Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera, ja faz um tempo que estou com a ideia de fazer overclock nas minhas memórias RAM. Mas fiquei com algumas dúvidas. 

Vale a pena fazer OC nelas? 

E como nunca tive experiência em fazer OC, pensei em primeiro tentar usar algum perfil XMP. Mas esses perfis ja pré-definidos são seguros para as memórias?

As memórias são dois pentes de 8GB HyperX Fury CL15

Agradeço quem puder ajudar. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Synnz disse:

Então galera, ja faz um tempo que estou com a ideia de fazer overclock nas minhas memórias RAM. Mas fiquei com algumas dúvidas. 

E como nunca tive experiência em fazer OC, pensei em primeiro tentar usar algum perfil XMP. Mas esses perfis ja pré-definidos são seguros para as memórias?

As memórias são dois pentes de 8GB HyperX Fury CL15

Agradeço quem puder ajudar. 

Qual é tua configuração completa com placa-mãe, processador e fonte? As vezes subindo para 2666 MHz pode ser um ganho irrisório... Dê mais detalhes pra te ajudarmos.

Postado
2 horas atrás, XDRZ disse:

Qual é tua configuração completa com placa-mãe, processador e fonte? As vezes subindo para 2666 MHz pode ser um ganho irrisório... Dê mais detalhes pra te ajudarmos.

Me esqueci completamente de colocar, foi mal! 😅

CPU: Ryzen 7 2700

Placa-mãe: B450M Steel Legend

Fonte: Corsair VS500 80+ White

Postado
4 horas atrás, Synnz disse:

Sim, é desempenho de graça.

4 horas atrás, Synnz disse:

Sim.

Dito isso, seu pente só tem perfil de até 2400mhz, então você vai ter que fazer o overclock manualmente.

• Obrigado 1
Postado
Em 06/02/2021 às 19:36, Imakuni disse:

seu pente só tem perfil de até 2400mhz, então você vai ter que fazer o overclock manualmente.

Acha que dá pra colocar elas em 2666 MHz sem precisar mexer nos timings e tensão?

Postado
7 horas atrás, Synnz disse:

Acha que dá pra colocar elas em 2666 MHz sem precisar mexer nos timings e tensão?

Mude pelo menos a tensão, é só jogar 1.4v direto que não tem problema.

Postado

@Imakuniestava dando uma pesquisada aqui e acabei achando o DRAM Calculator. Seria uma boa seguir os timings que aconselha usa? Pra colocar ela em uma frequência maior e ficar estável

Postado
8 horas atrás, Synnz disse:

@Imakuniestava dando uma pesquisada aqui e acabei achando o DRAM Calculator. Seria uma boa seguir os timings que aconselha usa? Pra colocar ela em uma frequência maior e ficar estável

Eu não tive muita sorte com ele. E em parte tira a graça do OC. Mas se quiser usar, eu não tenho como te impedir :)

Postado
17 horas atrás, Imakuni disse:

Eu não tive muita sorte com ele. E em parte tira a graça do OC. Mas se quiser usar, eu não tenho como te impedir :)

Kkkk então, eu resolvi arriscar e ele me deu os seguintes timings PicsArt_02-11-04_31_11.thumb.jpg.574c9e9a2ae1551561720c84ec4f1568.jpg

Deixei exatamente como esta aí, exceto pelo tRFC (alt) que na minha BIOS tem uns 4 dele, aí na dúvida acabei deixando em Auto, na DRAM Voltage deixei em 1.3v e a frequência ficou em 2933 CL16. O PC ligou normal. Fiz o teste no Aida antes: PicsArt_02-11-04_32_40.thumb.jpg.257c7ac49f15126213f295f75442369a.jpg e depois PicsArt_02-11-04_32_03.thumb.jpg.8739ffe19406938d25a867eeac904a0a.jpg

(perdão pela qualidade das imagens estou usando o celular pra esquever aqui rsrs)

Ah e também usei o DRAM Calculator pra fazer o MEMbench por uns 5 minutos e depois mais 10 minutos (esqueci de mudar a duração na primeira) e aparentemente seguiu tudo normal ele não acusou nenhum erro. 

Dito tudo isso, na sua opinião acha que assim tá bom, tá seguro usar assim? Me dá a sua opinião :) sobre a frequência eu pretendo deixar em 2933Mhz mesmo.

Postado
42 minutos atrás, Synnz disse:

Fiz o teste no Aida antes:

O teste do Aida é furado. Você até pode usar como referência de desempenho, mas para estabilidade tem que usar Prime95 Large e memtest.

43 minutos atrás, Synnz disse:

Dito tudo isso, na sua opinião acha que assim tá bom, tá seguro usar assim? Me dá a sua opinião :) sobre a frequência eu pretendo deixar em 2933Mhz mesmo.

Esses timings estão altos, e a frequência relativamente baixa. Coloque a tensão em 1.4v como eu falei que não tem problema. E tente aumentar a frequência, é o mais importante.

Postado
1 hora atrás, Synnz disse:

@Imakuni @Yan_ quais timing eu devo abaixar? E pra quanto seria o ideal?

A princípio eu queria manter essa frequência mesmo, só pra ir testando mesmo e pegando confiança. 

Frequência é bem mais importante, então foque em tentar aumentá-la.

Sobre a baixar, foque em mexer só nos primários. E tente baixar todos se possível.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Sobre a baixar, foque em mexer só nos primários. E tente baixar todos se possível.

Só os primários? Os outros posso deixar como esses do DRAM Calculator mesmo? 

Postado
agora, Synnz disse:

Só os primários? Os outros posso deixar como esses do DRAM Calculator mesmo? 

Se quiser ter dor de cabeça de tunar tudo... mas não vale a pena perder tempo com isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...