Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, também tenho uma dúvida sobre este tópico

Vejo diversos vídeos no Youtube demonstrando a performance do Ryzen 3400G utilizando memórias com frequência de até 3200MHz. Contudo quando troquei minhas memórias 2666MHz por memórias 3000MHz e ativei o XMP para seu padrão de 3000MHz, meu computador parou de funcionar em menos de uma semana, nem mesmo o reset de bios o fez voltar a ligar.

Minha placa-mãe (a320) afirma suportar até 3200MHz mas o Ryzen 3400G afirma suportar somente 2933MHz, portanto eu estava utilizando a memória com frequência acima do suportado pelo processador. Gostaria de saber se esta pode ter sido a causa do defeito pois até o momento não consegui compreender se o processador "gargala" a frequência para sua capacidade suportada ou se trabalha sob estresse.

Enviei a placa-mãe e o processador para a garantia sem saber o que tinha acontecido mas eles substituiram as peças sem investigar, portanto continuo sem saber a causa do defeito.

Agradeço a atenção.

• Solução
Postado

@vsr90

15 minutos atrás, vsr90 disse:

Vejo diversos vídeos no Youtube demonstrando a performance do Ryzen 3400G utilizando memórias com frequência de até 3200MHz. Contudo quando troquei minhas memórias 2666MHz por memórias 3000MHz e ativei o XMP para seu padrão de 3000MHz, meu computador parou de funcionar em menos de uma semana, nem mesmo o reset de bios o fez voltar a ligar.

Você teria que ter testado remover um módulo de memória e testar um por vez em diferentes slots após o reset da BIOS.

16 minutos atrás, vsr90 disse:

Minha placa-mãe (a320) afirma suportar até 3200MHz mas o Ryzen 3400G afirma suportar somente 2933MHz, portanto eu estava utilizando a memória com frequência acima do suportado pelo processador. Gostaria de saber se esta pode ter sido a causa do defeito pois até o momento não consegui compreender se o processador "gargala" a frequência para sua capacidade suportada ou se trabalha sob estresse.

A CPU não trabalha sob stress. Quem se estressa durante o uso de XMP é o chipset e o circuito. Quando falha geralmente é a BIOS que não conseguiu forçar o chipset a rodar com aquelas especificações. Raramente isso causa dano permanente, mas pode acontecer. A pior parte é que a maioria das fabricantes não cobre problemas por XMP, por isso sempre recomendo MBs B550 que não precisam do recurso para CPUs 3ª geração ou superior (sem vídeo integrado).

19 minutos atrás, vsr90 disse:

Enviei a placa-mãe e o processador para a garantia sem saber o que tinha acontecido mas eles substituiram as peças sem investigar, portanto continuo sem saber a causa do defeito.
Agradeço a atenção.

Se não os tem mais então nunca vai descobrir. Cada caso é um caso e só com eles na mão poderia diagnosticar. Ficam os avisos que dei acima. Lembre-se também de fazer uma boa ventilação desse seu PC.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Infelizmente meu par de memórias (Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15) contém somente um perfil XMP, sendo este com 3000MHz. Por segurança, pesquisarei como configurá-las de modo razoável para extrair um bom desempenho sem ultrapassar os 2933MHz suportados pelo meu processador.

Grato pela atenção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...