Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei dois novos pentes de memoria ram - Corsair Vengeance LPX 8gb 3200Mhz. Minha ideia era somar elas as outras duas que já tenho, totalizando 32 GB de ram. 

Os times são os mesmo - 16, 20,20, 38, 58, mesma marca, mesma versão. e mesma tensão 1.35V

Bom, mas o sistema não consegue subir nessas configurações. Após as 3 tentativas que a placa-mãe faz, o sistema sobe, mas somente com a seguinte configuração: * XMP ativo.

image.png.e9a1e147cafbfae894683c43d5e0f03f.png

Ou seja, a freqüência cai drasticamente porém agora reconhecendo os 32 GB.
Fiz os testes somente com as duas novas memorais e funcionou normalmente. Testei um pente novo com um pente antigo e também funcionou a 3200Mhz.
Tentei colocar manualmente os times 16, 20,20, 38, 58 e não funcionou. 

Agora não sei se é uma limitação da placa-mãe ou do processador. 

É como se eu pudesse escolher só uma coisa. 16Gb a 3200Mhz ou 32GB à 2166Mhz. Isso acontece mesmo?

Meu setup: 
Ryzen 5 3400G 
placa-mãe aorus B450M 
RTX 2060 super.

A única pequena diferença entre as memorias antigas e novas são as frequências: (3000Mhz e 3200Mhz)

Existe solução? Será que é melhor devolver as memorias? 

Postado

Primeiro, veja se a bios está atualizada para a versão mais recente que suporta o seu processador (cuidado que as últimas cortaram ryzen de 1a e 2a geração, como é o seu).

Depois, você meio que vai ter que fazer o OC manualmente, você está lidando com dual rank em um processador de 2a geração, e isso não é fácil. Comece jogando tensão em 1.4v, frequência em 3000 e os timings da etiqueta. Veja se assim liga.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Obrigado pela dica! Vou tentar.
Sobre a bios, sim, ela está atualizada. Não para a mais recente, mas suporta a versão do meu processador. 

Sobre o OC na memoria que você indicou, 1.4v é seguro? 

Postado
30 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeiro, veja se a bios está atualizada para a versão mais recente que suporta o seu processador (cuidado que as últimas cortaram ryzen de 1a e 2a geração, como é o seu).

eu tinha visto um usuario com um 1600AF no BIOS F60e, o qual inclui suporte aos Ryzen 5000

Postado
4 horas atrás, Klysman disse:

Sobre o OC na memoria que você indicou, 1.4v é seguro? 

Sim, é seguro.

4 horas atrás, Yan_ disse:

eu tinha visto um usuario com um 1600AF no BIOS F60e, o qual inclui suporte aos Ryzen 5000

Talvez, eu não fui no site para conferir.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...