Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC antigo. Durante a pandemia, em 2020, precisei mais dele, razão pela qual fiz vários upgrades (troquei as RAMs, pus SSD e, recentemente, troquei a fonte bomba por uma de qualidade).
Vale a pena fazer novos upgrades nele? Ou seria desperdiçar dinheiro sem conseguir melhorar muito, então seria melhor comprar outro?

Uso para trabalho (Word e navegador), para assistir aulas online, para jogar (atualmente, praticamente jogo apenas Dota 2 pelo Steam) e para assistir Netflix. Mas o computador frequentemente trava e, às vezes, reinicia sozinho, sem estar com nenhum malware e, aparentemente, também nenhum problema no sistema operacional nem nos drivers e programas.

image.png.1c10cb1afa0a4cc9c62901dc542e4da7.png

image.png.80baaad0f27b18ca09b2ab9bff05cce8.png

image.png.c19295522df0853eadad25dd32c3fbd1.png

image.png.129695a1aeebce9650f648cd578407ac.png

Postado

Caraca, é um DDR3 com 16GB, uma pena ser DDR3, como já tem SSD e uma Fonte boa, é melhor comprar um PC novo mesmo, com 2k-3k você consegue montar um com um Ryzen 5 3400G.

• Curtir 1
Postado

O ideal agora é considerar começar um novo, os caminhos de upgrade pro socket FM2 são poucos e a plataforma além de ser fraca já está morta mesmo.

Postado
25 minutos atrás, Thiago S Viana disse:

Uso para trabalho (Word e navegador), para assistir aulas online, para jogar (atualmente, praticamente jogo apenas Dota 2 pelo Steam) e para assistir Netflix. Mas o computador frequentemente trava e, às vezes, reinicia sozinho, sem estar com nenhum malware e, aparentemente, também nenhum problema no sistema operacional nem nos drivers e programas.

Se a utilização do PC é apenas para o que foi citado acima, (não me referindo ao jogo) tá até sobrando computador, mesmo sendo DDR3 ou uma plataforma antiga... Aliás, ponto muito positivo é a quantidade de RAM que possui.
 Se há travamentos e reinicializações, certamente há algum problema ou uma má otimização. Se tiver conhecimento, experimente fazer uma faxina no PC, tirar poeira, limpar contatos, renovar a pasta térmica, controlar a temperatura, ou seja, manutenção. Se estiver ligado em algum estabilizador, retire e ligue diretamente na tomada da parede, se estiver ligado em alguma régua de extensão, adaptadores ou algo do tipo, retire, troque ou faça uma manutenção.
 Cuidado com os programas contra vírus, malwares e afins que possui instalado no PC, pode estar havendo conflitos. Tive problemas com a última atualização do Malwarebytes conflitando com o Defender e reinicializando o PC.
 Entretanto, se tiver bala na agulha e já estiver inclinado a uma troca/atualização do equipamento, não lhe faltam opções, boa sorte. 

• Curtir 1
Postado

@Amanda Gonçalo Indo pelo caminho de um PC novo com Xeon, o ideal seria um como o seu, Xeon X5675? Parece um PC mais antigo também, por usar DDR3, embora melhor. Seria melhor eu tentar comprar um kit para Xeon E5 2620, importando pelo ALiExpress, que tenho visto indicado por alguns youtubers de canais de informática?
Estou em dúvidas se faço algo assim porque teria muito mais custo benefício ou se monto um novo sem importar nada, com Ryzen 5 3400G, como o @Ropelato07 sugeriu, porque assim consigo algo imediato ao invés de importar e não saber se vai demorar dias ou muitos meses para chegar, além de poder contar com garantia de fornecedor com sede no Brasil.

@Athom Pois é! Já fiz de tudo. A última coisa que fiz foi trocar a fonte (troquei ontem, embora, se soubesse da importância, teria sido a primeira coisa a trocar). Já havia tirado toda a poeira, passado limpa contato e trocado a pasta térmica por uma pasta de prata com boa avaliação em rankings (Deepcool Z5). Na época, percebi que um dos pinos do processador estava torto, o que estava impedindo de identificar os 16 Gb de Ram (estava identificando as duas HyperX de 8Gb, mas a memória utilizável estava menor) e consegui corrigir. Atualmente, uso Bitdefender por ser eficiente, não gastando quase nada de CPU nem de RAM, por ser minimalista (mais até do que o Kaspersky). Mantenho o Defender desativado, para evitar qualquer conflito. Estou há muito tempo sem malware no PC, mesmo quando checo com Adware Cleaner. Windows 10 Pro original totalmente atualizado e sem erros pelo scandisk nem pelo "sfc /scannow". Sem  programas desnecessários que poderiam atrasar a inicialização ou prejudicar desempenho com funcionamento em segundo plano. Há anos, não uso estabilizador e a régua está boa e sem sobrecarga, pois nela ligo apenas a TV que uso como monitor, o modem/roteador e o PC.
Bala na agulha, acho que vou comprar um PC novo e aproveitar fonte, SSD e HD nele. Não sei se tem alguma utilidade usar minha placa de vídeo antiga em um PC novo (já que imagino que o vídeo integrado pode ser muito superior a ela).

Postado

@Thiago S Viana por via de regra eu prefiro recomendar uma plataforma mais atual, como é o caso dos AMD Ryzen/Athlon no AM4 ou Intel no LGA 1200. Mas como os tempos estão difíceis e o preço de tudo subindo, se for pra considerar Xeon eu acho aconselhável no mínimo os Xeon E5 e Xeon E5 v2 do chipset X79 (socket LGA 2011) ou preferencialmente Xeon E5 v3 do chipset X99 (socket LGA 2011-v3), esses kits podem sair mais em conta que as gerações atuais e ainda tem uma performance respeitável.

Mas eu não recomendo algo como o meu Xeon X5675 porque a plataforma do chipset X58 já tem uma boa idade também, não suporta instruções AVX e AVX2 como os X79, X99 e gerações atuais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...