Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação para Subwoofer passivo


Posts recomendados

Pessoal, comprei um amplificador de 2x50w para médios e agudos e 1x100w para sub (4ohms ou mais).

As caixas do stereo eu já tenho, agora falta o subwoofer. 

Ideias:

1- comprar um sub de ht qualquer na OLX.

2- comprar uma caixa de sub passivo em loja física ou internet (aí preciso das recomendações das lojas)

3- comprar o falante e montar a caixa em MDF

 

Das 3 opções, estou mais inclinado para a 1 e a 2. 

Vcs recomendam alguma loja online (de preferência de MG) pro caso 2?

Achei um subwoofer de 120w da lenoxx 6 Ohms com preço bom la OLX (90), mas a marca me deixa em dúvida. 

Será se a melhor ideia é a 3?

 

Discorram sobre o assunto por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou quase que na mesma situação... Mas eu vou comprar o sub avulso e vou mandar  fazer a caixa em algum lugar ..

 

 

Tem um vendedor no Mercado livre chamado de SouzaCustons(ele tem um site também e um canal em legal no Youtube), ele  tem 3 modelos de Subs (os alto falantes) relativamente baratos( +- R$100,00~R$120,00 dependendo de onde você more) sendo 2 modelos de 8" e um de 10 " e ele já  deixou praticamente todos  os parâmetros desses alto falantes mastigados, já pronto para fazer a caixa, inclusive ele já deu até deu uma litragem da caixa  e um valor de sintonia para usar como referência...  O que eu pretendo pegar é um sub azul que ele tem de 8" de 3 ohms( o meu amplificador é 3 ohms), os outros 2 modelos se eu não me engano parecem ser de 6 ohms e os 3 modelos são de uns 100W RMS. Eu não comprei ainda, por causa do fim de ano que sempre é uma bagunça.. Mas assim que der eu vou pegar .. Eu estou indicando ele porque ele fornece os alto falantes já com todos os parâmetros e o custo benefício parece ser bom para quem quer montar uma caixa .

 

Mas se for montar um subwoofer, independente de onde compre o alto falante , tente comprar um alto falante cujo o fabricante disponibilize parâmetros para a confecção da caixa de forma adequada.  Caixa genérica  é fria e não funciona de forma adequada, fazendo o alto falante não ter o rendimento que poderia ter. Não estou dizendo que não funciona, mas vai sim que perder rendimento que seria o ideal para o alto falante.

 

Eu quero montar um Sub passivo no formato de Cubo( +- 30X30X30Cm, na verdade o tamanho final vai ser conforme a litragem necessária para o alto falante). Vou tentar usar como  Down Firing (Alto  falante virado para baixo da caixa), mas se não der para usar dessa forma, eu simplesmente  rotaciono  a caixa transformando esse Sub em um Front Firing (Alto falante virado para frente).  Ou seja um sub 2 em 1.. kkkk Por isso eu descartei a possibilidade de usar uma caixa retangular .. Dizem que o formato da caixa e a posição do duto não influência no som, e a maioria dos subs tops que eu vi por ai, os fabricantes parecem usar o formato de cubo .. 

 

Um sub pronto e de marca nesse no formato de Cubo é caro pra caramba ..  Sendo no mínimo umas umas 3 vezes mais caro do que o que pretendo montar.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zex obrigado pelas observações!

 

Nas minhas pesquisas ontem achei um samsung 7" 200w 6Ohms na americanas por 50 reais (nem ideia do frete por que esta sem estoque). Mandei um WhatsApp na loja perguntando sobre a disponibilidade e vou pedir pra liberar na americanas novamente. 

 

Pelo que andei vendo nas pesquisas acho que os 2 parâmetros importantes são esses que você falou mesmo, litragem (essa que parece depender somente da potência) e sintonia.

 

Vou ter que procurar meu caderno de fundamentos de oscilações e ondas pra ver se aprendo como dimensionar o duto pra ter ressonância na sintonia do alto falante kkkkkkkk (mas não prometo também haha)

 

Por mais que to pensando em comprar esse Samsung de 200w to considerando fazer a caixa nesse tamanho ai tb de uns 25L. Tenho que ver se consigo uns recortes de mdf barato.

 

O nome da loja é FE eletrônicos. Vou ver esses que você recomendou do ML aí também. Tenho um bom tempo ainda pra pensar nisso pois comprei meu amp da China então até chegar so Deus sabe quando hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, matsantiago disse:

@zex obrigado pelas observações!

 

Nas minhas pesquisas ontem achei um samsung 7" 200w 6Ohms na americanas por 50 reais (nem ideia do frete por que esta sem estoque). Mandei um WhatsApp na loja perguntando sobre a disponibilidade e vou pedir pra liberar na americanas novamente. 

 

Pelo que andei vendo nas pesquisas acho que os 2 parâmetros importantes são esses que você falou mesmo, litragem (essa que parece depender somente da potência) e sintonia.

 

Vou ter que procurar meu caderno de fundamentos de oscilações e ondas pra ver se aprendo como dimensionar o duto pra ter ressonância na sintonia do alto falante kkkkkkkk (mas não prometo também haha)

 

Por mais que to pensando em comprar esse Samsung de 200w to considerando fazer a caixa nesse tamanho ai tb de uns 25L. Tenho que ver se consigo uns recortes de mdf barato.

 

O nome da loja é FE eletrônicos. Vou ver esses que você recomendou do ML aí também. Tenho um bom tempo ainda pra pensar nisso pois comprei meu amp da China então até chegar so Deus sabe quando hahaha

 

Sobre os parâmetros,  você vai precisar dos dados do " Thielle-Small", ai eles você adiciona em algum programa como o WinISD( gratis), assim você vai poder  simular a curva de resposta do alto falante conforme as dimensões e a sintonia desejada da caixa, vai poder ajustar até eliminar os picos muito exagerados ou melhorar a extensão com um pico mais uniforme e tal.. . De quebra ele já vai dar o comprimento e a largura do duto baseando-se nessa sintonia desejada. Até porque não adianta nada você colocar uma sintonia na caixa sem saber se o alto falante vai responder bem a ela..

 

Esses dados do Thielle-Small são os mais difíceis de se conseguir, porque só tem 3 formas de conseguir eles, uma delas é com a divulgação do fabricante, mas não são muitos que divulgam eles de forma mais detalhada, outra forma é torcer para que alguém tenha medido esses parâmetros e tenha divulgado na internet, e a terceira é você mesmo coletar esses dados, o problema é que para coletar esses dados você precisa de um equipamento chamado de DATs , que não é muito barato e não é fácil de achar( Pelo que eu vi a que só se acha importando)..

 

Essa semana eu vou fazer o pedido do Sub Azul de 3 Omhs e 8 " que o SouzaCuston está vendendo no ML..   Assim que ele chegar, eu vou postar algumas screen do programa WinISD com a curva de resposta simulada da caixa que eu estou pretendendo montar, e também comparando com a caixa a litragem da caixa que ele deu como sugestão ..  Eu até fiz algumas simulações baseando-se   nas informações que ele postou no anúncio, mas eu vou esperar o alto-falante chegar para refazer elas , e para postar para  mostrar como está ficando, e também para pedir alguma sugestão aos colegas de fórum  caso seja preciso.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zex Mandei um email pra souzacustons perguntando se tem algum problema ligar esse falante de 3ohms no amp que tá recomendado pra 4-8.

Mas eu realmente acho que a info no aliexpress ta errada e a saida de sub é pra 2ohms, porque outros lugares com a mesma placa tem escrito 2ohms na saída do sub, aí não sei se o componente relativo à este parâmetro é comum à todas as placas.

Não tendo problema fica fácil pra mim, já que você vai postar o seu projeto vou só copiar haha.

Mas vou ver se acho as curvas no domínio da frequência desse sub da samsung que comentei porque ele tá mais barato.

Enfim, fico no aguardo do seu projeto 👐

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano os subs da Souzacustons de 6 omhs estão anunciados no site dele.  Mas você pode perguntar se ele pode anunciar no ML caso seja preciso. Eles eram 2 modelos visualmente parecidos, mas um era de 8" e o outro de 10" .

 

Se for pegar de outro lugar é importante que o sub tenha os parâmetros " Thielle-Small" para poder fazer ,  simulação entre o alto falante, o volume da caixa e a sintonia do duto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só dando um update do projeto do subwoofer... Agora é certeza que ele vai sair , não sei quando, mas vai sair e também  já está comprado o alto falante.. Não tem mais volta.. Bom ou ruim, vai ser nesse mesmo..kkkkk

 

Eu peguei o Sub azul da Souza Custom, o que ele vende como sendo SONY de marca terceirizada.. Que por sinal veio bem rápido, mesmo nessa confusão do fim do ano..

 

Também vou usar como modelo/referência  a caixa da  Klipsch Ebony, 50/150W RMS, 8", R-8SW( modelo aleatório que eu achei hoje anunciando na loja que explode..kk),  ela é bem parecida com o que eu estava planejando.. Obviamente que eu não vou copiar a caixa na integra, somente vou usar como inspiração ...

 

Esse vai ser o modelo de inspiração ..

 

spacer.png

 

Os parâmetros do Subwoofer são  esses que o Souza Custom disponibilizou no anúncio dele no ML e eu fiz a simulação baseados nele. Eu usei a ultima versão do  WiniSD(0.7) Obs: a fábrica  carimbou esse sub como sendo 200W, mas o Sousa Custom  considerou somente 100W na hora que ele fez a extração dos dados. Esses dados foram extraídos por ele. Ele tem equipamento próprio para isso.

 

Impedância = 3 ohms
fs = 57,20
vas = 7,51 L
qts = 0,907
qes = 1,015
qms = 8,568
re = 3,11
xmax = +-3,5~4 mm
spl = 83,45
bl = 8,068
dd= 16
sd = 201,1
pe = 100 w

 

A caixa vai ser dutada e eu tentei deixar o sub o pico mais plano possível , sem que tivesse picos exagerados , para isso, a caixa vai ter que ser de +- 29L  e a sintonia vai ter que ser de 45hz . Eu fiz  simulações sendo a amarela sem filtro de corte e a verde com o filtro de corte em 80hz, pelo que eu entendi do manual do meu receiver( RCA RT2380BK) essa é a zona de corte , tomara que seja essa mesma, porque não existe nenhuma tipo de configuração no aparelho.

 

A resposta dele em ficou  35hz - 124hz +/- 3db simulando com filtro de primeira ordem em 80hz( não sei qual ordem é o filtro que o receiver tem ) .Na caixa de Klipsch Ebony de referência a resposta é 38Hz-120Hz +/- 3dB

 

O pico dele vai quase plano em torno de 3db de 42hz até 67hz  .

 

O SPL eu calculei como 90W que é a Potencia máxima do meu receiver em 3 ohms e ele ficou com  o pico plano em torno de 106db de 43hz até 65hz .Na caixa de Klipsch Ebony de referência o pico de SPL é de 108db com a potencia de 150w( pelo pelo essa é a potência da caixa)..

 

Nos gráficos a excursão do cone passou um pouquinho do Xmax ( eu considerei 3,7) ...Não sei se isso vai dar problema.. Li algumas pessoas comentado que se passar até 50% do Xmax não daria problema, mas não sei se isso procede ..

 

Não coloquei o gráfico do vento no duto porque ainda não decidi qual largura de duto usar, mas com duto de 100mm a velocidade máxima ficou em 15,7m/s .

 

Esses foram os gráficos obtidos..

 

spacer.png

 

Eu ainda tenho algumas dúvidas sobre o duto, mais precisamente sobre o diâmetro gerado pelo programa em comparação os diâmetros comerciais, e também sobre a velocidade do ar se usar dutos menores... Na simulação foram usadas dutos de 100mm e deu +- 34Cm de comprimento.. Mas acho que vou tentar usar duto mais estreito , só não sei até quanto poderei diminuir a largura do duto... Na caixa da Klipsch Ebony, o duto parece ser bem menor..

 

Pior é que eu preciso definir o tamanho do duto e preciso saber qual a largura das placas de MDF que o pessoal usa aqui na região.. Eu estava pensado em usar MDF de 18mm .. Será que vai precisar de algum tipo de reforço? Em fim, eu preciso definir isso para poder definir o tamanho final da caixa... Mas de qualquer forma não deverá ultrapassar os 35X35X35cm ..Eu estou calculando um pouco menos do que um 1L de espaço para o alto falante .

 

Infelizmente, não da para montar a caixa sem usar o programa... Só de colocar o filtro passa baixa na simulação já mudou bastante o comportamento da caixa na mesma litragem e na mesma sintonia, imagine se trocar o alto falante, a bagunça que deve virar..kk

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zex Cara, primeiramente obrigado por compartilhar esse seu trabalho conosco.

 

Acho que vou copiar o seu projeto mesmo, vou colocar um resistor de 1ohm em série com esse alto-falante aí, vou perder potência mas paciência, acho que será melhor um projeto que eu tenha certeza que funcione do que um que não sei se vai ficar bom.

 

Sobre o duto, esses 100mm aí é diâmetro mesmo né? E sim, também achei muita coisa...

 

Acho que MDF de 18mm aguenta de boa, é bem denso. Acho que a preocupação deve ser mesmo em fazer uma selagem muito boa, acho que cola + parafuso e silicone depois de montado não deve dar problema. 

 

E o amp que comprei a saída de sub dele já tem passa baixa, uma coisa a menos pra me preocupar haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, matsantiago disse:

@zex Cara, primeiramente obrigado por compartilhar esse seu trabalho conosco.

 

Acho que vou copiar o seu projeto mesmo, vou colocar um resistor de 1ohm em série com esse alto-falante aí, vou perder potência mas paciência, acho que será melhor um projeto que eu tenha certeza que funcione do que um que não sei se vai ficar bom.

 

Sobre o duto, esses 100mm aí é diâmetro mesmo né? E sim, também achei muita coisa...

 

Acho que MDF de 18mm aguenta de boa, é bem denso. Acho que a preocupação deve ser mesmo em fazer uma selagem muito boa, acho que cola + parafuso e silicone depois de montado não deve dar problema. 

 

E o amp que comprei a saída de sub dele já tem passa baixa, uma coisa a menos pra me preocupar haha

 

 

 

Não sei dizer se vai dar certo se colocar um resistor junto com o alto falante para aumentar a impedância .Digo isso porque a impedância do alto falante não é um valor fixo, ela se altera conforme o cone se mexe, e com esse movimento, a resistência se altera também.  ..  Aquele valor que o fabricante divulga e que vem impresso no ímã é um valor médio, que por sinal é bem parecido com valor da resistência da bobina de quando o cone está parado.

 

Da uma olhada para ver se o seu amplificador aceita trabalhar em bridge, se aceitar, geralmente um amplificador tem 4 ohms por canal, em bridge ele passará a ter 2 ohms ao juntar 2 canais . Pelo menos um amplificador da Soundigital SD250.2D que tenho aqui aceita trabalhar dessa forma.. Se faltar potência no receiver, eu pretendo usar esse amplificador que tenho. 

 

Sobre o duto, quem gerou esse valor foi o programa WinISD . Ainda vou ver outras opções de tamanhos de duto. Duto de 100mm da para fazer com cano de esgoto..kkk Também pode ser feito curvas no duto, caso seja necessário. Outras medidas de largura que da para fazer com cano de esgoto são 75mm e 50mm

 

Essa semana eu vou tentar achar alguém para montar a caixa .. E também vou ter que definir de vez o tamanho do duto, porque ele vai influenciar no tamanho final da caixa..

Depois  eu coloco alguns prints das simulações  comparando larguras de dutos diferentes..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a noite eu fiz a simulação com 2 tamanhos de dutos diferentes, eu usei como referência para o duto um cano de PVC de esgoto de 100mm( 98mm interno liquido)  e um de 75mm( 72mm interno liquido),  descontei a largura das paredes do cano e usei o valor liquido que sobrou como diâmetro para o calculo do duto .

 

Com cano de 100mm a velocidade do ar ficou em 17,1m/s pico e com cano de 75mm a velocidade ficou com  35,5m/s de pico.. Pelo que eu vi o pessoal comentando que a velocidade não pode ultrapassar 7% da velocidade do som, que eu  acho que  deve dar uns 24 m/s, isso se levar em consideração a velocidade do som como sendo 343m/s .

 

Pelo visto acho que não vou ter como fugir do tubo de 100mm, mas o problema é que eu vou ter que colocar uma curva no final do duto, já que o duto vai dar quase que a profundidade  interna da caixa ..  Já com 75mm o duto vai ficar bem mais curto, porém a velocidade do ar  praticamente dobra ..

 

Será que essa diferença vai realmente causar ruído de sopro audível ? 

 

A linha vermelha é o cano de 100mm e a amarela é a de 75mm

 

spacer.png

 

velocidade_duto_75mm.png?1610425418

 

Se eu for usar dutos com cano de 100mm as dimensões  externas da caixa serão de 35,5 X 35,5 X 35,5 cm   considerando a espessura do MDF de 18mm . Meio litro liquido a mais ou a menos na caixa, não muda de forma significativa a curva de resposta , também não consegui fazer um calculo exato do espaço que o alto falante ocuparia, então para calcular a litragem dele eu somei o raio do ímã com o raio da parte mais larga da cesta  e dividi por 2, e fiz a conta de como se fosse um cilindro bruto..O alto falante que eu estou usando tem +-1,214 L  já descontado  a  espessura da placa de MDF frontal. Sem descontar a espessura do MDF, o alto falante ocuparia 1,51L .

 

Já com duto de 75mm eu não fiz o calculo do tamanho que ficaria a caixa ....  Só vou optar pelo duto menor, se o barulho do sopro não atrapalhar no som da caixa. Ai eu refaço o calculo do tamanho da caixa para o duto menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, matsantiago disse:

@zex Acho que se colocar a saída do duto cônica deve diminuir as chances desse ruído... 

Pensando aqui na tomada de fluido pra ter menos turbulencia no escoamento. Não sei se faz algum sentido.

 

As pontas cônicas( tipo uma cornetinha) nos dutos são para ajudar a diminuir os ruídos e ressonâncias  , mas eu não sei se seriam o suficiente para reduzir  o ruído  caso eu use  duto de 75mm .. Mas por vias da duvida, acho que vou montar com duto de 100mm( 4")  mesmo, mesmo que tenha que  colocar a curva no fundo da caixa..   Se fizesse a caixa retangular, com duto frontal e sub virado para baixo, o duto não iria ser um problema..... Mas inventei de querer fazer a caixa quadrada..kkkkk 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@zex Achei uns subwoofer usados numa loja de eletrônico aqui da cidade, aí estou pensando no trabalho de fazer um ou se compro um pronto. Tem um lenoxx lá downfiring que o vendedor diz ser uns 80w, contudo pelas buscas que fiz na internet achei um parecido de 30w. Então to na dúvida. 

Mas vai dando notícia do seu aí pra copiar kkkk, a ideia de pegar um igual ao seu e colocar um resistor de 1ohm ainda ta ativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, matsantiago disse:

@zex Achei uns subwoofer usados numa loja de eletrônico aqui da cidade, aí estou pensando no trabalho de fazer um ou se compro um pronto. Tem um lenoxx lá downfiring que o vendedor diz ser uns 80w, contudo pelas buscas que fiz na internet achei um parecido de 30w. Então to na dúvida. 

Mas vai dando notícia do seu aí pra copiar kkkk, a ideia de pegar um igual ao seu e colocar um resistor de 1ohm ainda ta ativa.

 

O meu aqui está em fase de cotação para fazer a caixa.. Essas semana choveu a semana inteira e  atrapalhou para ir no lugares para fazer os orçamentos  .. Pode ser que demore algumas semaninhas ..kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!