Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoa, preciso de uma ajudinha aqui...

Estou utilizando dois pentes de memória Corsair DDR4 8GB 3000MHz em dual Channel com placa-mãe ASRock Steel Legend B450M.

Porém quando verifico no CPU-Z as memórias estão atuando com 2132 MHz ...

Capturar.PNG.f7a291669c18ff382816e7d2568d5e7d.PNG

Capturar2.PNG.71791d39284dbd47678e27531503ab23.PNG

Capturar3.PNG.b13baf92c9fbfd9ffdf8ae4fe72d47a2.PNG

Como podem ver, já fiz a modificação na BIOS para atuar com o perfil XMP 2.0 ... que segundo está lá, deveria atuar com 3000MHz, mas sem sucesso.

Antes de coloca-las como dual channel, montei o PC como Single (com as mesmas memórias) e havia logado como 2132MHz, porém modifiquei na BIOS para atuar como 3000MHz e foi. Agora como dual channel, não vai.

Alguma luz no fim do túnel ?

• Membro VIP
Postado

Como podem ver onde? Nenhum screen demonstra que você entrou no setup e escolheu o perfil XMP 3GHz. Ali na tela só mostra o SPD do perfil e não que você setou ele. Quando setado irá aparecer na primeira tela ~1500MHz.

Postado

Desculpe Phoenyx,

Achei que a linha SPD Ext. - XMP 2.0  (na aba SPD),  já desse a entender isso. Porém sim, eu fiz a modificação na BIOS para usar o perfil XMP 2.0 3000GHz.

Show pessoal, vou mudar os Slots ... pois realmente estou usando o 1 e 3.

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@buttignol Sim, o correto em qualquer placa AM4 é o 2 e 4.

Sim, realmente estou usando o 1 e 3 ... irei mudar para o 2 e 4 para ver como fica. Obrigado pela dica.

• Membro VIP
Postado

@RaylanderHS A aba SPD só demonstra os perfis XMP contidos na RAM (timing table). A RAM tem uma espécie de ROM com tais dados gravados, e aí você os acessa no setup.

Se você tá setando tal perfil no setup, e a máquina tenta arrancar umas 2x e só na terceira inicia, é porque não tá aceitando a configuração e reseta pra 2133MHz.

Atualize o BIOS.

Postado
agora, Phoenyx disse:

@RaylanderHS A aba SPD só demonstra os perfis XMP contidos na RAM (timing table). A RAM tem uma espécie de ROM com tais dados gravados, e aí você os acessa no setup.

Se você tá setando tal perfil no setup, e a máquina tenta arrancar umas 2x e só na terceira inicia, é porque não tá aceitando a configuração e reseta pra 2133MHz.

Atualize o BIOS.

Exatamente isso que acontece. Quando eu seto o XMP, ela arranca 2x, e depois liga.

Postado

Bom só para cargo de esclarecimento.

Deram certo as dicas do @Phoenyx e @buttignol ... fiz a mudança de slot (para os slots 2 e 4) e também atualizei a BIOS e vualá ... as memórias estão atuando na frequência correta e em dual channel.

Muito obrigado ai pessoal pelas dicas!

Bom ano a todos... abraço!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!