Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DICA** Overclock de processador em Asrock A320 + Ryzen 3xxx


NEO273

Posts recomendados

Galera, fica a dica, a nova BIOS das A320 da asrock, versão 6.20 liberou overclock pelo multiplicador, através do software ryzen master (antes só era possível over de memória)

quem quiser fazer fica a dica, espetem uns dissipadores no vrm e pau no gato, testei no meu 3700x apenas por curiosidade, visto que não vale a pena forçar a placa com um octa core desse nível ja

consegui @4.55ghz com 1,46v com estabilidade, porém extremamente quente tanto processador, quanto vrm (mesmo estando com dissipadores)

talvez um 3100 ou 3600 a placa ate aguente alimentar um over basico

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heauehauehauehau justamente, cheguei a setar 4,75ghz com 1,48v, não ficou 15 segundos no stress do aida e deu shutdown por temperatura kkkkk

descobri por acaso, atualizei o drive do a320, a bios e o ryzen master, e pimba liberou tanto vcore como undervolt

deixei ele somente no precision boost mesmo, porém com undervolt para 1,25v (antes variava muito dando picos ate de 1,45v)

em over para 4.425mhz @ 1.45v na primeira foto, e em underclock e undervolt para 3000mhz @ 1.2

 

over1.jpg

over2.jpg

over3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yan_ disse:

@NEO273 cara isso e bom, por mais que nao seja recomendado OC, vai dar pra travar um 3600 em 4.2GHz em tensão menor, vai ajudar quem tem essas mobos, pois ja cansei de ver pessoal com o CPU em 1.45V e a temperatura explodindo sem poder fazer UV

com certeza, ou mesmo um over basicão nos 3100 e 3500/3600 talvez role também, agora no 3700 sem chance...

antes eu utilizava um 1600AF nela e era tranquilinho quanto a vcore 1.2v sempre e temperatura, foi colocar esse 3700x que mesmo em idle já bate 45 a 60 mesmo com um 212x, e o vcore sempre acima de 1.42v, achei super estranho, acostumado com o 1600af, ai fui pesquisar e vi que acontecer isso com os 3XXX mesmo, to com um 2600 pra vender, depois vou experimentar subir para pra ver se libera over com essa bios (com a bios antiga e o 1600af não era liberado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@NEO273 Finalmente o pessoal vai poder dar undervolt nos Ryzen 3000 que por motivo nenhum ficam a 1.45v, mas overclock duvido que essa placa aguente, talvez em um 2400/3400G e no 3200/2200G e olha la.

Seria interessante liberarem na Asus EX A320M que é bem parruda.

talvez ate esteja liberado em outras placas, talvez nem seja algo especifico dessa a320 da asrock e sim da nova versão da AGESA 1.0.0.6 que vem nessa BIOS nova 6.20 da asrock...

segundo o site deles, essa BIOS da suporte as versões XT dos ryzen (porém não consta os XT na lista de processadores compatíveis com a placa, vai entender né...)

vamos aguardar a galera testar e ver se esta rolando em outras mobos isso também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@NEO273 O problema é que a versão mais recente de BIOS da EX-A320M-GAMING é do mês 7 então não acho que tenha.

pois é a bios delas não tem essa agesa ainda acabei de ver no site, porém se atualizarem deve rolar um over leve, a gaming tem dissipador nos vrm, e usam os mesmos componentes de vrm de muitas B450, inclusive a steel legends, igualmente essa minha asrock usa, a minha talvez tenha aguentado o over, com vcore alto, pois tenho dissipadores adaptados no vrm, pelo AIDA bateu 111A de corrente, e 143w de TDP e rodou 1 hora de stress do aida sem problemas, temp máxima do processador a 88 graus, e os vrm a 97 graus

maior problema que vejo nessas placas é a falta dos dissipadores, se pegarem o diagrama dos componentes do vrm, cita a corrente a X e Y de temperatura, subiu temperatura, a entrega de corrente cai pra niveis muito baixos, acho que é ai que esta o pulo do gato, manter refrigerado pra entregar corrente

 

 

EDIT: a 320 gaming com a bios do mês 7, esta com AGESA 1.0.0.6 também, é alguém atualizar e testar se esta liberado, ou se foi algo especifico da bios da asrock

9 minutos atrás, NEO273 disse:

pois é a bios delas não tem essa agesa ainda acabei de ver no site, porém se atualizarem deve rolar um over leve, a gaming tem dissipador nos vrm, e usam os mesmos componentes de vrm de muitas B450, inclusive a steel legends, igualmente essa minha asrock usa, a minha talvez tenha aguentado o over, com vcore alto, pois tenho dissipadores adaptados no vrm, pelo AIDA bateu 111A de corrente, e 143w de TDP e rodou 1 hora de stress do aida sem problemas, temp máxima do processador a 88 graus, e os vrm a 97 graus

maior problema que vejo nessas placas é a falta dos dissipadores, se pegarem o diagrama dos componentes do vrm, cita a corrente a X e Y de temperatura, subiu temperatura, a entrega de corrente cai pra niveis muito baixos, acho que é ai que esta o pulo do gato, manter refrigerado pra entregar corrente

 

 

EDIT: CORRIGINDO a A320 gaming com a bios do mês 7, esta com AGESA 1.0.0.6 também, é alguém atualizar e testar se esta liberado, ou se foi algo especifico da bios da asrock

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

tenho a mesma A320m-HD da ASRock, na BIOS aparece as mesmas especificações, to com a BIOS atualizada mas no Ryzen master diz "profile section is not available since overclocking is disabled" tem que mexer em algo na BIOS ou no sistema? só quero fazer um undervolt pra conseguir usar no boost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!