Ir ao conteúdo

Amd ryzen 5 3500x é bom para jogos em geral?

Ir à solução Resolvido por williann26,

Posts recomendados

Postado

por falar em gabinete, me deem sugestões também, um baratinho, o meu gabinete é horrível kkkk 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13931/gabinete-gamer-galax-nebulosa-mini-tower-vidro-temperado-sem-fan-black-sem-fonte-gx700

Este é um ótimo gabinete, mas você vai precisar comprar as ventoinhas separadamente, pois ele vem sem.

Existem opções com custo benefício melhor, os colegas podem te ajudar com isso.

• Amei 1
Postado

@fabkinder Não acho que tanto faz, pois se você está montando um PC hoje vai querer extrair o máximo dele enquanto ele durar. Vemos hoje Ryzen 5 1600 sendo comprado por preços relativamente baixos (já foi melhor). Imagina comprar daqui há 5 anos um 3600, 5600 ou superior por um preço baixo? Acho a ideia bastante atrativa.

@williann26 Depende de quanto quer investir no gabinete. Hoje o que tem melhor custo/benefício é o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA. Esse gabinete é quase perfeito, a única coisa que poderia melhorar é o painel frontal que é não é integralmente em mesh. O resto, fonte com instalação inferior, filtragem e painel de vidro temperado, ele tem. De quebra vem com quatro ventoinhas de 120 mm de qualidade, das quais 3 são RGB. Só as ventoinhas custam quase metade do preço do gabinete. 

Se quiser algo mais barato preciso que me diga quanto pode gastar exatamente, pois assim procuro algo que caiba no seu bolso. Na Pichau tinha alguns modelos até recentemente que custavam na faixa de 200 reais que eram razoáveis (apesar de eu não conhecer de perto a qualidade de fabricação), mas tem que lembrar que ainda vai precisar de ventoinhas e 4, que é o volume ideal, custa entre 20 e 30 reais a unidade de qualidade.

No geral esses abaixo são os modelos que indico. Qualquer um deles é bom, mas alguns são Mini-ATX e por isso você tem que observar se serão compatíveis com a placa-mãe escolhida antes de comprar. Os números depois de cada modelo são altura máxima do cooler da CPU, largura máxima da GPU e número de ventoinhas inclusas de fábrica.

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, williann26 disse:

@WOZ Dods Gostei dos teste que você colou ai no link, me impressionou bastante.  Acha que tem algum proc da INTEL nessa mesma faixa de preço, que seja bom também

voce quer um processador pra ficar realizando benchmark ou um processador pra jogar? 

Cuidado porque o forum aqui esta cheio de fanboy da AMD que simplesmente não aceitam qualquer indicação que seja diferente da deles.

Tire as suas próprias conclusões: 

Pra quem não quiser assistir o video inteiro, esse é o resumo.

Vou frizar novamente, PARA JOGOS atualmente os melhores custo beneficio são os Intel 10° geração, o i5 10400F custa 30-40% a menos que o R5 3600 e tem desempenho uns 20% superior.

Já o i3 10100F custa 70% a menos que o 3600 e tem desempenho 10% menor. Em relação ao 1600AF o desempenho é 20% maior custando 20% a menos.

Screenshot_20210128-063239_Samsung Internet.jpg

• Curtir 1
Postado

@williann26 Só esqueci de mencionar que esse gabinete que recomendei acima, ele só suporta placas mãe de tamanho mATX ou menores, que são aquelas placas mais curtas (aquelas que tem M depois do nome: B450M, H410M, etc.).

12 minutos atrás, gutopereira disse:

Vou frizar novamente, PARA JOGOS atualmente os melhores custo beneficio são os Intel 10° geração, o i5 10400F custa 30-40% a menos que o R5 3600 e tem desempenho uns 20% superior.

Já o i3 10100F custa 70% a menos que o 3600 e tem desempenho 10% menor. Em relação ao 1600AF o desempenho é 20% maior custando 20% a menos.

Excetuando-se os Ryzen da série 5000, que são bem melhores que os equivalentes Intel em custo/benefício, concordo totalmente.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, fabkinder disse:

Excetuando-se os Ryzen da série 5000, que são bem melhores que os equivalentes Intel em custo/benefício, concordo totalmente.

Sim. O Ryzen 5600x pode até perder para o 10900k, mas em custo beneficio ele é imbatível. Vamos ver como virá a 11° geração, e principalmente quanto estarão os preços...

Porém, na faixa de preço que o OP quer gastar, esse video do Peperaio deixou muito claro isso que eu falei, só não enxerga quem não quer...

Obs: o i5 10400F estava em promoção semana passada por 999 reais

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Chamar os outros de fanboy sem sequer analisar os argumentos e a discussão prévia só porque quer estar certo não me inspira argumentar em nada. Estou preocupado em ajudar o criador do tópico, não em "ganhar" o argumento. Ser desrespeitoso, por sinal, é algo que justamente me faz perder a graça da conversa. Sobre minha posição em relação às marcas, montei algumas centenas de computadores Intel para meus clientes, não porque eles queriam mas porque é o que eu indiquei. Enfim, julgue como quiser, a ofensa é toda sua.

@williann26 Fiz meus argumentos lá atrás e espero que tenham sido completos. Admito que com Boost o 10100F tem uma margem de vantagem sim, quando sua atividade única for jogar e não quiser ou precisar de mais nada em paralelo, bem como quando você não se preocupar ou incomodar com o stuttering decorrente (isso afirmo por experiência). Vai de você o que acha melhor para seu bolso e para sua diversão. 

Ah, quando você não se importar com jogos futuros também, claro.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
10 minutos atrás, williann26 disse:

@gutopereira Agora fiquei totalmente confuso kkkkk

Então no caso o i3 10100F seria o “melhor” em custo x beneficio?

Se voce não pode gastar muito, o i3 10100F por 635 reais é melhor custo beneficio que 1600AF, 3300x, etc. Vai ter bom desempenho em jogos, mas como o @WOZ Dods mencionou, perde um pouco em multitarefas. Stuttering só vão ocorrer se voce usar uma RTX 3080 pra sugar a ultima gota que o i3 10100F pode oferecer, caso utilize uma placa mediana não haverá stuttering...

Se voce puder aumentar o seu orçamento para em torno de 1.000 reais, o i5 10400F passa a ser esse melhor custo-beneficio, sendo bom também em multitarefas.

Já se voce aumentar o orçamento para acima de 2.000 reais, o Ryzen 5600x é o melhor custo benefício.

Postado
13 minutos atrás, williann26 disse:

@gutopereira Agora fiquei totalmente confuso kkkkk

Então no caso o i3 10100F seria o “melhor” em custo x beneficio?

Tudo vai depender do que você quer para essa máquina e de quanto você está disposto a gastar nela.

- Se você quiser que ela dure 7/10 anos, eu recomendo ir de 3300X hoje e trocar futuramente por um 5600X, pois não vai precisar trocar mais nenhuma peça.

- Se você quiser algo mais barato e que tenha uma performance semelhante ao de cima, vá de i3 10100F, mas provavelmente vais ter que trocar de processador e placa-mãe daqui há 2/4 anos.

Mas não esqueça que, o mais importante para jogar é a placa de vídeo. Não adianta nada ter um processador competente se a placa de vídeo não acompanha. Infelizmente, hoje é a pior hora para comprar uma placa de vídeo e a situação só vai se normalizar lá pela metade do ano que vem (se a pandemia estiver contida).

O que pode baixar os preços das placas de vídeo é quando essa bolha de mineração de Ethereum estourar e encher o mercado com placas de vídeo usadas.

Postado
22 minutos atrás, fabkinder disse:

- Se você quiser algo mais barato e que tenha uma performance semelhante ao de cima, vá de i3 10100F, mas provavelmente vais ter que trocar de processador e placa-mãe daqui há 2/4 anos.

Cara, duvido muito que um 10400F ou um 10700F ficará obsoleto em 2 ou 4 anos. Esses upgrades para um i5 ou i7 ele poderia fazer tranquilamente com uma B460 simples. 

Alias, o i7 10700F não aparece nesse comparativo do Peperaio, mas ele custa os mesmos 2.100 reais do 5600x e tem desempenho muito semelhante em jogos, em alguns até um pouquinho superior. E ainda leva vantagem em multitarefas por ser 8/16 enquanto o 5600x é 6/12

Postado
42 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@gutopereira Chamar os outros de fanboy sem sequer analisar os argumentos e a discussão prévia só porque quer estar certo não me inspira argumentar em nada. Estou preocupado em ajudar o criador do tópico, não em "ganhar" o argumento.

Desculpe por isso...

• Obrigado 1
Postado
35 minutos atrás, gutopereira disse:

Stuttering só vão ocorrer se voce usar uma RTX 3080 pra sugar a ultima gota que o i3 10100F pode oferecer, caso utilize uma placa mediana não haverá stuttering...

@gutopereira Suttering não é só isso, existe também o de o jogo usar de mais a CPU enquanto deixa a GPU meio de lado (ou usa ambos ao máximo) que nem o Cyberpunk por exemplo.

Para mim ou é Ryzen 5 1600AF ou Ryzen 3 3300X, intel está morta até a décima segunda geração para mim (décima primeira ta pior que a décima).

Postado
13 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Para mim ou é Ryzen 5 1600AF ou Ryzen 3 3300X, intel está morta até a décima segunda geração para mim (décima primeira ta pior que a décima).

Não concordo com voce, o jogo só usa muito CPU se a GPU conseguir entregar altas taxas de FPS.  Alem do mais segundo esse seu argumento o 3300x sofreria do mesmo problema que o 10100F que custa 30% a menos. Então nesse caso o i3 é melhor custo beneficio. 

Já o 10400F entrega mais FPS que o 3600 mesmo custando 30% a menos.

E o i7 10700F custa o mesmo valor que o 5600x, entrega um pouquinho a mais de FPS, e ainda vem com 8 núcleos e 16 threads. Pra mim ele tambem é melhor custo beneficio. O preço de lançamento desse i7 era maior do que o 5600x, mas a concorrência fez a Intel reduzir para o mesmo valor!

Postado

@gutopereira

2 minutos atrás, gutopereira disse:

Não concordo com voce, o jogo só usa muito CPU se a GPU conseguir entregar altas taxas de FPS

Fala isso para Cynerpunk e Flight simulator.

2 minutos atrás, gutopereira disse:

Alem do mais segundo esse seu argumento o 3300x sofreria do mesmo problema que o 10100F que custa 30% a menos. Então nesse caso o i3 é melhor custo beneficio. 

3300X tem um multi thread maior fazendo com que esse problema seja menos visível, mas eu também acho que o 3300X não é tão bom assim, falando de longevidade.

4 minutos atrás, gutopereira disse:

Quase nada melhor, ainda mais quando coloca OC  na mesa, e só ta custando menos por que depois que entrou na pandemia preços da AMD subiram muito por motivo nenhum.

5 minutos atrás, gutopereira disse:

E o i7 10700 custa o mesmo valor que o 5600x, entrega um pouquinho a mais de FPS

Isso é mentira, nem mesmo o 10900K ganha do 5600X em single thread (ganha em poucas situações) e sobre o multi thread é bem obvio isso.

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Isso é mentira, nem mesmo o 10900K ganha do 5600X em single thread (ganha em poucas situações) e sobre o multi thread é bem obvio isso.

Sobre o 3600, se ele custasse o mesmo valor que o 10400F eu não veria problema nenhum em indicar ele justamente pela possibilidade overclock. Porém isso implica em gastar a mais com um cooler bom, gastar a mais com placa-mãe melhor, com fonte mais forte. Ao invés de gastar a mais com isso, use esse dinheiro pra comprar um processador melhor...

Mas o fato é que HOJE eles não custam o mesmo preço, por isso que considero o 10400F como melhor custo beneficio atualmente.

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Todos estão na margem de erro (tirando BF 5 e R6) e esse é o 10700K, não o 10700F ou 10700, pode não parecer muito diferente mas o clock passa de 4.8ghz para 5.1ghz.

Provando meu ponto, 5600X empatando ou perdendo por muito pouco contra o 10900k, intel não está valendo a pena, além de precisar de uma placa parruda para rodar qualquer um dos intel core que ganham que custa em média 1000 reais e um water cooler para manter os bixo frios.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki

Concordo que o i9 10900K não vale a pena, ele custa 3.500 reais e acho que só entusiasta compraria.

Mas sobre o video que postei, apesar de ser o 10700K, ele não esta em overclock no jogo...

Por esse valor de 2.100 reais eu iria continuar preferindo pegar o i7 10700F 8C/16T do que o R5 5600x 6C/12T, praticamente o mesmo desempenho em jogos e com esse "plus" de ter mais núcleos e threads.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

Quase nada melhor, ainda mais quando coloca OC  na mesa, e só ta custando menos por que depois que entrou na pandemia preços da AMD subiram muito por motivo nenhum.

Meio que já me fartei do tópico, mas tive que vir aqui elucidar isso. O preço aumentou claramente, e muito, mas isso se deve à alta demanda e baixos estoques. Isso não está acontecendo só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. A AMD infelizmente não está conseguindo atender à demanda, e a Intel que também não estava conseguindo, agora está em evidência como boa alternativa. Se o preço flutuar mais, dá para dispensar, ao menos no Brasil, a AMD e comprar Intel sem peso na consciência se a pessoa realmente puder bancar upgrades de plataforma inteira quando precisar melhorar o PC ou simplesmente não estiver nem aí para isso. 

Se eu fosse investir em plataforma nova antes da pandemia, seria AMD. Hoje, vai depender do preço do dia e de muitos outros fatores, mas o preço do dia tem peso. No geral tem que se observar a MB, potencial para OC, consumo e IPC, eficiência em todos os cenários. Na minha cabeça ainda acho que AMD está ganhando no total dos fatores, mas para jogos, especialmente se você for jogar no Linux que não tem tanta mimiagem em segundo plano quanto o windows (mentira, linux não tem quase nenhuma, porque eu ainda uso windows... Ah, lembrei, porque tenho clientes e preciso estar na mesma plataforma que eles). No geral se você só tem um propósito, que é jogar, e não tem projetos bem afirmados para upgrades a médio prazo, vá de Intel sem medo. Se tem muitas coisas para fazer no PC e não usa ele como console, bem como tem um bom plano de upgrades, vá de AMD. Acho que consegui sintetizar o que penso nesse post. Abraço glra.

1 hora atrás, gutopereira disse:

gastar a mais com placa-mãe melhor

Nenhuma CPU da AMD que eu vi até hoje se beneficia genuinamente de uma "MB melhor". O ganho é pífio para cada 500 reais gastos, então acho melhor um up na CPU do que na MB, SEMPRE. 

Acho sempre engraçado como o povo acha que placa-mãe influencia em desempenho se não estiver rolando um OC pesado... Nem na Intel, nem na AMD, nem na xing ling, rola isso.

E para OC com AMD, o ganho é substancial mesmo com OCs leves, consulte Tom's, anandtech, LTT, etc.

Para OCs leves, qualquer MB serve, até o cooler box da AMD dá conta, mas um cooler basicão de 100 reais já faz quase milagre... Isso quem diz é alguém que só lê sobre, pois tenho pavor de OC. 

Ao invés de gastar a mais com isso, use esse dinheiro pra comprar um processador melhor...

concordo com cada palavra!!!!

Mas o fato é que HOJE eles não custam o mesmo preço, por isso que considero o 10400F como melhor custo beneficio atualmente.

Recomendo a leitura: https://www.tomshardware.com/reviews/best-cpus,3986.html

Claro que tem que levar a flutuação maluca de preços que só tem no Brasil, mas vale ponderar. Se os preços não estiverem condizentes, ou tiver promo de um sobre o outro (e tudo mais mimimi que falei antes), vale ponderar.

• Curtir 2
Postado

Na questão upgrades a Intel ainda tem muito que aprender com a AMD.  

Porém temos que lembrar que a plataforma AM4 acabou. Quem investir nela tem que saber que o ultimo upgrade será a série 5000 que está no mercado já desde o ano passado. Não terá mais upgrades...

Postado

Não concordo com voce, o jogo só usa muito CPU se a GPU conseguir entregar altas taxas de FPS.  Alem do mais segundo esse seu argumento o 3300x sofreria do mesmo problema que o 10100F que custa 30% a menos. Então nesse caso o i3 é melhor custo beneficio. 

Jogos atuais estão se beneficiando mais de singlethread. Isso é a base da minha discussão e argumentação. Hoje temos jogos demais que estavam escravizados pela ignorância da Intel que manteve a mesmíssima plataforma com pequenos incrementos por anos. Com o novo cenário pós o ressurgimento da AMD (que estava basicamente morta por anos), temos novos jogos finalmente sendo otimizados para o uso de muitos threads. Por esta razão questiono quem acha que uma CPU Intel hoje, com IPC menos eficiente ou com menos threads (na verdade é uma soma dos dois) pode superar o que a AMD oferece para jogos futuros. A AMD se investiu em popularizar o que a Intel tinha até pouco tempo como algo da elite, como algo que você tinha que pagar muito mais para ter. Com a próxima geração de jogos veremos a balança mudar drasticamente, e isso é uma previsão que eu fiz similarmente quando a AMD ainda estava competindo de igual para igual, anos atrás, porém minha previsão foi pela Intel.

@gutopereira Tudo se reduz ao custo/benefício e ao valor do produto no momento da compra, bem como a perspectiva de upgrade e todos os fatores futuros. Acho que o 10100 é uma boa CPU para quem tem menos de 700 para gastar, mas para quem tem mais e quer investir, tem outras opções. Insisto que leia a matéria atual que postei acima.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nenhuma CPU da AMD que eu vi até hoje se beneficia genuinamente de uma "MB melhor".

Recomendo a leitura: https://www.tomshardware.com/reviews/best-cpus,3986.html

Esse site não reflete os preços praticados aqui no Brasil. Venho acompanhando os preços do 10400F e do 3600 desde o segundo semestre do ano passado, e sempre estão nessa média de 30-40% a menos para o i5...

Sobre a placa-mãe, o que eu quis dizer é que uma placa com VRM de muitas fases e um bom dissipador é quase mandatório pra quem vai fazer overclock.

• Curtir 1
Postado
agora, gutopereira disse:

Esse site não reflete os preços praticados aqui no Brasil

Depende. Quando tem estoque, o preço é bem similar. Quando a demanda aumenta e o estoque fica baixo, o preço sobe rápido e chega nas nuvens.

1 minuto atrás, gutopereira disse:

Venho acompanhando os preços do 10400F e do 3600 desde o segundo semestre do ano passado, e sempre estão nessa média de 30-40% a menos para o i5...

Tive uma experiência avessa à sua. Comprei 3600X por 1500 reais recentemente, quando ele deveria (pelos preços praticados) estar custando no mínimo 1700. Não tenho acompanhado Intel tão atentamente pela questão de upgrade, que é essencial para meus clientes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...