Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias em 3600Mhz XMP/DOCP


willriiber
Ir à solução Resolvido por Brc,

Posts recomendados

Olá pessoal, eu tenho um par de memórias corsair vengeance RGB PRO modelo CMW16GX4M2D360018 com uma placa-mãe TUFB450M-PLUS GAMING que não sobe os 3600Mhz no DOCP (XMP dessa placa) de forma alguma.

 

Acontece o seguinte, na verdade ela sobe a 3600Mhz porém o sistema fica instável, reiniciando e etc, ao pesquisar a fundo vi que essa porcaria de memória possui dezenas de modelos idênticos que muda uma ou duas letras do informado acima, e para o meu azar as minhas não estão na lista de memórias aceita pela minha placa-mãe, o que me fez levar a crer que esse é o motivo da instabilidade, o problema que tenho essas memórias a bastante tempo e apenas recentemente descobri sobre isso, descartando a possibilidade de devolução.

 

Vi em outros fóruns que é possível contornar esse problema alterando o tRC na BIOS mas nada específico para o meu kit e não funcionou quando tentei adaptar.

 

Por fim, alguém que tenha esse mesmo kit, ou saiba o que fazer, poderia me dar uma luz? Infelizmente estou começando a achar que terei que gastar mais uns R$900 em outro kit, já que não faz sentido ficar usando essas memórias a 2133Mhz ( frequência padrão que não da erro no sistema).

97097_1528987376_g.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/

 

https://www.softpedia.com/get/Tweak/Memory-Tweak/Thaiphoon-Burner.shtml

 

As vezes voce pode precisar mexer no VSoC tambem pra 1.1mv pra tentar estabilizar melhor. Cheque tambem se a tensão da DRAM ta em pelo menos 1.35

 

Utilize o taiphoon burner e use esse guia:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, willriiber disse:

Acontece o seguinte, na verdade ela sobe a 3600Mhz porém o sistema fica instável, reiniciando e etc, ao pesquisar a fundo vi que essa porcaria de memória possui dezenas de modelos idênticos que muda uma ou duas letras do informado acima, e para o meu azar as minhas não estão na lista de memórias aceita pela minha placa-mãe, o que me fez levar a crer que esse é o motivo da instabilidade, o problema que tenho essas memórias a bastante tempo e apenas recentemente descobri sobre isso, descartando a possibilidade de devolução.

Não é por isso não. A QVL não é uma lista exclusive dos únicos modelos que funcionam, é apenas um relação de alguns poucos que foram testados enquanto o fabricante estava desenvolvendo a placa. O motivo é outro.

 

Em todo caso, qual era mesmo o seu processador e a versão da BIOS da sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Brc disse:

https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/

 

https://www.softpedia.com/get/Tweak/Memory-Tweak/Thaiphoon-Burner.shtml

 

As vezes voce pode precisar mexer no VSoC tambem pra 1.1mv pra tentar estabilizar melhor. Cheque tambem se a tensão da DRAM ta em pelo menos 1.35

 

Utilize o taiphoon burner e use esse guia:

 

 

Estão no padrão ao ativar o DOCP, no caso o 1.35V já é ativado em conjunto, porém os outros dados como vou saber se são os corretos?

2 horas atrás, Math.Pi disse:

Atualize a BIOS da placa-mãe.

Já está na versão mais atual.

2 horas atrás, Imakuni disse:

Não é por isso não. A QVL não é uma lista exclusive dos únicos modelos que funcionam, é apenas um relação de alguns poucos que foram testados enquanto o fabricante estava desenvolvendo a placa. O motivo é outro.

 

Em todo caso, qual era mesmo o seu processador e a versão da BIOS da sua placa-mãe?

Acredito que seja sim, uma vez que isso só ocorre quando ativo o XMP para as memórias trabalharem em seu clock base de 3600Mhz, ao desativar o sistema fica estável novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, willriiber disse:

Estão no padrão ao ativar o DOCP, no caso o 1.35V já é ativado em conjunto, porém os outros dados como vou saber se são os corretos?

Já está na versão mais atual.

Acredito que seja sim, uma vez que isso só ocorre quando ativo o XMP para as memórias trabalharem em seu clock base de 3600Mhz, ao desativar o sistema fica estável novamente.

esqueci de perguntar, qual seu processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, willriiber disse:

Acredito que seja sim, uma vez que isso só ocorre quando ativo o XMP para as memórias trabalharem em seu clock base de 3600Mhz, ao desativar o sistema fica estável novamente.

Pois é, e é justamente isso que eu estou falando, sua crença está errada. A QVL não é o que você pensa, é aquilo lá que eu falei.

 

Outra coisa, sua RAM não é de clock base de 3600mhz, isso não existe. Seus pentes nada mais são do que pentes normais de 2133 ou 2400mhz, esse que é o padrão deles. Agora, antes de embalar, o fabricante testou um overclock neles e viu que os pentes aguentaram nos valores que tem na etiqueta, então ele anotou esses valores em um perfil e imprimiu "RAM 3600mhz!" para poder te cobrar mais caro por isso. Mas no fim das contas, continuam sendo pentes que seguem o padrão da JEDEC, apenas com um perfil de overclock anotado.

 

 

Sobre a ficar instável, o motivo é outro. Não é o fato de estar na QVL ou não, isso é irrelevante. Agora qual é esse motivo, fica difícil saber no chute; como eu disse antes, diga o seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Brc disse:

esqueci de perguntar, qual seu processador?

Ryzen 5 3600x

@Imakuni

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Pois é, e é justamente isso que eu estou falando, sua crença está errada. A QVL não é o que você pensa, é aquilo lá que eu falei.

 

Outra coisa, sua RAM não é de clock base de 3600mhz, isso não existe. Seus pentes nada mais são do que pentes normais de 2133 ou 2400mhz, esse que é o padrão deles. Agora, antes de embalar, o fabricante testou um overclock neles e viu que os pentes aguentaram nos valores que tem na etiqueta, então ele anotou esses valores em um perfil e imprimiu "RAM 3600mhz!" para poder te cobrar mais caro por isso. Mas no fim das contas, continuam sendo pentes que seguem o padrão da JEDEC, apenas com um perfil de overclock anotado.

 

 

Sobre a ficar instável, o motivo é outro. Não é o fato de estar na QVL ou não, isso é irrelevante. Agora qual é esse motivo, fica difícil saber no chute; como eu disse antes, diga o seu processador.

Poxa mano, desculpa parecer meio ignorante mas já é o segundo post que você comenta com esse mesmo papo, quando questionado pela fonte dessas informações você respondeu "experiência", fórum BR, Gringo, vídeos dos mais diversos e nunca vi ninguém falando isso, apenas você, agradeço de verdade a tentativa de ajuda, mas não é esse tipo de informação que estou procurando nesse momento, claro que se você tiver uma fonte real, documentada e testada disso que você está falando eu gostaria de ver, mas no momento, vou me apegar com as informações "reais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, willriiber disse:

Ryzen 5 3600x

beleza, siga o tutorial la entao e baixe os programas que eu testei. Qualquer coisa eu recomendaria voce a colocar em 3200mhz porque ele estabiliza mais fácil. Dai no DRAM calc, voce coloca 3200 nas opções e mandar calcular safe. Tira foto no celular e coloca os timings manualmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Brc disse:

beleza, siga o tutorial la entao e baixe os programas que eu testei. Qualquer coisa eu recomendaria voce a colocar em 3200mhz porque ele estabiliza mais fácil. Dai no DRAM calc, voce coloca 3200 nas opções e mandar calcular safe. Tira foto no celular e coloca os timings manualmente

Iae mano, eu Memory Type, não é informado exatamente o modelo da minha, saberia como descubro essa informação? nunca usei esses programas informado antes.

memory tip.jpg

dramtyp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, willriiber disse:

Poxa mano, desculpa parecer meio ignorante mas já é o segundo post que você comenta com esse mesmo papo, quando questionado pela fonte dessas informações você respondeu "experiência", fórum BR, Gringo, vídeos dos mais diversos e nunca vi ninguém falando isso, apenas você, agradeço de verdade a tentativa de ajuda, mas não é esse tipo de informação que estou procurando nesse momento, claro que se você tiver uma fonte real, documentada e testada disso que você está falando eu gostaria de ver, mas no momento, vou me apegar com as informações "reais".

Por esse argumento eu pergunto, onde você achou a fonte que diz que, se não estiver na QVL, é certeza que a RAM não funcione? Ou em outras palavras, onde está a fonte de que os únicos modelos que funcionam corretamente são os listados? Ah, e antes de responder, tenha certeza de que essa informação não veio de experiência, fóruns ou qualquer vídeo, e sim de uma fonte real.

 

Se achar, me diga que eu também quero aprender e já salvar nos favoritos para toda vez que alguém perguntar, eu só linkar a fonte.

 

24 minutos atrás, willriiber disse:

Ryzen 5 3600x

Certo... esse processador provavelmente consegue lidar com 3600mhz sem muito problema, a não ser que tenha vindo com um "premiado" de IMC particularmente ruim.

 

Sabendo disso, uma dica que eu posso dar é, ao em vez de só ativar o XMP, você pode tentar colocar todos os valores manualmente. Coloque a tensão da RAM em 1.4v direto para ter uma margem extra, Vsoc em ~1.1v como disse o @Brc para tentar manter estabilidade, desabilite Fast Boot (com essa opção, a RAM não passa por treino), digite os timings manualmente e altere a frequência para 3600mhz. Se quiser, pode também alterar o Fclk para o correto de metade da frequência da RAM na marra; a placa-mãe deveria fazer isso automaticamente, mas uma vez quando eu fui brincar eu percebi que a minha mobo não estava fazendo isso, então não custa nada fixar manualmente.

 

Veja se assim você consegue resolver o problema. Se não, tente usar uma frequência mais baixa, digamos 3466 ou 3333. Se mesmo assim continuar tendo problemas, você pode tentar fazer o downgrade da BIOS para a versão anterior. Normalmente, você quer a mais atual, mas por causa das bios beta para suporte de ryzen 5xxx em B450, essas bios as vezes apresentam problemas aleatórios.

4 minutos atrás, willriiber disse:

ae mano, eu Memory Type, não é informado exatamente o modelo da minha, saberia como descubro essa informação? nunca usei esses programas informado antes.

memory tip.jpg

Está escrito lá, Micron (Fabricante) E (revisão).

 

Eu particularmente não aconselho usar o DRAM Calculator, nunca tive sucesso com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, willriiber disse:

Iae mano, eu Memory Type, não é informado exatamente o modelo da minha, saberia como descubro essa informação? nunca usei esses programas informado antes.

memory tip.jpg

dramtyp.jpg

micron e-die

 

Frequency voce coloca 3600

bclk 100

dimm modules 2

motherboard b450

Aperta calculate safe e tenta la. Nao esquece de olhar pro canto direito em cima e ajusta as tensoes de acordo com o recomendado. Na parte direita embaixo que tem termination e cad deixa no automatico mesmo por enquanto. powerdown e geardown seria bom deixar enabled que ajuda na estabilidade

 

Caso nao de certo voce coloca o frequency em 3200, calculate safe e tenta.

 

Meu ryzen 3600 nao ficava com dram a 3600mhz nem a pau... tive de colocar em 3200mhz com timings bem baixos. Mas ele nao curtia 3600mhz... mesmo colocando 20-20-20 dava tela azul.  Nas bios antigas ele ate ficava em 3600mhz, mas nas novas nunca consegui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc

3 horas atrás, Brc disse:

micron e-die

 

Frequency voce coloca 3600

bclk 100

dimm modules 2

motherboard b450

Aperta calculate safe e tenta la. Nao esquece de olhar pro canto direito em cima e ajusta as tensoes de acordo com o recomendado. Na parte direita embaixo que tem termination e cad deixa no automatico mesmo por enquanto. powerdown e geardown seria bom deixar enabled que ajuda na estabilidade

 

Caso nao de certo voce coloca o frequency em 3200, calculate safe e tenta.

 

Meu ryzen 3600 nao ficava com dram a 3600mhz nem a pau... tive de colocar em 3200mhz com timings bem baixos. Mas ele nao curtia 3600mhz... mesmo colocando 20-20-20 dava tela azul.  Nas bios antigas ele ate ficava em 3600mhz, mas nas novas nunca consegui

Muito obrigado mesmo mano, nem sei como te agradecer, eu já estava aceitando que teria que gastar uns R$ 900 em outro kit, coloquei as informações no programa como mencionado e alterei manualmente o clock na bios sem utilizar o XMP, e pronto, finalmente estou conseguindo utilizar meus 2x8 em 3600Mhz, o windows está estável, deixei um teste de estresse rodando por 1 hora e 20 minutos e depois deixei outro  por mais 1 hora, em ambos não identifiquei nenhum erro, agora vou fazer os testes práticos em jogos, mas levando em conta que no teste de estresse com as memórias sendo usadas em praticamente 100% não deu nada acredito que finalmente consegui estabilizar o sistema, mais uma vez obrigado. Boas festas final de ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!