Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho muito interesse em aprender sobre reparo em placas de vídeo, e estou pensando em adquirir um curso da GeTech informatica. O curso até entra dentro do meu orçamento, mas não sei o quanto vou gastar em equipamentos e ferramentas. Alguem sabe me dizer detalhadamente os equipamentos necessários para esse tipo de serviço e a media de valor que vou pagar em tudo ?

Se possível me recomendem cursos confiáveis também e de qualidade.

Obrigado desde ja.

Postado

depende do nivel de manutenção que você for dar...

manutenção de primeiro nivel envolverá trocas simples de componentes não smd, limpeza e troca de pasta, para isso basta equipamentos basicos de solda e dessolda, chaves diversas e pasta termica (além de material de limpeza)

manutenção de segundo nível envolverá troca de componentes smd, para isto uma estação smd além dos já descritos no nivel 1

e terceiro nível que engloba solda BGA, esta parte não tenho muita experiência nem interesse, mas as estações de retrabalho BGA são significativamente mais caras que estações de retrabalho smd comuns...

e o maior erro de muitas oficinas é achar que dá para fazer retrabalho em BGA usando estação comum e acabam por danificar os equipamentos ou promover consertos sem durabilidade.

Postado

@Willian Felipe Ramos Ferreira O básico é: Estação de solda, multímetro, sugador de solda ( bem útil ),fluxo de solda,malha de solda,  pinça de ponta curva, estanho, esferas de solda BGA.. e um kit de stencil.

Depois você pode adquirir uma estação de solda profissional, osciloscópio ( util pra testar PWM).

Sobre fazer reballing em churrasqueira, dá pra fazer? Dá, se você souber o que está fazendo sim... muita gente começa fazendo reballing em churrasqueira, mas poucos sabem fazer.

Uma estação profissional de BGA é cerca de 10k....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...