Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, recentemente eu comprei meu primeiro computador, peguei as peças e montei tudo direitinho.
O problema começou na instalação do windows, quando você já terminou as configurações e está naquela parte com a tela piscando em azul lentamente dizendo que está preparando tudo para você.

Aí foi a primeira tela azul, o erro foi "ATTEMPTED_EXECUTE_OF_NOEXECUTE_MEMORY", como o pc já reiniciou continuei mexendo normalmente, mas como a tela azul não parou pensei que umas das memórias ram não estava bem encaixada (apesar dos leds dela estarem ligado).
Tirei os pentes limpei os contatos e coloquei de novo, instalei o windows novamente pra ter certeza que não ficou nenhum arquivo corrompido pela primeira tela azul. Nisso a tela azul parou e consegui usar o pc normalmente por uns 15 dias até voltar a dar tela azul.

Dessa vez imaginei que poderia ser algum problema no hardware, baixei o Crystal Disk e ele não apontou nenhum erro no SSD, também baixei o Memtest84+ e não deu nenhum erro nas memórias.
Concluí então que deveria ser alguns drivers corrompido ou dando conflito, abrir e gerenciador de dispositivos mas não tinha nenhum driver para atualizar.

Executei essas ferramentas para reparação na imagem do sistema, e nada também

Sfc/scannow
Dism /Online /Cleanup-image /ScanHealth
Dism /Online /Cleanup-image /CheckHealth
Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth 
Dism /Online /Cleanup-image /StartComponentCleanup

Resolvi então fazer uma instalação limpa do windows, só que agora nem finalizar a instalação eu consigo, quando a Cortana começa a falar para fazer a configuração já da tela azul.
Testei com as memórias individualmente, tirei minha placa de rede e nada resolve.

Os códigos de erro que apareceram foram:

ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY
INVALID_WORK_QUEUE_ITEM
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
APC_INDEX_MISMATCH
ATTEMPTED_EXECUTE_OF_NOEXECUTE_MEMORY
DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE
e algum que começa com INVALID_ mas eu esqueci o resto

Peças do PC:

Asus B450m plus
Ryzen 3500x
Asus Rx 5600xt evo
SSD XPG Gammix S11 Pro
XPG D41 3000mhz
Fonte Reactor 850w

Quando eu consegui usar o pc a temperatura quando rodava algum jogo ficava na casa de uns 50 graus a CPU, e uns 70 a GPU.
Não fiz overclock em nenhuma peça, só queria saber como resolver isso, e se for alguma peça qual para poder acionar a garantia.

Desculpa o textão, e se puder ajudar eu agradeço.

Postado

@JHenri07 A controladora da memória está na CPU. Por esta razão sugiro que primeiro reassente a CPU (retirar, reinserir pressionando o centro do heatspreader enquanto baixa a alavanca para garantir que ficou bem inserido), aplicando uma nova pasta térmica (se não tiver posso te indicar boas). Se não der resultado, o próximo passo para investigar é atualizar a BIOS, o que é arriscado. Recomendo acionar a fabricante da MB antes, pois com eles cientes e dando OK para o update, se ela morrer você ainda estará elegível para acionamento de garantia. Se mesmo com update de BIOS não resolver, aí é testar com outra CPU.

No meu entendimento esse Ryzen 5 3500X é o maior suspeito, pois ele é um 3600 que foi capado por ter defeito de fabricação em algum núcleo ou instrução (a AMD faz isso sempre para reduzir margem de desperdício). Se essa minha suspeita estiver correta, então essa série toda está mais propensa a falhas. Testar a CPU em outro sistema seria a primeira coisa que eu faria no seu caso (após os testes das memórias), mas não sei se você tem outro sistema Ryzen compatível dando sopa aí.

Lembrando aqui, sempre que for remover o cooler rotacione ele levemente antes de puxar para não danificar sua CPU. Você tem que rodar o cooler em seu eixo até que ele se solte completamente da CPU (isso depois de remover as fixações/parafusos, CLARO).

Na hora de assentar uma CPU, sempre pressione o centro dela e segure com um pouquinho de pressão enquanto baixa a alavanca. Isso é algo que faço desde os Athlon justamente porque esse tipo de socket pode ter uma má inserção se você não tomar esse cuidado.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Wallamy disse:

tentar instalar novamente o windows na maquina pra ver se resolve, instale no ssd.

Então, no caso eu tentei fazer isso.

Porém, no meio da instalação do Windows, quando você seleciona o seu país, layout do teclado e o restante das configurações, já ocorre a tela azul.

Com isso nem finalizar a instalação eu estou conseguindo.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@JHenri07 A controladora da memória está na CPU. Por esta razão sugiro que primeiro reassente a CPU (retirar, reinserir pressionando o centro do heatspreader enquanto baixa a alavanca para garantir que ficou bem inserido), aplicando uma nova pasta térmica (se não tiver posso te indicar boas). Se não der resultado, o próximo passo para investigar é atualizar a BIOS, o que é arriscado. Recomendo acionar a fabricante da MB antes, pois com eles cientes e dando OK para o update, se ela morrer você ainda estará elegível para acionamento de garantia. Se mesmo com update de BIOS não resolver, aí é testar com outra CPU.

No meu entendimento esse Ryzen 5 3500X é o maior suspeito, pois ele é um 3600 que foi capado por ter defeito de fabricação em algum núcleo ou instrução (a AMD faz isso sempre para reduzir margem de desperdício). Se essa minha suspeita estiver correta, então essa série toda está mais propensa a falhas. Testar a CPU em outro sistema seria a primeira coisa que eu faria no seu caso (após os testes das memórias), mas não sei se você tem outro sistema Ryzen compatível dando sopa aí.

Lembrando aqui, sempre que for remover o cooler rotacione ele levemente antes de puxar para não danificar sua CPU. Você tem que rodar o cooler em seu eixo até que ele se solte completamente da CPU (isso depois de remover as fixações/parafusos, CLARO).

Na hora de assentar uma CPU, sempre pressione o centro dela e segure com um pouquinho de pressão enquanto baixa a alavanca. Isso é algo que faço desde os Athlon justamente porque esse tipo de socket pode ter uma má inserção se você não tomar esse cuidado.

Valeu pelo toque, nem passou pela minha cabeça a CPU.

Vou instalar ela novamente, você sabe qual produto usar na hora de tirar a pasta térmica do processador?

Sobre a BIOS ela já tá atualizada para a última versão disponível no site da Asus.

Infelizmente não tenho nenhum conhecido com placa-mãe AM4, então não tem como eu testar o processador em outro PC, você não teria nenhuma recomendação de algum técnico na região de Guarulhos/ Centro de São Paulo? Não conheço ninguém de confiança.

Só espero que não seja a CPU, a única parte do PC que não tem garantia dar defeito é sacanagem hahaha

• Curtir 1
Postado

faz o seguinte entao,tenta bota o ssd em outra maquina e instale o windows novamente , depois coloque nessa sua maquina novamente , para fazer o teste 

• Confuso 1
  • Moderador
Postado

@Wallamy O Windows deve ser instalado NO MESMO PC que será utilizado. Você não pode simplesmente pegar um HD/SSD com Windows de um PC e colocar em outro pois muito provavelmente ele não irá dar imagem por não reconhecer o novo hardware e o novo software.

Além disso, leia: 

@JHenri07 Telas azuis durante a instalação do Windows 99% das vezes é defeito de hardware. Siga os procedimentos mencionados pelo @WOZ Dods .

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, JHenri07 disse:

Vou instalar ela novamente, você sabe qual produto usar na hora de tirar a pasta térmica do processador?

Sempre use isopropanol e papel absorvente. Nunca use nenhum outro produto.

Infelizmente não tenho nenhum conhecido com placa-mãe AM4, então não tem como eu testar o processador em outro PC, você não teria nenhuma recomendação de algum técnico na região de Guarulhos/ Centro de São Paulo? Não conheço ninguém de confiança.

Infelizmente não. Se ligar para os técnicos e conversar, talvez encontre um santo que te cobre pouco, ou nada, para testar sua CPU. Realmente é a parte mais difícil, pois sem o componente à mão você fica na dúvida entre MB e CPU, quem é o culpado. Faça todos os demais testes antes para não perder tempo. Lembre de usar uma pasta térmica de qualidade.

Só espero que não seja a CPU, a única parte do PC que não tem garantia dar defeito é sacanagem hahaha

CPU tem garantia sim, de 3 ou 5 anos pela AMD. Mesmo que tenha comprado na china, pode acionar a fabricante e ver se cobrem. 

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, GabrielLV disse:

@Wallamy O Windows deve ser instalado NO MESMO PC que será utilizado. Você não pode simplesmente pegar um HD/SSD com Windows de um PC e colocar em outro pois muito provavelmente ele não irá dar imagem por não reconhecer o novo hardware e o novo software.

Além disso, leia: 

@JHenri07 Telas azuis durante a instalação do Windows 99% das vezes é defeito de hardware. Siga os procedimentos mencionados pelo @WOZ Dods .

Putz, se eu tivesse visto isso antes de tentar formatar o pc...

Pelo menos já é uma luz no fim do túnel sabe que está relacionado ao hardware

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sempre use isopropanol e papel absorvente. Nunca use nenhum outro produto.

Infelizmente não. Se ligar para os técnicos e conversar, talvez encontre um santo que te cobre pouco, ou nada, para testar sua CPU. Realmente é a parte mais difícil, pois sem o componente à mão você fica na dúvida entre MB e CPU, quem é o culpado. Faça todos os demais testes antes para não perder tempo. Lembre de usar uma pasta térmica de qualidade.

CPU tem garantia sim, de 3 ou 5 anos pela AMD. Mesmo que tenha comprado na china, pode acionar a fabricante e ver se cobrem. 

Vou comprar um isopropanol, e depois eu realizo o teste.

Minha dúvida com a garantia é que comprei no Aliexpress, sem caixa e nem cooler box além de fazer uns 3 meses, sem falar que esse processador foi feito especialmente pra China, mas qualquer coisa eu vou tentar.

No final das contas eu vou entrar em contato com a Kabum, com exceção da CPU, peguei tudo lá.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, finalmente comprei o álcool isopropílico e reinstalei o processador, trocando a pasta térmica e pressionando o heatspreader enquanto baixava a alavanca ( o processador não tinha nenhum pino torto ou quebrado).

Liguei o computador e continuou dando tela azul, nisso eu resolvi troca o slot da memória que eu tava usando, e coloquei um pente no slot 3 que foi o único que eu não tinha usado até agora. Liguei o computador e não deu imagem, aí eu troquei o pente colocando novamente no slot 3, nisso o PC deu imagem e eu consegui instalar o windows, mas quando terminou a instalação deu uma tela azul (PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA).

Agora eu baixei as atualizações do windows e desliguei o pc, será que agora que dar usar ele tem como ver mais algumas coisas e descobrir onde está o erro?

Postado
40 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@JHenri07 Já tentou fazer o reset da sua BIOS?

Eu não tentei resetar a BIOS não.

Mas só complementando o meu último comentário, eu testei de novo o pente que não tava dando imagem. E dessa vez deu, porém o PC quando eu liguei fico meio como se não quisesse ligar, desligando e ligando sozinho, e quando iniciou apareceu aquela tela de quando não inicia direito e tem que apertar F1 e abrir a BIOS

Postado
31 minutos atrás, JHenri07 disse:

Eu não tentei resetar a BIOS não.

Mas só complementando o meu último comentário, eu testei de novo o pente que não tava dando imagem. E dessa vez deu, porém o PC quando eu liguei fico meio como se não quisesse ligar, desligando e ligando sozinho, e quando iniciou apareceu aquela tela de quando não inicia direito e tem que apertar F1 e abrir a BIOS

Isso é sinal de que a BIOS estava ajustando os timings das memórias. Já passou memtest86 nessa memória?

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Isso é sinal de que a BIOS estava ajustando os timings das memórias. Já passou memtest86 nessa memória?

Sim, já testei ambos os pentes no memtest86+, individualmente e as duas juntas.

Deixei o programa rodando umas 5 horas em cada pente, até completar dois pass, e não encontrou nenhum erro (apesar de não reconhecer a fabricante).

Só mais uma dúvida, o memtest ajuda pra saber se tem algum erro na controladora da memória na CPU? Já que é ela que deve envia os padrões do teste para os endereços da memória.

Postado
7 horas atrás, WOZ Dods disse:

@JHenri07 Acredito que sim, pois se a controladora gerasse algum erro esse seria detectado como erro de memória. Fez o update da BIOS? Tentou rodar essas memórias sem dual channel?

Sim, a minha BIOS está para última versão que 2807.

Rodei o windows com cada pente individualmente, e nas duas memórias da tela azul, e a chance dos dois pentes está com defeito é bem baixa.

Como eu tinha baixado o Crystal Disk e a saúde do SSD estava 100%, acho que o defeito está no processador ou placa-mãe.

Falei com alguns técnicos pelo whats e nenhum conseguia testar na hora, apenas levando para outro lugar e devolver no dia seguinte, o que passa zero confiança.

Também me recomendaram usar um programa chamado Strelec, já ouviu falar?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@JHenri07 "Sergei Strelec" é um tipo de mídia bootável com diversas ferramentas (programas) para realizar testes. Extremamente utilizada quando não se tem acesso ao sistema operacional para possibilitar o reparo, o que não é o seu caso já que você pode baixar os mesmos programas sem precisar dessa mídia.

Em 09/03/2021 às 15:03, JHenri07 disse:

SSD XPG Gammix S11 Pro

Eu torço o nariz para este SSD. CANSEI de ver casos aqui no fórum desse exato modelo de SSD causando problemas para diversas pessoas. Se for possível, tente remove-lo e instalar o Windows em outra unidade.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, GabrielLV disse:

@JHenri07 "Sergei Strelec" é um tipo de mídia bootável com diversas ferramentas (programas) para realizar testes. Extremamente utilizada quando não se tem acesso ao sistema operacional para possibilitar o reparo, o que não é o seu caso já que você pode baixar os mesmos programas sem precisar dessa mídia.

Eu torço o nariz para este SSD. CANSEI de ver casos aqui no fórum desse exato modelo de SSD causando problemas para diversas pessoas. Se for possível, tente remove-lo e instalar o Windows em outra unidade.

Show, vou tentar isso.

Acho que consigo pegar um HD emprestado, qualquer coisa eu volta pra avisar aqui.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@GabrielLV Finalmente eu consegui um HD pra poder testar, mas não adiantou muito coisa não, continua dando tela azul.

Os códigos de erro foi DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, e outro foi do kernel locked alguma coisa.

Segunda feira se as restrições aqui em SP acabar vou procurar um técnico pra testar a CPU.

• Moderador
Postado

@JHenri07 Ok. Mas até la, caso queira que continuemos a tentar diagnosticar o problema, faça o seguinte:

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado

@GabrielLV Consegui coletar os dados, mas não deu para instalar o Speccy o PC dava tela azul no meio da instalação.

• A minha fonte é um XPG Core Reactor 850w.

• Eu ligo o PC num filtro de linha da iclamper.

• Uso um adaptador wi-fi/bluetooth da fenvi (mas eu já testei o PC sem ele e continuou a tela azul).

• Não fiz overclock em nenhuma peça do PC.

• Não uso nenhum programa pra atualizar drivers, eu faço pelo gerenciador de dispositivos.

Como não consegui instalar o Speccy, vou colocar eu mesmo a lista das peças do PC.

• Asus B450m plus gaming.

• AMD R5 3500X

• XPG D41 3000MHz (dois pentes de 8gb).

• Asus RX 5600xt evo.

• XPG GAMMIX S11 Pro.

• Adaptador wi-fi fenvi.

• Fonte Core Reactor 850w.

• Cooler Master Hyper 212.

LogsColetados.zip

• Moderador
Postado

@JHenri07

image.png

image.png

image.png

image.png

Existem diversos erros no Visualizador de Eventos apontando para diversos serviços, sendo que pelo que analisei, todos eles estão relacionados a rede.

image.png

image.png

Em 09/03/2021 às 15:03, JHenri07 disse:

Os códigos de erro que apareceram foram:

ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY
INVALID_WORK_QUEUE_ITEM
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
APC_INDEX_MISMATCH
ATTEMPTED_EXECUTE_OF_NOEXECUTE_MEMORY
DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE
e algum que começa com INVALID_ mas eu esqueci o resto

Vários códigos de paradas diferente geralmente indicam defeitos na memória RAM, mas como você disse ter rodado o Memtest, desconsideraremos isso.

Os arquivos .dmp (logs das telas azuis) todos apontam para diferentes Drivers do Windows. Isso geralmente, assim como descrevi nos posts anteriores, indica um defeito de hardware.

Como já tentamos usar uma unidade de armazenamento diferente, testar a memória RAM e as peças são novas, ficamos com: Placa-mãe (e todos os componentes integrados a ela) ou CPU. Como os erros do visualizador de eventos apontam para diversos erros, todos eles relacionados a serviços de rede, eu chutaria que o defeito está na placa de rede.

• Curtir 1
Postado

• Não fiz overclock em nenhuma peça do PC.

Relembrando aqui que XMP ou DOCP são Overclock. É automatizado, mas tão propenso a instabilidade quanto overclock tradicional. Testar seu PC sem isso ligado é importante para certificar-se da estabilidade dele. Muitas vezes quando o OC automático falha, aumentar 0.05 V a tensão de operação das memórias soluciona o problema.

• Não uso nenhum programa pra atualizar drivers, eu faço pelo gerenciador de dispositivos.

Relembrando também que pelo gerenciador de dispositivos, atualizando automaticamente pelo windows update, você só terá acesso aos drivers notoriamente obsoletos da microsoft. Se quiser drivers atualizados, com patches e fixes da fabricante que corrigem problemas de drivers antigos, deve baixá-los diretamente pela página de suporte da página do fabricante. Este é o método correto de se instalar drivers, inclusive, pois é o único que assegura máxima compatibilidade e estabilidade no seu sistema.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, GabrielLV disse:

@JHenri07

image.png

image.png

image.png

image.png

Existem diversos erros no Visualizador de Eventos apontando para diversos serviços, sendo que pelo que analisei, todos eles estão relacionados a rede.

image.png

image.png

Vários códigos de paradas diferente geralmente indicam defeitos na memória RAM, mas como você disse ter rodado o Memtest, desconsideraremos isso.

Os arquivos .dmp (logs das telas azuis) todos apontam para diferentes Drivers do Windows. Isso geralmente, assim como descrevi nos posts anteriores, indica um defeito de hardware.

Como já tentamos usar uma unidade de armazenamento diferente, testar a memória RAM e as peças são novas, ficamos com: Placa-mãe (e todos os componentes integrados a ela) ou CPU. Como os erros do visualizador de eventos apontam para diversos erros, todos eles relacionados a serviços de rede, eu chutaria que o defeito está na placa de rede.

Essa placa de rede que você se refere é o adaptador wi-fi da Fenvi, ou é integrado a placa-mãe? Por que eu já teste sem esse adaptador, e com o cabo de rede continua a mesma coisa

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Relembrando aqui que XMP ou DOCP são Overclock. É automatizado, mas tão propenso a instabilidade quanto overclock tradicional. Testar seu PC sem isso ligado é importante para certificar-se da estabilidade dele. Muitas vezes quando o OC automático falha, aumentar 0.05 V a tensão de operação das memórias soluciona o problema.

Relembrando também que pelo gerenciador de dispositivos, atualizando automaticamente pelo windows update, você só terá acesso aos drivers notoriamente obsoletos da microsoft. Se quiser drivers atualizados, com patches e fixes da fabricante que corrigem problemas de drivers antigos, deve baixá-los diretamente pela página de suporte da página do fabricante. Este é o método correto de se instalar drivers, inclusive, pois é o único que assegura máxima compatibilidade e estabilidade no seu sistema.

Então, eu tinha ativado o XMP pra deixar nos 3000mhz da memória, que antes ficava 2666.

Mas depois de formatar o PC eu deixei desativado.

E os drivers eu baixei os do site da Asus e AMD, nem sei em qual site eu tenho que ir pra baixar todos os que aparecem no gerenciador de dispositivos

Postado
30 minutos atrás, JHenri07 disse:

Então, eu tinha ativado o XMP pra deixar nos 3000mhz da memória, que antes ficava 2666.

Mas depois de formatar o PC eu deixei desativado.

E os drivers eu baixei os do site da Asus e AMD, nem sei em qual site eu tenho que ir pra baixar todos os que aparecem no gerenciador de dispositivos

Resetar a BIOS, configurar o modo de operação dos HDs para AHCI e da bios para UEFI são duas medidas para saber se há alguma configuração nela que possa estar causando instabilidade. Outra coisa importante de se observar é a saúde do HD e das memórias. Para o HD pode usar o Crystaldiskinfo e para as memórias o memtest86. Se não estiver conseguindo mesmo iniciar o windows, pode usar o Hiren's BCD para iniciar uma cópia portátil do windows e rodar programas de diagnóstico.

Os drivers realmente necessários são os de chipset, LAN e Audio (baixe no site da fabricante da placa-mãe), e os drivers de vídeo (site da AMD). Se tiver algum driver adicional no site da Asus, então observe se é importante e instale se julgar que sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!