Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

XMP é seguro? A frequência de memória setada abaixo de sua especificação.


Utura

Posts recomendados

Oi galera, bom dia e Happy new year!

 

É  o seguinte, eu adquiri recentemente, peças para montar o meu primeiro computador.  Comprei uma b450m steel legend, um ryzen 5 3600 e duas memórias ram 8gb  Vengeance  RGB PRO. Testei usando um HD, uma rx  580 e uma gamemax  500w se um amigo meu.

Tudo ligou e funcionou  perfeitamente, até rodei um jogo. Mas não rodei nenhum teste stress. 

Contudo, ao verificar a bios e o cpu z a memória estava na frequência 1066(2133mhz), e havia um profile XMP para elevar a memória até 3600.

Isso é  seguro? Estou seguro em utilizar essa frequência ou posso danificar alguma parte do computador? Se não der pra usar essa frequência, eu conseguiria definir uma frequência menor de maneira manual sem muitos problemas? 

Comprei a memória porque achei de conseguiria usar a 3200mhz/3000mhz. E quando fosse fazer um upgrade, usar a 3600 base.

Não sabia que essas memórias para atingirem esse potencial precisaria fazer overclock.

 

PS: Verifiquei o site da amd  e da asrock  e ambos os hardwares aguentam memórias 4000mhz +. Porém, não o modelo que eu tenho aqui. 

 

Segue o link  de vídeos no YT testando a memória: 

https://youtu.be/rwFgugB3SKU
https://youtu.be/9vPUZogiZ0U

 

 

Aguardo respostas, Att

Utura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2021 às 14:35, Utura disse:

Contudo, ao verificar a bios e o cpu z a memória estava na frequência 1066(2133mhz), e havia um profile XMP para elevar a memória até 3600.

Isso é  seguro? Estou seguro em utilizar essa frequência ou posso danificar alguma parte do computador? Se não der pra usar essa frequência, eu conseguiria definir uma frequência menor de maneira manual sem muitos problemas? 

Comprei a memória porque achei de conseguiria usar a 3200mhz/3000mhz. E quando fosse fazer um upgrade, usar a 3600 base.

Não sabia que essas memórias para atingirem esse potencial precisaria fazer overclock.

OC de RAM é perfeitamente seguro, ainda mais usando XMP. Não que vá funcionar necessariamente, pode ser que o PC não ligue e você tenha que tunar manualmente... mas é reversível e não causa dano nenhum.

 

Em todo caso, o certo é só ativar o XMP e ver se pega, sem mexer em mais nada. Se funcionar, ótimo, sua RAM vai rodar na etiqueta e é isso aí. Se não, vai ter que gastar um tempo ajustando tudo na marra mesmo.

 

Em 01/01/2021 às 14:35, Utura disse:

Segue o link  de vídeos no YT testando a memória: 

https://youtu.be/rwFgugB3SKU
https://youtu.be/9vPUZogiZ0U

  1. Sua RAM está nos slots errados, você deve instalar no slot mais longe de todos junto com o segundo mais perto (ou seja, pulando um).
  2. Se quer saber os valores que sua RAM está rodando, você olha na aba Memmory, não na SPD. Alternativamente, pode usar o Zentimings para ter mais detalhes.
  3. Você faz o teste de stress usando Prime95 Large ou então com Memtest por boot.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Mas mexer na tensão não é algo que comprometa a peça, ou o resto? As memórias estão nos slots A1 e B1, não é o correto? Elas devem estar nos slots A2 e B2? 
Eu vi a aba Memory no CPU-Z, não me recorto se está gravado no vídeo. Mas pedi pra ir na SPD porque lá aparecia o modelo da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Utura disse:

Mas mexer na tensão não é algo que comprometa a peça, ou o resto?

Depende da tensão. No caso, esses perfis de XMP todos utilizam 1.35v, mas mesmo com OC manual a gente sempre joga em 1.4v direto. E inclusive poderia até passar um pouco, mas a gente recomenda parar em 1.4v que já é suficiente.

 

7 minutos atrás, Utura disse:

As memórias estão nos slots A1 e B1, não é o correto? Elas devem estar nos slots A2 e B2?

Não. Existem exceções, mas na grande maioria das placas mãe você deve usar A2 e B2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!