Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot seguro e Legacy - não consigo bootar


Silvio Luiz
Ir à solução Resolvido por Silvio Luiz,

Posts recomendados

Jovens,

Primeiramente, não achei tópico sobre Bios ou Boot, então escolhi esse sobre Windows 10 e instalação de SO. 

Tenho uma placa-mãe gigabyte ga-78lmt-usb3 e quero instalar o Windows (e tentei Linux também) via USB Bootável, porém não dá o boot. Já alterei a prioridade na Bios, já selecinei o HD qual quero instalar o SO, também na Bios, nas nada acontece. 

Lembro que durante a preparação do pendrive, eu li uma mensagem para desabilitar o Boot seguro e Legacy. Usei tanto o Yumi, Rufus e até o da Microsoft, para criar o USB Bootável e não consigo nada, com nenhum dos 3 pen drives que sempre usei, nem com Linux ou Win10.

 

Porém não acho na Bios qualquer menção a essa configuração de Boot Seguro - como vocês podem ver na imagem. 

 

Alguém já pegou uma situação dessas? Sabem como fazer? Se sim, como devo proceder?

 

Grato.

Screenshot_20210217-152828_Chrome.jpg

Screenshot_20210217-152637_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua primeira imagem que é a ordem de boot, coloque a USB-HDD como primeira opção de boot, assim ele pegará o seu pendrive

Quanto ao programa para preparar o pendrive eu sugiro o Ventoy que nativamente fica preparado para UEFI ou BIOS LEGACY

Assista um vídeo de como usar ele

Sayro Digital
https://www.youtube.com/watch?v=Pe1DwxmWHA4

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como 1a opção de boot, fica o USB hdd. Se não houve falhas na criação do pendrive, deveria funcionar. Se não tem nada ou não precisa salvar os dados, dá para apagar o MBR e tirar o caminho de inicialização do HD, não que esse seja o problema, mas ele passa a não ser visto pelo BIOS. Se vai instalar o Windows, baixa diretamente do site da MS e use a ferramenta deles para criar o pendrive. 

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado.

Mas a imagem meramente ilustrativa, esqueci de mencionar.

 

Eu uso USB-HDD e dasabilito as demais.

@Mega Blaster sim amigo.

Eu já criei p pendrive a partir da microsoft também e nada...

 

Só não compreendi esse lance de "apagar o MBR e tirar o caminho da inicialização do HD" ?

 

Se puder explicar, fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Senhores, consegui dar Boot, por um pendrive com Linux. O que eu fiz foi dar um Clear na CMOS, ajustar a data/hora corretamente na BIOS e deixar rolar.

 

Eu já havia seguido todas essas dicas do vocês. Inclusive utilizei 3 pendrives diferentes e 3 ou mais softewares para criar USB Bootavel. Achei muito estranho. O Win 10, até entendo que pode ter vindo corrompido ou coisa do tipo, mas o Linux? Sempre uso essa distro... Estranho!

 

Ainda assim essa questão de "Boot Seguro" e "Desabilitar Legacy" é muito estranho e não achei nada na internet sobre isso para a placa-mãe que utilizo aqui, da Gigabyte. Vai ser problema mais tarde

Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!