Ir ao conteúdo

Erro em HD praticamente novo?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Vim percebendo diversos crashes no meu Pc e fui checar meu HD com o crystalDiskInfo e recebi a mensagem de alerta com o "C5 - Current Pending Sector Account" como em alerta. Além de saber sobre o que eu posso fazer para reverter essa situação e quais os seus efeitos, eu queria ter uma noção sobre o que pode ter causado isso, já que infelizmente não é meu primeiro problema de armazenamento com esse meu Pc.

Pc: 

Placa-mãe Positivo POS-AG31AP

Fonte 250W da positivo

Pentium Dual-Core e5400 2,7Ghz

2X Memória 2Gb DDR2

HD Sata 500Gb

Nvidia GeForce 9800 GT

Postado
35 minutos atrás, Lucas Meireles Cecilia disse:

Vim percebendo diversos crashes no meu Pc e fui checar meu HD com o crystalDiskInfo e recebi a mensagem de alerta com o "C5 - Current Pending Sector Account" como em alerta. Além de saber sobre o que eu posso fazer para reverter essa situação e quais os seus efeitos, eu queria ter uma noção sobre o que pode ter causado isso, já que infelizmente não é meu primeiro problema de armazenamento com esse meu Pc.

Pc: 

Placa-mãe Positivo POS-AG31AP

Fonte 250W da positivo

Pentium Dual-Core e5400 2,7Ghz

2X Memória 2Gb DDR2

HD Sata 500Gb

Nvidia GeForce 9800 GT

Mano te recomendo o hdd regenerator cara esse programa e uma maravilha ele vai fazer um varredura em todo teu local de armazenamento e vai corrigir se tiver algum setor com badblock, te recomendo baixa ele e fazer um varredura geral.

mais esse seu HD ai ele já sofreu alguma queda de leve ou imapacto?

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Lucas Meireles Cecilia disse:

Vim percebendo diversos crashes no meu Pc e fui checar meu HD com o crystalDiskInfo e recebi a mensagem de alerta com o "C5 - Current Pending Sector Account" como em alerta.

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" = Existem setores lógicos instáveis no seu HD mas não chegaram a estar fisicamente danificados.

"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados (e corrigir setores lógicos defeituosos), abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Postado
Para o chkdsk ficar mais rápido tem dois comandos que se completam
Primeiro execute o /scan e depois execute o /spotfix
O /scan mapeia os erros
O /spotfix irá direto nos erros mapeados para tentar a reparação e assim é mais rápido
chkdsk C: /scan
chkdsk C: /spotfix
https://www.makeuseof.com/tag/stuck-chkdsk-use-fix-right-way/

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Kaio Lima 2020 disse:

Mano te recomendo o hdd regenerator cara esse programa e uma maravilha ele vai fazer um varredura em todo teu local de armazenamento e vai corrigir se tiver algum setor com badblock, te recomendo baixa ele e fazer um varredura geral.

mais esse seu HD ai ele já sofreu alguma queda de leve ou imapacto?

Eu imagina que teria sido causado por impacto mesmo, já que um tempo atrás ele tinha caido de lado na mesa.

Mas se não for isso deve ser a queda brusca de energia que ocorre de vez em quando

• Moderador
Postado
4 horas atrás, Lucas Meireles Cecilia disse:

Eu imagina que teria sido causado por impacto mesmo, já que um tempo atrás ele tinha caido de lado na mesa.

Mas se não for isso deve ser a queda brusca de energia que ocorre de vez em quando

5 horas atrás, GabrielLV disse:

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" = Existem setores lógicos instáveis no seu HD mas não chegaram a estar fisicamente danificados.

O erro indicado no seu HD está indicando um erro lógico e não físico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...