Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ram a 3200mhz cl 16 ou 3600mhz cl 17?


Yan_

Posts recomendados

7 minutos atrás, Yan_ disse:

To com um 3600 @ 4.2GHz ( o cooler n segura mais... )  e a RAM à 3200MHz CL 16 / 18 / 18 /18 / 36 ou 3600MHz CL 17 / 19 / 19 / 20 / 36, qual vale mais a pena?

3600, claro. Frequência maior e latência menor, é só vantagem.

 

8 minutos atrás, Yan_ disse:

aproveitando, qual programa pra medir a latencia da RAM? To usando o aida 64 por enquanto

Aida64 serve para isso sim. Ou você pode usar geekbench. Por incrível que pareça, não use Prime95 para medir desempenho que a função de benchmark não é confiável, você aleatoriamente ganha ou perde 5% de desempenho sem nenhum motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Yan_ disse:

@Imakuni é, na verdade, pra 3600mhz aumentou 1 pra cada e 2 pra terceira latencia

A latência não aumentou, ela diminuiu. Regras básicas de cálculo de latência: se você quer saber qual latência é melhor, tem que dividir pela frequênica. Ou seja, 16/32 = 0.5, já 17/36 = ~0.47 -> a latência ficou menor, ou em outras palavras, o desempenho aumentou.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É exatamente como o @Imakuni disse, o cálculo de latência é bem importante porque ás vezes não vale a pena um OC, vou me usar como exemplo: minha RAM é uma G.Skill Trident Z 3000Mhz CL14, eu consigo deixá-la a 3600Mhz CL18 (na verdade CL17 porém fica apertado e não muito estável), partindo para a continha, minha memória apenas ativando o D.O.C.P. (XMP) 14/30 = 0,46. Já em OC estável, 18/36 = 0,5, não vale a pena, por isso hoje em dia eu só ativo o D.O.C.P. e esqueço. Sendo bem sincero, eu tô igual o Peperaio hoje em dia, overclock é legal mas não vale a pena a dor de cabeça, eu ficava doido tentando achar a verdadeira latência com os menores nano segundos possíveis, e o ganho era o quê? 2%? O mesmo vale pra overclock de processador, o meu bate 4.2Ghz tranquilamente, mas será que vale a pena exigir mais do processador por travar ele no clock boost e ganhar só 5%? In game não chegava nem a 9 de FPS de diferença, pra mim é irrisório, hoje não sacrifico minhas maravilhosas temperaturas por 5% a mais.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Yan_ disse:

sim, 

 

em 3200MHz + CL16 ficou 77.6ns

em 3600MHz + CL17 ficou 72.6ns de latencia

Perfeito, 72.6ns é melhor que 77.6.

 

Como outras dicas, baixe o zentimings e fique de olho para garantir que MCLK, FCLK e UCLK estejam no mesmo valor; deveria ser o caso automaticamente, mas teve um dia que eu deixei no automático confiando nisso e a placa-mãe inventou de colocar esses valores diferentes e zoar o desempenho do PC.

 

1 minuto atrás, Ornitotheus disse:

É exatamente como o @Imakuni disse, o cálculo de latência é bem importante porque ás vezes não vale a pena um OC, vou me usar como exemplo: minha RAM é uma G.Skill Trident Z 3000Mhz CL14, eu consigo deixá-la a 3600Mhz CL18 (na verdade CL17 porém fica apertado e não muito estável), partindo para a continha, minha memória apenas ativando o D.O.C.P. (XMP) 14/30 = 0,46. Já em OC estável, 18/36 = 0,5, não vale a pena, por isso hoje em dia eu só ativo o D.O.C.P. e esqueço.

É, na realidade não é bem assim porque com Ryzen acaba importando mais a frequência por conta da IF, mesmo que a latência tenha uma queda. Claro que isso só vale até certo ponto, também não adianta ter uma disparidade muito grande. Mas é algo para ter em mente.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Estando o IF em 1:1 e 0,47 já tô feliz @Imakuni.

Glória eterna a um setup dual rank.

agora, Yan_ disse:

o estranho foi eu ter setado CL17 e ter ido pra CL18, mas ok, ta melhor e é isso que importa

É, isso realmente é meio estranho... mas eu não duvido nada considerando que é uma placa de entrada da gigabyte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Imakuni pensei: "se CL 17 da 18, ent vou colocar 16"

 

coloquei 16 e ficou assim:

 

teste do aida deu 70.9 ns

Bem vindo à Gigabyte, as vezes eles fazem essas fuleiragens com a BIOS. Por exemplo, eu tenho uma que se recusa a colocar RCD WR e RD diferentes, ela simplesmente pega o maior e aplica para os dois. Provavelmente só está aceitando valores pares porque "porque não?".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!