Ir ao conteúdo

Amd ryzen 5 3500x é bom para jogos em geral?

Ir à solução Resolvido por williann26,

Posts recomendados

Postado

Vou fazer um upgrade no meu PC, e não entendo muito dos processadores da AMD, queria uma ajuda;

Amd ryzen 5 3500x é um bom processador para jogos? Não tenho um jogo especifico, so quero jogar meu PUBG,GTA V de boas. (Não ligo muito p grafico)

Tenho uma RX 570 4GB. O que acham? Pego um proc melhor? (Detalhe que irei comprar no Aliexpress)

https://pt.aliexpress.com/item/4001098266030.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5f8f41a756bEnG&algo_pvid=a767c0f4-b411-4781-8756-0cb4ca5a5855&algo_expid=a767c0f4-b411-4781-8756-0cb4ca5a5855-1&btsid=0bb0623116150488640332201e9b70&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Valeu amigos ❤️ 

Postado

Sim, é um bom processador para jogos, tem uma performance quase semelhante ao Ryzen 5 3600. Para PUGB e GTAV um 3300X também já é mais que suficiente.

Qual é o seu processador atual?

Postado

@Shaman93 Problema do 5 3600 é o preço, atualmente ele está 1450 na Kabum. 😕

@fabkinder Atualmente estou com um i3 6100. Ele roda os jogos que eu jogo tudo de bom, menos no PUBG, que acho que necessita de um processador melhor. Mas o 5 3600 ta mtoooo caro :( 

@PlayerUzumaki Dei uma pesquisada sobre esse 1600AF, falam que ele é muito basico. Fiquei muito na duvida.

A fonte vai ser uma EVGA 600W 80 Plus White

Postado

@williann26

4 minutos atrás, williann26 disse:

Dei uma pesquisada sobre esse 1600AF, falam que ele é muito basico

Básico é mas é superior ao 3500X (da menos FPS mas irá durar mais), mas pegando um Cooler bom e uma placa-mãe boa você pode fazer overclock no 1600AF e empatar a o desempenho do 3500X (talvez até superar).

5 minutos atrás, williann26 disse:

A fonte vai ser uma EVGA 600W 80 Plus White

Se tiver Ok, se for comprar não compre.

Postado

voce ja comprou placa-mãe?

Se não comprou, então mude para o Core i5 10400F que esta custando 1.088 reais e tem desempenho superior ao Ryzen 3600.

Não vale a pena gastar 900 reais nesse 3500x usado da China, que alem do risco de ser tributado ainda vai levar uns 2 meses pra chegar aqui!

• Curtir 1
Postado

@williann26 Prefiro gastar no 1600 do que no 3500X. O 3500X é péssimo para jogar com basicamente qualquer coisa rodando em segundo plano. Quer consultar o chrome enquanto joga? Quer deixar baixando alguma coisa em segundo plano? Vai ver seu desempenho arrastar. Isso se o windows não cismar de começar algum processo maluco e congelar seu PC.

O 1600 é mais barato e entrega desempenho bom para jogos que demandam de CPU sem perder a capacidade de multitasking. Pareando ele com uma B450M DS3H, que é compatível com processadores de até 5ª geração, você terá uma boa plataforma para fazer upgrades no futuro. 

22 minutos atrás, williann26 disse:

Dei uma pesquisada sobre esse 1600AF, falam que ele é muito basico. Fiquei muito na duvida.

Em comparação com o que você tem atualmente ele voa: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i3-6100-vs-AMD-Ryzen-5-1600/2617vs2984

Outra alternativa boa é o Ryzen 3 3100 e o Ryzen 3 3300X, ambos são muito bons para jogos: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i3-6100-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X/2617vs2984vs3715vs3716

O problema é que geralmente o preço deles aqui no Brasil é bem acima do que realmente valem.

A propósito, o 3600 a 1450 reais está em promoção, pois o preço normal dele hoje é 1600.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Vou dar uma pesquisada mais a fundo sobre esse processador... Vi que muita gente falou que não vale a pena comprar o 5 3500x.

E em questão da fonte, porque não comprar? Acha que tem outras melhores?

@gutopereira Vou dar uma pesquisada sobre esse i5, ver alguns teste e tal, valeuzão pela indicação ❤️

Postado
8 minutos atrás, gutopereira disse:

voce ja comprou placa-mãe?

Se não comprou, então mude para o Core i5 10400F que esta custando 1.088 reais e tem desempenho superior ao Ryzen 3600.

Não vale a pena gastar 900 reais nesse 3500x usado da China, que alem do risco de ser tributado ainda vai levar uns 2 meses pra chegar aqui!

10400F não tem esse desempenho que você imagina, especialmente para jogos que estão sendo desenvolvidos dos últimos dois anos para frente, pois todos demandam bom multithreading. Jogos antigos onde single thread é importante podem rodar com desempenho similar nos dois processadores, mas se estiver comprando uma CPU hoje não faz o menor sentido pegar um tão fraco para multithreaded quanto o 10400F por esse preço. Recomendo que compare o desempenho bruto de ambos: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3767vs3481

• Curtir 2
Postado

@williann26

2 minutos atrás, williann26 disse:

E em questão da fonte, porque não comprar? Acha que tem outras melhores?

Isso é uma certeza, fonte 80+ white da EVGA são todas ruins ou meh, se você dizer o quanto tem para gastar apenas na fonte nós poderemos dizer algumas.

• Curtir 1
Postado

@williann26 A Intel comeu poeira até a 10ª geração, agora chegou a 11ª prometendo muito, mas cumprindo mais ou menos o prometido. Sério, os melhores custo/benefício hoje são AMD. Acabei de ver um colega mencionando que o 3300X está custando menos de 900 reais em algum lugar. Fui ver e está mesmo: PROCESSADOR AMD RYZEN 3 3300X QUAD-CORE 3.8GHZ (4.3GHZ TURBO) 18MB CACHE AM4, 100-100000159BOX - R$859,01

Primeira vez que vejo esse modelo custando o que vale. Olhe o review dele: https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-3-3300x-3100-cpu-review

A maior vantagem que ele tem sobre o 1600X é o fato de que o IPC dele é muito melhor, e com isso o desempenho dele em single thread supera em muito os de 1ª e 2ª gerações. Com 4 núcleos e 8 threads ele acaba tendo o melhor custo benefício abaixo do 3600.

• Curtir 2
Postado

@williann26 Super Flower existe faz anos e essa fonte tem além de um selo 80+ gold (que não importa muito mas diz que ela é bem econômica) ela possui um projeto bom e é feita com peças de qualidade, se estiver curioso sobre essas coisas da uma pesquisada ai pois explicar sobre ta assunto é meio complicado.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@williann26 De todas as opções, acredito que o Ryzen 3 3300X seja a melhor opção para você no momento, só rivalizando com o Core i3 10100F.

Você vai precisar de uma placa-mãe nova independentemente da escolha, uma B450 para o AMD ou uma B460 para o Intel.

O bom de optar pela AMD é que você poderá usar memórias com frequências bem mais altas, além de gastar menos energia e gerar menos calor.

Postado
9 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@williann26 Super Flower existe faz anos e essa fonte tem além de um selo 80+ gold (que não importa muito mas diz que ela é bem econômica) ela possui um projeto bom e é feita com peças de qualidade, se estiver curioso sobre essas coisas da uma pesquisada ai pois explicar sobre ta assunto é meio complicado.

Complementando, o que essa fonte tem de bom é componentes melhores e mais duráveis (garantia de 7 anos), mais economia (sua conta de luz agradece), é modular (facilita muito sua vida), tem proteções melhores também. Enfim, fonte é quem garante a durabilidade do seu PC, e eu considero o melhor investimento que você pode fazer se quiser que ele dure. Claro que gabinete também é importante, pois evita superaquecimento, mas nem o melhor gabinete do mundo vai te salvar a hora que tiver uma anomalia na rede e sua fonte deixar passar, ou morrer e te der um prejuízo.

@fabkinder Oh?!?!?! O 10100F rivaliza como se ele está em uma categoria muito abaixo (inclusive abaixo do próprio 10400)? https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-3-3300X-vs-Intel-i3-10100F/3767vs3481vs3716vs3863

• Curtir 2
Postado

@fabkinder Ficam empatados para jogos, mas só se a única coisa que a pessoa fizer na vida for jogar, pois se tiver qualquer coisa rolando no sistema simultaneamente ele vai ter stutterings monstruosos com o 10100F. Isso num sistema operacional que basicamente não faz nada que o usuário não mande (o que não existe), ele vai ter stuttering o tempo inteiro. Sério, não vejo comparação entre os dois, tem um oceano dividindo eles pra mim.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Eu entendo o ponto sobre o 3300X ser superior em jogo (a um nível que nem OC iguala) mas acho melhor investir no 1600AF, até mesmo os consoles estão usando 8/16 então imagina como os jogos irão ficar pesados, eu acho que o 1600AF é superior por isso, seus 6 cores com SMT fazem com que ele dure um tempo muito maior que o 3300X ou o 10100F, mas se o @williann26  não se importa muito com isso, também acho que o 3300X é uma escolha melhor.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Você já testou um? É um processador 4/8, com a performance do i7 7700, que também era 4/8.

Para ter stuttering com um 4/8, só se a pessoa tiver renderizando uma cena 3D ao mesmo tempo que estiver jogando. Nenhum serviço de fundo do Windows vai fazer isso.

Quanto à ter abas de navegador abertas ao fundo, o que vai precisar é de memória e não de processamento.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Concordo que por ter mais threads o 1600 é uma boa opção, mas o IPC dele é inferior, bem inferior. O número de threads não é tão importante quando o IPC é tão diferente. Para se ter uma ideia, o 3300X tem o mesmo desempenho multithreaded (na verdade uma mixaria maior) que o 1600 mesmo tendo 4 threads a menos. 

@fabkinder O número de processos que rodam atrás de um jogo em uma máquina doméstica comum é muito maior do que só o navegador, mas entendo seu ponto de vista. Se a pessoa for rodar linux, eu considero que os dois possam se igualar em desempenho de certa forma, mas em qualquer outra circunstância defendo que o 10100F é bem inferior. A grande verdade é que essa nem é tanto minha maior razão para defender a plataforma AMD, mas sim as possibilidades de upgrade curto e médio prazo com opções de excelente custo/benefício em todas as faixas de preço. Se a pessoa decidir amanhã que vai querer fazer streaming o investimento será mais acertado com um AMD ao meu ver.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Concordo que a longevidade de uma plataforma AMD é bem melhor que da Intel.

O problema é que final do ano / início do ano que vem vão sair as novas plataformas das duas e elas vão migrar para o DDR5 e PCIe 5.0, o que vai exigir um novo soquete (o tão sonhado AM5 e o equivalente da Intel). Então, hoje, tanto faz qual plataforma escolher, visto que vai ser o canto do cisne das plataformas DDR4.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!