Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá para todos.

Uso um desktop Philco  com placa-mãe ECS A55F-M4. Windows 7 Professional 64 bits. Controlador de rede Atheros AR8151 PCI-E Gigabit.

O pc está conectado via cabo de rede a um modem fornecido pela TIM, o Sagencom F@st 5657 TIM Live (fibra ótica).

Quando vou em Central de Rede e Compartilhamento, e verifico o  Status de Conexão Local, aparece velocidade 100,0 Mbps.

Assinei um plano TIM de 200 Mbps + 200 Mbps.

Estou em Recife - PE,  e  quando analiso a conexão pelos testes de velocidade Speedtest, Fast e EAQ Brasil Banda Larga, tenho (resultado de 3 testes):

- Speedtest  (servidor TIM Recife) - ping 2 ms,  download (70,89, 79,31 e 78,44 Mbps) e upload (73,23,  73,61 e  72,95 Mbps).

- Speedtest  (servidor TIM Fortaleza) - ping 15 a 16 ms,  download (66,21, 68,68 e 69,33 Mbps) e upload (69,17,  71,84 e  68,13 Mbps).

- EAQ  (servidor Fortaleza) - latência 31 ms,  download (69,24 e 65 Mbps),  upload (16,53,  16,12 e 15,14 Mbps).

- FAST (servidor Fortaleza) - latência (57, 35 e 72 ms),  download (88, 91 e 90 Mbps),  upload (72, 75 e 74 Mbps).

Pergunto,  tem  como  obter  um   melhor  desempenho?   Esta  melhora  passaria  por  instalar  uma  placa de rede  offboard?

Paulo.

Vida longa e próspera.

Postado

Para passar mais de 100mb, tem um longo caminho até o computador, pelo informado, sua placa de rede é compatível, porém ainda tem a questão do cabo de rede, e do roteador suportarem esta velocidade, o cabo deve ser um CAT6, e o roteador ter porta Gigabit.

Postado
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

podes tentar atualizar os drivers da placa de rede para que ela opere em gigabit...

se não der certo pode ser o cabo de rede.

2 horas atrás, PGuilherme disse:

Qual o tipo de cabo de rede que conecta a sua placa de rede ao modem, CAT5, CAT6? também verifique se a sua placa de rede é compatível com conexões acima de 100Mbps.

2 horas atrás, freitas3011 disse:

Para passar mais de 100mb, tem um longo caminho até o computador, pelo informado, sua placa de rede é compatível, porém ainda tem a questão do cabo de rede, e do roteador suportarem esta velocidade, o cabo deve ser um CAT6, e o roteador ter porta Gigabit.

Obrigado a todos.

O cabo de rede é  antiguinho  mas tá escrito   CAT 5E.

Segundo  este  site ( https://tecnoblog.net/361380/qual-a-diferenca-do-cabo-de-rede-cat5-cat5e-e-cat6/ ) serviria adequadamente.

Não tenho como ver a porta física em si se tem alguma conformação especial. No modem  não tem escrito se tem  Gigabit.

Creio que sim pois é moderninho. quando entro nas config dele não diz nada.

Na internet não consegui ver se o modem tem porta ou protocolo Ethernet Gigabit.

O driver do controlador é de 03/08/2011, versão 2.0.4.4,  infelizmente o link fornecido pelo Eder não funcionou.

Ao tentar configurar o controlador de rede Atheros, na aba propriedades Velocidade e Duplex, aparece no máximo 100 Mbps Full Duplex.

Troquei de negociação automática para 100 Mbps Full Duplex  e  dobrei os valores dos Buffers de Recepção e de Transmissão.  Aparentemente melhorou um pouco, mas ainda estamos abaixo dos 100 mega.

Paulo.

Vida longa e próspera.

Postado
2 horas atrás, Ricardov disse:

Teste com outro cabo.

Olá para todos.

Consegui instalar um drive mais novo.

Fui no site da placa-mãe na ECS e botei a versão Qualcomm Atheros de 19/07/2012, número 2.1.0.7.

Apareceu a opção 1,0 Gbps em Propriedades do Controlador, Velocidade e Duplex, o qual foi escolhido.

Mas continuei com velocidade máxima de 100 Mbps.

Então coloquei um cabo novinho que tinha aqui guardado (5 metros) CAT 5e, e então a velocidade do Status da Conexão Local subiu para os 1,0 Gbps.

Vibrei com isso.

Daí fui novamente testar a conexão e surgiu a dúvida se deixo Velocidade e Duplex configurada como 1,0 Gbps Full Duplex    ou em   Negociação Automática, nas propriedades do controlador.

Que vcs sugerem quanto a isso?

Abaixo colei a média de 3 mensurações que fiz.  Só no FAST é que deu sempre uma velocidade maior que 100 Mbps. Tá melhor que antes mas esperava resultados parecidos.

image.png.1627f0723f56c2083c3446265c6a494c.png

Paulo.

Vida longa e próspera.

• 4 semanas depois...
Postado

Boa tarde pessoal.

Agradeço a ajuda de todos.

Vejam, eu botei um HD novo no PC e instalei o mesmo W7 pelo mesmo CD de instalação.

Neste W7, a velocidade é mais próxima do ideal do plano contratado.  Ou  seja, não era só o cabo e driver.

Daí que tô achando que meu W7 no HD antigo deve estar bichado após anos de uso.

O que reforça essa conclusão é que peguei um notebook Microboard com Core i5 , Windows 7, placa de rede Ralink RT3090BC4 e que dá uma velocidade excelente quando conectado com mesmo cabo de rede do desktop.

Paulo.

Vida longa e próspera.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...