Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou com um guerreiro nobre aqui em casa que precisa de uns upgrades. Segue as config :

i5 4440
8gb RAM
GTX 1060 3gb
Asus H81M

Acabei juntando uma boa grana e queria alterar alguns componentes, a começar pela placa-mãe. Estou namorando uma Asus ROG B550-E mas não sei se deveria optar por uma X570, também da ASUS. Acredito que vou manter a preferência pela B550 pois lendo algumas postagens, feitas aqui mesmo, vi que a performance não é tão distinta de uma para outra. Além disso, recentemente houve o lançamento da linha XT da AMD e eu fiquei bem interessado pelo R5 3600XT pra substituir esse i5...

Gostaria de ler algumas opiniões sobre os upgrades que pretendo fazer e, se possível, alguma recomendação. A placa de vídeo continua satisfazendo minhas necessidades por enquanto então não vejo muitos motivos pra trocá-la. A memória RAM pretendo trocar por dois hyperx de 16gb cada, mas acredito que vou deixar isso pros futuros upgrades. O gabinete também estou querendo substituir, mas não sei ao certo. Estou em dúvida entre um Cooler Master MS600 e um SL600M (o problema é que eu gostaria de economizar em algumas partes, como por exemplo o gabinete, pra poder "upar" outras como a RAM ou monitor). Um SSD 2TB da XPG também está na minha lista kkkk

Postado

Como tá complicado achar um 5600x no mercado vou colocar o 3800XT que não tá com o preço bem diferente e ainda sim é um belo processador.

Ryzen 3800XT - R$2699 aqui

B550 TUF - R$1050 aqui.

RTX 2070S - R$4200 aqui.

Fonte XPG 750w - R$800 aqui

2x8 3000MHz XPG D30 - R$2x289 - aqui.

SSD 480GB - R$350 aqui.

HD 1TB Toshiba - R$259 aqui.

Watercooler Rise Mode Frost 360mm - R$559 aqui

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511 - R$479 aqui.

TOTAL: R$8885 sem o frete.

Ainda sobra uma boa grana que dá pra você investir em mais memória ram ou comprar mais ventoinhas para colocar no gabinete.

Postado

@MuriloAlmeida Como o @IgorAlexandre já fez uma boa base de orçamento, vou trabalhar em cima dela para poupar tempo.

1 hora atrás, IgorAlexandre disse:

Ryzen 3800XT - R$2699 aqui

B550 TUF - R$1050 aqui.

RTX 2070S - R$4200 aqui.

Fonte XPG 750w - R$800 aqui

2x8 3000MHz XPG D30 - R$2x289 - aqui.

SSD 480GB - R$350 aqui.

HD 1TB Toshiba - R$259 aqui.

Watercooler Rise Mode Frost 360mm - R$559 aqui

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511 - R$479 aqui.

TOTAL: R$8885 sem o frete.

• Se for apenas para jogos o 3600 ou 5600 seriam boas opções. O 3800XT além de superdimensionado, tem baixo custo/benefício. Lembrando que single thread da quinta geração é bem superior ao da terceira, sendo que single thread é o que todas as gerações anteriores de jogos costumam favorecer. https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-3600X-vs-AMD-Ryzen-7-3700X-vs-AMD-Ryzen-7-3800XT-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3494vs3485vs3797vs3859
  • B550 é boa, mas tem a B550M DS3H custando barato.
  • A GPU é o que vai determinar o desempenho em jogos, sendo quem merece a maior parcela do investimento sempre. Mesmo em 4K você roda melhor com um Ryzen 5 3600 e uma RTX 3080 do que com um Ryzen 5800 com uma RTX 3060, por exemplo. Dito isso, pelo valor máximo do orçamento eu recomendo a RTX 3060, marcas Gigabyte, Asus, MSI, Galax ou EVGA.
  • Fonte boa, excelente preço, concordo em gênero, número e grau. Normalmente eu recomendaria as Leadex III para cortar custos, mas além de ter esgotado o modelo normal, as RGB tem custo mais alto ao ponto de justificar já ir direto para a Core Reactor.
  • Para Ryzen 3rd gen é indicado 3200 MHz de memória no mínimo. Para 5th gen é recomendado 3600 MHz. Recomendo marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG.
  • SSD da Lexar tem baixa durabilidade. Recomendo WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG (link para o filtro Kabum). M.2 NVMe está com bom preço hoje em dia por sinal.
  • HD ok, tem WD também.
  • WC não recomendo, ainda mais desperdiçando tanta grana e sacrificando tanto a GPU que é o componente mais importante. Um Air Cooler de qualidade terá mesmo desempenho ou superior (especialmente em comparação com o Rise Mode que é bem fraquinho). Por 300 reais um Air cooler valerá mais a pena, durará mais e não terá qualquer chance de falha catastrófica. Fica a indicação de ver o vídeo do LTT abaixo.
  • Boa opção de gabinete. Para instalar um Hyper 212 Turbo eu recomendo também gabinetes como o Matrexx 55 Mesh (só deve encontrar no ML) e o Corsair Carbide 275R Airflow. Tanto o que indicou quanto esses dois que mencionei suportam coolers de 163 mm como o que citei. Tem também o cooler MA410 e o MA620 (tem várias versões de cada).
  • Tem que ser acrescentadas ventoinhas em qualquer opção de gabinete, pelo menos 4 ventoinhas no total, de preferência mais para esse setup.

Vídeo sobre os pontos negativos de WC.

Spoiler

Indicação de leitura sobre a configuração do PC (veja o tópico todo):

• Curtir 3
Postado

@WOZ Dods WOZ, vou aproveitar esse tópico pra te fazer uma pergunta não necessariamente relacionada, mas que talvez você saiba a resposta: conhece algum programa que grave a tela (gravar o jogo, no caso) num sistema de overwrite? Tipo, ele mantém gravado a última hora de jogo e vai gravando sempre por cima. Aí, se eu quiser algum clip ou salvar uma partida, eu vou lá no programa e sinalizo que quero manter aquele vídeo. Não sei se você me entendeu

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Strolb disse:

WOZ, vou aproveitar esse tópico pra te fazer uma pergunta não necessariamente relacionada, mas que talvez você saiba a resposta: conhece algum programa que grave a tela (gravar o jogo, no caso) num sistema de overwrite? Tipo, ele mantém gravado a última hora de jogo e vai gravando sempre por cima. Aí, se eu quiser algum clip ou salvar uma partida, eu vou lá no programa e sinalizo que quero manter aquele vídeo. Não sei se você me entendeu

Entendi perfeitamente. Acredito que o programa da Nvidia tem algo nesse sentido, mas eu evitaria fazer isso e preferiria gravar tudo em resolução mediana. Na verdade eu preferiria não gravar em nada já que a durabilidade dos discos sempre vai ser reduzida com tanta escrita, fora a perda de desempenho...
Este programa promete fazer isso, mas não o conheço (apesar de já ter ouvido o nome): https://www.overwolf.com/app/Overwolf-Replay_HUD

O serviço da Nvidia que faz isso se chama shadow play, salvo engano: https://www.nvidia.com/en-us/geforce/geforce-experience/shadowplay/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...