Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Mês passado eu adquiri um kit com ryzen 3600 e b450m Steel Legend e junto 2x memórias DDR4 Oloy Warhawk 3600mhz de 8gb.

Vi que a b450m Steel Legend aceita só até 3533mhz, o que não seria problema, e verifiquei no pcpartpicker se havia suporte e vi que tem.

Mas sempre que tento subir mais que 3200mhz não vai.

Já tentei atualizar a bios e nada, sei que os 3200mhz são mais que o suficiente, mas queria ver se teria como conseguir os 3600mhz.

Na bios ele reconhece o profile de 3600mhz, mas o pc não liga depois q seleciono. 

Teria algo mais que posso fazer?

A fonte que tenho é de 620w da Seasonic, não sei se isto impacta em algo.

Desde já muito obrigado.

Postado

@Pedro Henrique Lourencini Tem sim. Mas isso envolve overclock. Nao sao todos os ryzen que chegam a 3600mhz facilmente. Pode tentar carregar o perfil 3600mhz e tentar essas 2 coisas individualmente:

1- Colocar a tensão em 1,45v

2- jogar os timings que tiverem em 18 pra 20, e os que tiverem em 20 pra 22

3- Fazer o 1 e 2 ao mesmo tempo.

Alternativamente:

Baixe isso:

https://www.softpedia.com/get/Tweak/Memory-Tweak/Thaiphoon-Burner.shtml

Leia o SPD, exporte e carregue no DRAM calculator.

https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/

Siga o passo a passo, selecione o preset Safe, tire uma foto e coloque os valores na BIOS. Provavelmente tera de mexer na tensão do SoC e da dram tambem.

Mas acima de 3200mhz nada é garantido...

Postado
1 hora atrás, Pedro Henrique Lourencini disse:

Teria algo mais que posso fazer?

Tente ativar o perfil de OC e mudar a tensão manualmente para 1.4v. Se mesmo assim não funcionar, tente fazer isso e diminuir um pouco para 3400 ou 3333. Veja se assim liga.

1 hora atrás, Pablo Thomaz Ataide Correa disse:

Uma coisa que percebi é que o Ryzen 5 3600 tem nas especificações que aceita "Velocidade máxima da memória: Up to 3200Mhz"  é possível que o processador esteja limitando...

1 hora atrás, Pedro Henrique Lourencini disse:

@Pablo Thomaz Ataide Correa Eu não tinha me atentado a este ponto

Eu devia ter pego a de 3200mhz rs (não que fosse mudar muita coisa o valor)

Não teria forma de fazer o ryzen 5 3600 reconhecer mais do que 3200mhz?

Isso aí não tem nada a ver, ignore o site da AMD. Esse valor não é um máximo no sentido limitante. Aliás, é justamente o contrário: é o mínimo que a AMD garante, e, caso contrário, te dá direito à garantia. Mas pode muito bem passar disso, e a maioria dos Ryzen de 3a geração consegue chegar entre 3600~4000.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Pedro Henrique Lourencini disse:

@Imakuni Então eu tentei mudar pra 1.4v e ir diminuindo o clock, mas mesmo assim não foi, qualquer coisa acima de 3200mhz ele já não liga.

Colocou também os timings manualmente? Tentou aumentar todos em 1?

• Membro VIP
Postado

Estranho, você chegou a tentar usar os perfis de XMP? As minhas memórias são de 3000mhz e rodam a 3333 de boa. A placa-mãe em si raramente é a razão do problema, uma vez que o controlador da memória fica na CPU

Postado

Bom testei subir os timings ontem, mas não deu certo.

Ao acessar as info da memória pela Bios vi q é CL18-22-22

Tentei colocar até 23-24-24.

O perfil 3600mhz ao selecionar, coloca a memória a 1,35v, eu testei com 1,4v e mesmo assim nada.

Tirando os timings, e a tensão da memória eu não mudei mais nada.

Qualquer coisa acima de 3200mhz já da erro.

• 2 meses depois...
Postado

tenho o mesmo problema que voc atualmente com uma xpg 3600 mhz, mas quando altero os slot tb consigo deixar em 3600 mhz mas o pc fica desligando sozinho as vezes, por esse motivo voltei aos slot A1 B1

• 2 meses depois...
Postado
Em 18/02/2021 às 21:20, Pedro Henrique Lourencini disse:

Bom eu já tinha desistido, mas decidi fazer um teste hj.

Ao trocar as memórias de A1 e B1 para A2 e B2 deu certo, ele subiu a 3600mhz de primeira ao selecionar o perfil já salvo da memória.

É normal isso de slot diferente aguentar clocks diferentes?

Sim, tanto que no manual é indicado slots 2/4 se possuir apenas 2 pentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...