Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite!

Estou usando 16GB de memória DDR4 (2 x 8GB) em dual channel, um pente está no slot 2 e outro no slot 4.

Ouvi em um video o cara dizer assim que "pra você fazer dual channel tem que lembrar sempre: no 1º e no 3º slot".
É verdade isso? Ou não tem nada a ver?

Porque muitos instalam nos slots 2 e 4, como eu estou fazendo atualmente.
Eu sempre achei que tanto faz, mas gostaria de saber se faz alguma diferença colocar as memórias em dual channel nos slots 1 e 3 e nos 2 e 4.

Outra coisa, recentemente um desses meus dois pentes de 8GB deu defeito ocasionando tela azul, fiz testes com o Memtest86 e teste de memoria do windows 10 e acusou varios erros. Mandei pro RMA para análise da Pichau.
Constaram realmente o defeito e já me mandaram outro pente novo.
Estou agora usando em XMP a 2666mhz, então pergunto:  meu problema pode ter sido por usar as memorias em XMP, que é um overclock?
Seria melhor desativar o XMP?

Minhas memórias são 2 pentes Corsair Vengeance LPX 8GB DDR4 2666MHz Preta, CMK8GX4M1A2666C16,  comprei na pichau aqui

• Curtir 1
Postado

@marcelo.br Dual Channel é no slot 1 e 3 ou 2 e 4, no seu caso está certo, pode ficar tranquilo, o XMP é pra usar a frequência total da memória isso não vai danifica-las pode ficar tranquilo e ativar o xmp que vai funcionar normalmente.

Postado
52 minutos atrás, marcelo.br disse:

Porque muitos instalam nos slots 2 e 4, como eu estou fazendo atualmente.
Eu sempre achei que tanto faz, mas gostaria de saber se faz alguma diferença colocar as memórias em dual channel nos slots 1 e 3 e nos 2 e 4.

Tanto faz, na verdade..

O que pode ter, e isso acontece bastante e já tomei um baita susto por isso, seria a fabricante te orientar no manual, a usar um par de slots, por preferência.. E geralmente, seria 2 e 4.. O porquê, eu não faço a mínima ideia.. Quando montei meu PC, não me atentei nisso e montei com a RAM em 1 e 3 e o PC não ligou.. Lendo o manual, vi isso e liguei "certo" e funcionou na hora..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...