.jpg

@@Shanks.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Shanks. disse:

@Chappa77 Não, se estivesse em curto a fonte não ligaria. Sua fonte só tem um conector EPS, certo?

Mas aparentemente não está arranhado, você precisa testar com outra fonte para termos certeza.

 

Sim contém só um conector de 8pinos, não entendi, a placa eu testei com outra fonte e funcionou normal, ou você diz testar o cabo? Se for o cabo não sei como pois a fonte não é modular

8 horas atrás, sharzak disse:

@Chappa77 você tem um multímetro para testar os cabos?

Infelizmente não, sou um usuário casual mesmo não sei muito, só queria saber qual pode ser às razões do porque a fonte não liga quando conecto o pino na placa, já comprei outra fonte mas seria interessante consertar, também achei q não cortou mas como foi só isso q fiz de diferente no Pc achei q só podia ser isso, pois não mudei nenhuma peça do PC nem tirei a placa-mãe, nem forcei os cabos achei estranho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Chappa77 Ah, se está funcionando com outra fonte, só trocar de fonte mesmo, não tem jeito.

Provavelmente o problema não é no cabo, mas sim na propria fonte.. 

@Chappa77 Aliás, jeito tem, mas você precisaria de equipamentos e experiência.. o jeito seria levar em algum técnico que repare fontes chaveadas ( o que são pouquíssimos), e o preço pelo reparo não vale a pena. Apenas aproveite sua fonte nova mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Shanks. disse:

@Chappa77 Ah, se está funcionando com outra fonte, só trocar de fonte mesmo, não tem jeito.

Provavelmente o problema não é no cabo, mas sim na propria fonte.. 

@Chappa77 Aliás, jeito tem, mas você precisaria de equipamentos e experiência.. o jeito seria levar em algum técnico que repare fontes chaveadas ( o que são pouquíssimos), e o preço pelo reparo não vale a pena. Apenas aproveite sua fonte nova mesmo..

Ah obrigado então, vou guardar aqui pra fazer uns testes,placas mãe com processador integrado não precisa do conector correto? Se for posso utilizá-lo em algumas cituaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chappa77 O conector EPS é obrigatório, é ele quem alimenta o processador. Você deve estar confundindo com o cabo PCI-E, que alimenta a placa de video. 

O PCI-E é dividido em 6+2 ou apenas 1 conector de 6, o EPS é dividido em 4+4 ou apenas 4. E os 2 tem polaridade invertida, tem que tomar cuidado pra não confundir, se confundir vai causar um belo curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Shanks. disse:

@Chappa77 O conector EPS é obrigatório, é ele quem alimenta o processador. Você deve estar confundindo com o cabo PCI-E, que alimenta a placa de video. 

O PCI-E é dividido em 6+2 ou apenas 1 conector de 6, o EPS é dividido em 4+4 ou apenas 4. E os 2 tem polaridade invertida, tem que tomar cuidado pra não confundir, se confundir vai causar um belo curto.

 

Sim isso eu sei, mas pensei q placa com processador integrado não precisava de alimentação separada para o processador, então essa minha fonte virou lixo mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2020 às 19:50, Shanks. disse:

@Chappa77 Precisa, toda configuração precisa.. 

Eu usaria de decoração ai, a CX 430 é uma fonte lendária..

 

A fonte chegou e o erro continua, não era a fonte, estranho funcionar com a fonte generica

Em 25/12/2020 às 19:50, Shanks. disse:

@Chappa77 Precisa, toda configuração precisa.. 

Eu usaria de decoração ai, a CX 430 é uma fonte lendária..

 

Meu amigo, sinceramente não sei o que aconteceu mas voltei a tirar a memória do slot, mas dessa vez eu coloquei no outro e funcionou, depois voltei a colocar no primeiro slot e tá funcionando, provavelmente entrou alguma sujeira quando mexi nós fios, pelo menos eu já estava com planos de trocar de fonte, vou ver ainda se a outra tá funcionando porque quando testei ela em outro PC ela dava o mesmo erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!