Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Build de PC Gamer, edição e para rodar programas pesados


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, 

 

Vou pedir a ilustre ajuda dos senhores num post meio extenso e de antemão eu já agradeço a disponibilidade de quem puder responder o tópico. ;)

O negócio é o seguinte, eu sempre quis comprar um PC com o foco em jogos e tenho juntado a grana para comprar o bendito há pelo menos uns três anos. Ou seja, já tenho alguma verba e, no momento em que eu pretendia começar a comprar as peças para montar a build, veio a pandemia e além de encarecer os produtos gerou a escassez de muitos componentes.

 

 

Fiz a cotação de preços em dois sites e sei que o valor vai ficar alto, mas em consideração ao que vai me entregar acredito ser um preço justo a ser pago.

Aliás, o intuito do post/tópico é pedir uma mão para quem entende mais sobre hardware e adequar as peças àquilo que pode ser mais consistente, sem desperdício de grana, sendo o meu foco de uso para games (todos os tipos de games e uma máquina apta para rodar o que sair) e para edição de vídeos, com ênfase na longevidade da builda.

 

Depois dessa intro, lá vai a build (as peças abaixo são um norte da configuração que eu quero montar, sendo assim aceito sugestões para mudar peças, mas peço que me expliquem os motivos para eu alterar a build):

 

  1. Processador: AMD Ryzen 7 5800X, ou  Ryzen 7 3700X
  2. Placa-Mãe: Asus TUF Gaming B550-Plus, ou Asus TUF Gaming x570,
  3. Memória: XPG Gammix D10, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 
  4. Placa de Vídeo MSI NVIDIA Geforce RTX 3070 Ventus 3X OC
  5. SSD XPG S41 TUF, 1TB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s, Gravações: 3000MB/s
  6. HD Seagate BarraCuda, 2TB, 3.5´, SATA - ST2000DM008
  7. Fonte Corsair 650W 80 Plus Gold Modular RMX - CP-9020178
  8.  Gabinete (preciso de sugestão de gabinetes arejados para ajudar na ventilação, que não tenham preço exorbitante)
  9. Aceito recomendação de watercooler que seja decente. Assisto reviews no YT e leio comentários, mas nunca consigo encontrar indicação de water cooler que seja decente e ao mesmo tempo que não tenha um preço desproporcional.

 

Montei essa build depois de poucos anos pesquisando sobre hardware e posso dizer que tenho alguma noção, mas gostaria de receber indicações e recomendações de pessoas mais inteiradas do assunto que pudessem me auxiliar.

 

Aceito sugestões para a alteração/substituição de componentes da build, mas, como já mencionei, peço que quem sugerir explique o motivo da alteração para eu compreender melhor os prós e os contras.  

 

Por fim, também gostaria de saber se tem como eu ter uma ideia de quanto peso uma CPU montada com os componentes acima ou com similares, porque pretendo deixar o gabinete em cima de uma mesa ou em um suporte suspenso.

 

Desde já agradeço a quem se dispuser a me ajudar comentando. valeu ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Lucas Soares o peso do gabinete vai variar muito conforme o case, parte mais pesada, e os demais componentes que podem agregar peso... Por exemplo, um WC de 360 pesa muito mais que um Air Cooler. 

 

Se for possível, fale quais programas você pretende usar e quais jogos pretende jogar com a resolução e frames desejados, além do orçamento. Assim fica muito mais fácil de te ajudar.

 

De toda forma, olhando as specs que listou eu só faria uma análise de qual o ganho do 5800X vs o 5600X nos programas que pretende utilizar, vez que para jogos a diferença hoje não compensa.

 

Sobre o Gabinete, o que seria um valor exorbitante? Meu gabinete com as Fans e controladores custou quase 20% do valor total do computador, mas foi uma opção que fiz e me satisfez em relação a temperaturas e barulho (ou ausência dele).

 

Se tem visto vídeos a alguns anos sabe que WC é legal pela estética, mas a performance da maioria dos WCs baratos pode ser obtida com bons aircoolers. Novamente, qual o valor que considera bom? A Diferença entre o ML240 RGB e o Galahad é grande, mas se justifica a longo prazo pela qualidade dos componentes.

 

Ainda, parabéns pela máquina que vai montar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zurdo

 

Em 06/01/2021 às 10:56, Zurdo disse:

Se for possível, fale quais programas você pretende usar e quais jogos pretende jogar com a resolução e frames desejados, além do orçamento. Assim fica muito mais fácil de te ajudar.

 

Ola, obrigado por responder.

Entao cara, eu queria a indicacao de um air cooler decente e que de resultado, porque fico meio inseguro com relação a watercoolers ;)

Os programas em si vão ser jogos e edicao:

1) eu quero uma máquina atual para rodar qualquer jogo atual que saia, numa resolução decente, se não me engano, bom seria o full HD né? 
Uma taxa de frames alta também, acima de 100-200 fps.
(nesse sentido, se puder indicar algum monitor interessante que de uma experiencia de jogatina e de uso legal também seria otimo também, de preferência com porta DisplayPort :))

2) pretendo fazer um curso de edição de vídeo e para isso eu quero um pc bom também;

 

Em 06/01/2021 às 10:56, Zurdo disse:

Sobre o Gabinete, o que seria um valor exorbitante? Meu gabinete com as Fans e controladores custou quase 20% do valor total do computador, mas foi uma opção que fiz e me satisfez em relação a temperaturas e barulho (ou ausência dele).

 

>>Pagar mais de mil em um gab eu não ficaria muito contente não. Queria um com preço de chorando, até uns R$ 800, MAS QUE JUSTIFICASSE O ESPAÇO INTERNO e a VENTILAÇÃO, principalmente para comportar um air cooler ou mesmo um water cooler grande.

 

Alias, se tiver puder fazer uma indicação de gabinete que comporte um air cooler grande (desses com preço de watercooler mesmo) ou mesmo um water cooler decente, eu agradeço muito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GABRIEL.SSP

Em 06/01/2021 às 11:14, GABRIEL.SSP disse:

Achou por qto essa 3070? Dependendo, a Asus tuf gaming ou gigabyte gaming, q têm melhores reviews, podem estar com preço parecido.

Placa de Vídeo MSI NVIDIA Geforce RTX
3070 Ventus 3X OC
Parcelado no cartão: R$ 5.611,65
Com desconto no boleto: R$ 4.769,90 

 

na kabum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sendo bem sincero acho que não tenho tanto gabarito quanto o @Zurdo pra falar sobre esse assunto (VIde meu "ranking" no site :v), porém se me permite o comentário, acho que seria interessante você pegar uma fonte com mais potência até pra ter uma boa margem para upgrades. Não que sua fonte seja insuficiente, e ela ainda tem uma ótima margem, é mais por uma questão de upgrades futuros mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2021 às 01:40, Guilherme Lucas Soares disse:

@Zurdo

 

Ola, obrigado por responder.

Entao cara, eu queria a indicacao de um air cooler decente e que de resultado, porque fico meio inseguro com relação a watercoolers ;)

Os programas em si vão ser jogos e edicao:

1) eu quero uma máquina atual para rodar qualquer jogo atual que saia, numa resolução decente, se não me engano, bom seria o full HD né? 
Uma taxa de frames alta também, acima de 100-200 fps.
(nesse sentido, se puder indicar algum monitor interessante que de uma experiencia de jogatina e de uso legal também seria otimo também, de preferência com porta DisplayPort :))

2) pretendo fazer um curso de edição de vídeo e para isso eu quero um pc bom também;

 

>>Pagar mais de mil em um gab eu não ficaria muito contente não. Queria um com preço de chorando, até uns R$ 800, MAS QUE JUSTIFICASSE O ESPAÇO INTERNO e a VENTILAÇÃO, principalmente para comportar um air cooler ou mesmo um water cooler grande.

 

Alias, se tiver puder fazer uma indicação de gabinete que comporte um air cooler grande (desses com preço de watercooler mesmo) ou mesmo um water cooler decente, eu agradeço muito.

 

 

 

Vamos por partes então. 

 

Sobre o Air Cooler, a escolha do Cooler depende muito de qual CPU você vai usar, um cooler como o Gammax 400V2 é suficiente para um TDP de 65W (1600AF/2600/3600/5600X), mas pra cima disso o ideal é um Air Cooler mais potente. 

Nesse sentido, caso entenda inglês recomendo o vídeo do Gamer Nexus sobre o Scythe Fuma 2 (que vai ser a indicação aqui, não relacionada ao vídeo mas válida da mesma forma) onde ele explica um pouco sobre isso na conclusão.

 

Considerando que o foco vai ser jogos, hoje eu não vejo nada batendo o custo benefício do 5600X, o 5800X tem vantagem marginal em jogos (e minha opinião é de que vai ser assim pelo menos nós próximos 3 a 5 anos, quando 8C/16T seja mais normal) então para fazer par a uma 3070 ele será suficiente. Sobre resolução, com esse setup você consegue jogar confortavelmente em 4k (60 FPS no RDR2) ou com FPS mais alto em 1440P (100 FPS no mesmo RDR2).

 

Meu monitor não é nada absurdo, é um FHD 75Hz, então não sou nem de longe a melhor pessoa pra isso... 

 

Se pretende eventualmente fazer edição de vídeos, recomendo que pense em uma placa-mãe X570 e NVME, que farão diferença relevante em gravação/abertura dos projetos. Tanto a 3070 quanto o 5600X vão entregar um desempenho bom nesse sentido.

 

Os gabinetes eu particularmente gosto muito dos Lian Li, em especial o 215 (já vem pronto para usar, só montar o PC lá dentro) ou o Lancool II Mesh performance, cabe aqui ressaltar que ele tem uma versão RGB * que vem com fans bem ruins. Ou então pode ir para os queridinhos no custo benefício do fórum, Matrexx 55 Mesh e Delta Spec (muito indicados pelo @WOZ Dods). Com 800 de orçamento pra gabinete da pra pegar muita coisa boa, mas fica abaixo do que seria o high end da parada (O11 Dynamic, Cosmo C700, Crystal 680X, H710i, H500P e outros que são 1300+)

 

Acredito que tanto no Matrexx quanto no 215 caibam Air Coolers com 165MM de altura (que é bastante coisa) e suportem radiadores de 360MM na frente e 280MM em cima, o que significa bastante espaço pra water coolers com performance satisfatória.

 

Fonte para esse PC pode ser até uma 550W se for rodar tudo em Stock, mas com a diferença de preço entre 550 vs 650 sendo menos que R$ 100, eu iria em uma 650 de qualidade como Leadex III da Superflower, Core Reactor da XPG ou mesmo a linha RMx da Corsair, pode pegar a que tiver mais barata com 650W pra deixar o sistema respirar.

 

* - Eu comprei a versão RGB por não encontrar a performance, pra arrumar o fluxo de ar e garantir as temperaturas que queria tirei os RGBs e coloquei 2 fans de 140MM com CFM maior que os da versão performance e 1 120MM também superior, mas o custo total do gabinete ficou superior aos 1000 por isso.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Lucas Soares Gabinete ideal seria o lancool 215 mesmo.

 

Acabou na terabyte e so tem no patoloco:

https://patoloco.com.br/produtos/detalhes/gabinete-gamer-lian-li-lancool-215-mid-tower-vidro-temperado-black-atx-sem-fonte-lancool-215/?gclid=CjwKCAiAi_D_BRApEiwASslbJ9pSYDV7_6Nfl8sHKooiMaAs3bYvOn-P7aWVD5ZocFFZxdy1XnKLnRoCiT0QAvD_BwE

 

Ou algum tg5:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=90276

 

Todos os tg5 na kabum estão por 439,90 e ja vem 4 fans. Nesse preço é melhor que o matrexx, apesar da frente nao ser em mesh, ele tem boa ventilação. Montei um tem uns 4 meses e achei boa a construcao, ventilacao e acabamento. Mas acho que sao inferiores aos da lian li.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zurdo @Brc valeu pelas indicações.

 

Tava olhando aqui e pelos preços praticados essas sugestões de gabinetes entregam bastante pelo valor cobrado.

Pesquisando sobre o matrexx 50 eu encontrei o matrexx 70 

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-deepcool-matrexx-70-vidro-temp-preto-dp-atx-matrexx70-bkg0p 

Será que é uma boa?

Esse  gabinete tem dimensões bastante interessantes e ele é bem grande.

Queria saber se vocês acham que esses gabs. com vidro na frente teriam a ventilação similar ao do Lian Li 215 (que me pareceu bastante interessante, mesmo os reviews em inglês dizendo que ele é basicão.

Se for o caso, para favorecer a ventilação eu tiraria o vidro frontal e deixaria somente o filtro da frente. :D  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Lucas Soares esse gabinete que linkou tem uma frente fechada em vidro com frestas laterais para ventilação... Ele funciona, mas o fluxo de ar está longe de ser dos melhores. Retirar uma parte do Case me parece contraproducente já que neste caso você estará mais suscetível a poeira e no caso do Matrexx 70 terá que comprar fans ainda, mas cabe a você decidir. Subindo o valor que está disposto a gastar em case aparecem coisas ainda melhores.

 

Sobre o Lian Li 215, talvez a discussão seja inútil ja que ele esgotou nas principais lojas e não se sabe quando volta... Não sei quais são esses reviews que leu, mas o reviewer mais famoso pela qualidade dos reviews de case no mundo elegeu o 215 como "best all around" de 2020. Segue link para a matéria escrita com o vídeo, caso queira ver Link.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Lucas Soares tranquilo, só cuidado porque eles não acertam sempre... A versão não mesh do Lancool II, por exemplo, foi bem criticada pela falta de airflow.

 

Uma opção boa, que eu gosto bastante do design, é o NR600 da Cooler Master em estoque na Kabum. É um gabinete grande com frente em Mesh que em stock mantém boas temperaturas, mas com algumas fans ele fica ainda melhor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!