Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

se eu compra fans e bota no hub, como vai funcionar? o que e cabo molex? diferença dele pra um 3 pino? 4 pino? consigo controlar a velocidade de todos? individualmente? todos ao mesmo tempo? se eu tiver um q vai ate 1700rpm e outro a 2200, ambos vai ficar a 1700 ou um fica em 1700 e o outro 2200? como eu controlo a velocidade? onde eu conecto na minha placa-mãe?

pretendo um hub 4 portas da deepcool e os fans terão conexão molex, serão 4

1200rpm, 60cfm, é bom? 12cm
2200rpm, 45cmf, é bom? 8cm

Postado
1 hora atrás, R. R. J. disse:

se eu compra fans e bota no hub, como vai funcionar?

Depende do HUB.

Tem hub que pega alimentação direto da fonte a partir do cabo molex, e tem hub que não precisa ligar na fonte.

Tem hub para led também.

O hub que liga na fonte, você só liga o cabo molex no hub, os fans no hub, e um cabinho que vem com o hub você liga no CHA_FAN/SYS_FAN da placa-mãe para sincronizar os fans na mesma rotação.

o que e cabo molex?

Cabo de alimentação para periféricos.

Toda fonte tem.

Molex.jpg

Foto de exemplo  de como é aparência, se sua fonte é de qualidade, essa parte branca será preta, mas ainda é a mesma coisa, só muda cor mesmo.

diferença dele pra um 3 pino? 4 pino?

Fans com 3 pinos o controle é feito pela própria placa-mãe.

Fans de 4 pinos você pode colocar uma rotação X para o fan.

consigo controlar a velocidade de todos? individualmente?

Se sua placa-mãe tiver conexões necessárias para todos os fans, sim.

Porém, se a ideia é colocar bastante fans, pode ser que a placa-mãe não vá ter conexões para todos, então precisa de um hub, o qual vai jogar a mesma rotação para todos os fans.

como eu controlo a velocidade?

Se os fans forem daqueles com conexão de 4 Pinos, você pode ir na BIOS da placa-mãe e colocar um rotação especifica, programar como será a rotação em determinada temperatura.

Isso é coisa que precisa ver na BIOS da placa-mãe.

onde eu conecto na minha placa-mãe?

Praticamente durante minha resposta falei sobre isso, porém.

Você deve procurar na sua placa-mãe uma conexão que chama CHA_FAN ou SYS_FAN, não confunda com CPU_FAN.

A placa-mãe tem essa conexão, basta olhar por ela e irá achar.

pretendo um hub 4 portas da deepcool e os fans terão conexão molex, serão 4

Tem um hub da deepcool que ele tem conexão para 4 ou 5 fans, e vem um cabinho com ele para ligar na conexão da placa-mãe, ignora totalmente a alimentação de molex.

Então, a conexão molex dos fans não será usada.

Enfim, é isso, o que deixei passar é por não ter conhecimento.

Postado
16 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se os fans forem daqueles com conexão de 4 Pinos, você pode ir na BIOS da placa-mãe e colocar um rotação especifica, programar como será a rotação em determinada temperatura.

Isso é coisa que precisa ver na BIOS da placa-mãe.

tu acha que os 1200 q ta nas 4 da frente vai desequilibrar ou sla prejudicar? porque o do fundo pra tirar o ar e pequeno tem menos cfm mesmo tendo maior rotaçao ent vai ter menos eficiencia? tem algum cooler que tu manja ai pra equilibrar se for piorar? eu tinha visto umas cm top mas era 200 reais 1 so

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...