Ir ao conteúdo

Configuração de rede escritorio 2 andares

Ir à solução Resolvido por Gustavo.Loggin,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tenho uma grande dificuldade para montar a estrutura da minha rede, mas acredito que vocês conseguem me ajudar.

Tenho 30 pcs em uma redee (escritorio pequeno) com duas internets, uma da claro de 240MB e outra da tim de 40mb.

todos os pcs estão cabeados com cat5, e hoje pensei na seguinte config:

um load balance 1000mb conectado nas internets 

Conectado nele, switch gigabit 48

Conectado no switch access point para wifi primeiro andar

Tbem no switch um roteador 300mb para o segundo andar (wifi).

Gostaria de saber se essa é hoje a melhor configuração, ou se realmente tem muito a melhorar, meu objetivo é ter duas redes wifi (1o e 2o andar) e os 30 pcs conectados via cabo.

OBRIGADO MESTRES. 

• Solução
Postado

Eae man! beleza? Cara... Sinceramente não é nem de longe a melhor configuração, visto que existem equipamentos bem mais avançados. Principalmente na questão do wi-fi que tu citou.

Se eu fosse o admin desta rede, manteria os computadores via cabo mesmo já que a rede está pronta. Ao invés do Loadbalance, usaria uma RB Mikrotik 750Gr para Failover entre as duas internets. Sem contar que com a RB poderia gerenciar melhor a rede.

Switch TP-Link Gigabit 48P, OK.

E a grande melhora seria nos Access Points. 300mbps é muito fraco. Eu iria de pelo menos EAP 225 da TP-link. Mas isso também depende do número de dispositivos que utilizarão o wi-fi. Mas de qualquer forma, 300Mbps é muito pouco, tanto para a conexão que você já possui, quanto para um futuro upgrade. E nada de duas SSID distintas para primeiro e segundo andar. Deixa a cargo dos equipamentos EAP decidirem em qual cada cliente irá se conectar e também melhora o trânsito entre eles.

Postado

@Gustavo.Loggin obrigado pela resposta! Realmentr minha configuração é fraca analisando seus pontos.

Duas duvidas na sua explicação:

Pesquisei o RB MICROTIK 750 GR na internet mas só achei o modelo com apenas uma WAN, sabe me dizer se eu vi errado ou é isso mesmo?

Quanto ao EAP 225, você sugere a compra de 2 dispositivos, deixá-los em diferentes andares com a mesma SSID? isso é possível ou tb entendi errado?

Obrigado novamente pela ajuda.

Postado

@Henrique Aren Troitinho Então mano, a RB Mikrotik (https://mikrotik.com/product/RB750Gr3) é um equipamento profissional e totalmente gerenciável. Todas as suas interfaces (portas) podem ser configuradas de acordo com a sua necessidade. Pela foto do produto realmente fica confuso para quem não usou um equipamento desses, mas em sua configuração qualquer porta pode ser LAN ou WAN é tu quem decide. A porta INTERNET vem destacada já que ela possui tecnologia Poe-in (pelo o que tu explicou não irá utilizar).

Quanto aos equipamentos EAP 225, eles possuem um software que faz toda a configuração e controle (Omada Controller). Os Access Points deste modelo trabalham em conjunto, diferente dos roteadores que trabalham individualmente. Por isso quando tu configura o mesmo SSID em diferentes roteadores, na verdade as redes não estão unificadas, somente sobrepostas.

Já isso é deferente nos APs que trabalham em conjunto mas como se fossem uma única unidade. Por isso tu poderá deixar apenas um SSID (uma rede) para ambos os aparelhos. Mas nada o impede também (caso necessário) de criar redes adicionais como: "SSID_ParaColaboradores" e "SSID_Clientes". Mas de toda forma, ambos os aparelhos trabalharão com os dois SSIDs.

E sim, sugiro a compra de uma unidade para cada ambiente. Para não haver pontos cegos em sua rede Wi-Fi.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...