Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock em memorias de 3.2ghz


Samuka_
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

boa noite, eu já fiz OC em processador, placa de vídeo só nunca fiz na memória por esse motivo quero a ajuda de alguém. Primeiramente minha config

Spoiler

Fonte cx550

Placamae B450 Aorus M

Processador R5 3600

GPU Rx 5700 XT PowerColor Red Devil

16GB (8x2) @3200MHZ

Armazenamento SSD goldenfir 128GB + HD Seagate Firecuda 2TB

minhas memórias são 2 (dois) pentes de 8GB totalizando 16GB numa frequência de 3200MHz as memórias especificamente são essas (identicas em dual channel)

Team Group T-Force Vulcan Pichau Tlprd48g3200hc16c01

dá pra subir o clock delas? lembrando que quero fazer isso por puro entusiasmo, se eu conseguir mais velocidade ótimo, mas esse não é o objetivo principal.

como eu disse não sei muita coisa sobre isso, do que preciso saber? tem alguma videoaula no YT? algum tópico, qualquer direção que vcs possam me dar. eu vi um topico parecido se o @Imakuni poder me ajudar também ficaria agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Por bem ou por mal, OC de RAM é meio no feeling... coloque a tensão em 1.4v direto e os timings manualmente no valor da etiqueta. Depois vá subindo a frequência até ter problemas; aumente todos os timings em 1 e tente novamente. E depois a frequência de novo. Boa sorte achando o balanço - depois que estiver satisfeito, tente baixar os timings um de cada vez.

 

Ah, e como dica, garanta que Fclk e Uclk estão iguais ao clock real da RAM que você colocar (ex: 3200 -> 1600). A placa-mãe deveria fazer isso automaticamente, mas às vezes não é o caso, então não custa nada mandar na marra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o Ryzen DRAM calculator para calcular os timings da RAM, ele calcula com base na versão do chip da RAM e da geração do processador, para pegar qual é o chip da RAM você pode usar o Thaiphoon Burner, a empresa do Thaiphoon da IPBlock no Brasil, então recomendo um Proxy Online para acessar o site e baixar o aplicativo.

 

Esse vídeo mostra como usar as duas ferramentas: https://youtu.be/Bwr7sl5eZUM 

 

Edit/Observação: NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS AO SEU HARDWARE. (Apesar que nunca ví uma RAM dando problemas com overclock, você só precisa tomar cuidado com a tensão que vai colocar.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Imakuni disse:

Por bem ou por mal, OC de RAM é meio no feeling... coloque a tensão em 1.4v direto e os timings manualmente no valor da etiqueta. Depois vá subindo a frequência até ter problemas; aumente todos os timings em 1 e tente novamente. E depois a frequência de novo. Boa sorte achando o balanço - depois que estiver satisfeito, tente baixar os timings um de cada vez.

 

Ah, e como dica, garanta que Fclk e Uclk estão iguais ao clock real da RAM que você colocar (ex: 3200 -> 1600). A placa-mãe deveria fazer isso automaticamente, mas às vezes não é o caso, então não custa nada mandar na marra.

Tem algum tópico por aqui que me dê mais informações? Pois até agora só sei o que é tensão e clock, os termos: timings, Fclk, Uclk são totalmente desconhecidos

Creio que eu precise de uma base antes de começar pra saber o que estou fazendo; pode ser um vídeo, qualquer coisa

10 horas atrás, Rui Guilherme disse:

Você pode usar o Ryzen DRAM calculator para calcular os timings da RAM, ele calcula com base na versão do chip da RAM e da geração do processador, para pegar qual é o chip da RAM você pode usar o Thaiphoon Burner, a empresa do Thaiphoon da IPBlock no Brasil, então recomendo um Proxy Online para acessar o site e baixar o aplicativo.

 

Esse vídeo mostra como usar as duas ferramentas: https://youtu.be/Bwr7sl5eZUM 

 

Edit/Observação: NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS AO SEU HARDWARE. (Apesar que nunca ví uma RAM dando problemas com overclock, você só precisa tomar cuidado com a tensão que vai colocar.)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuka_ disse:

Tem algum tópico por aqui que me dê mais informações? Pois até agora só sei o que é tensão e clock, os termos: timings, Fclk, Uclk são totalmente desconhecidos

FCLK = clock da Infinity Fabric.

UCLK = clock do cache do processador.

 

Na real que não importa saber o que é porque você não vai mexer. Quer dizer, vai forçar ficar igual ao clock real da RAM, mas não é como se você tivesse que chutar esse overclock.

 

Infelizmente eu não vou ter um vídeo legal para te recomendar, faz tempo que eu aprendi a mexer e muito disso vai no feeling mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

tentei aqui foi meio que um desastre

sem mexer em outras coisas (apenas tensão e clock) consegui 3600 com 1.35 eu não sei mexer em timings e como você falou que não tem nenhuma videoaula pra me recomendar não sei como vou aprender

mas consegui subir 400mhz de forma simples, pra que serve a modificação nos timings? alcançar maiores clocks ou corrigir alguma coisa? poderia me dizer a relação do clock com o timing?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Samuka_ disse:

tentei aqui foi meio que um desastre

sem mexer em outras coisas (apenas tensão e clock) consegui 3600 com 1.35 eu não sei mexer em timings e como você falou que não tem nenhuma videoaula pra me recomendar não sei como vou aprender

Em parte, na tentativa e erro.

 

23 horas atrás, Samuka_ disse:

mas consegui subir 400mhz de forma simples, pra que serve a modificação nos timings? alcançar maiores clocks ou corrigir alguma coisa? poderia me dizer a relação do clock com o timing?

Salvo uma ou outra exceção, os timings são uma medida de ciclos de espera para dar tempo da RAM fazer o que precisa; ou seja, quanto menor, melhor, pois diminui o tempo ocioso. Mas se diminuir de mais, você tem erros porque o hardware precisava de mais tempo para terminar uma dada operação. Então você tem achar o balanço do menor possível que ainda fique estável.

 

Sobre clock e timings, quanto maior o clock, menor o intervalo de cada ciclo, então conforme você aumenta a frequência, vai ter que aumentar os timings para manter o tempo de espera o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2021 às 22:39, Imakuni disse:

Ah, e como dica, garanta que Fclk e Uclk estão iguais ao clock real da RAM que você colocar (ex: 3200 -> 1600). A placa-mãe deveria fazer isso automaticamente, mas às vezes não é o caso, então não custa nada mandar na marra.

to mexendo nos timings agora, tentando né, não vai 3800 nem a pau devo estar fazendo algo de errado porque de 3600 pra 3800 são míseros 0.2ghz

pode me explicar essa parte que acabei de citar que você comentou? como faço pra saber que Fclk e Uclk estão iguais ao clock real da ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Imakuni disse:

Use o Zentimings, ele mostra isso.

sim estão iguais

já subi mais de 4 cada timing mas ou fica instavel ou não liga, 3600 funciona mas a partir de 3733 não vai por nada

tem alguma opção na bios especifica que precisa estar ativada? ou as memorias q não aguentam mesmo

pois 3600 não precisei mexer em nada, nem na tensão. subiu em 1.20V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Samuka_ disse:

sim estão iguais

já subi mais de 4 cada timing mas ou fica instavel ou não liga, 3600 funciona mas a partir de 3733 não vai por nada

tem alguma opção na bios especifica que precisa estar ativada? ou as memorias q não aguentam mesmo

pois 3600 não precisei mexer em nada, nem na tensão. subiu em 1.20V

Jogue a tensão em 1.4v direto. Comece por aí antes de continuar mexendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Jogue a tensão em 1.4v direto. Comece por aí antes de continuar mexendo.

eu já fiz isso também, joguei até 1.45v mesmo você falado que era perigoso ou não recomendável, não lembro

tensão em 1.45 e subi os timings, subo o clock, o windows não inicia ou inicia e depois a tela pisca umas 3x e desliga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuka_ disse:

eu já fiz isso também, joguei até 1.45v mesmo você falado que era perigoso ou não recomendável, não lembro

tensão em 1.45 e subi os timings, subo o clock, o windows não inicia ou inicia e depois a tela pisca umas 3x e desliga

Se é esse o caso, paciência. Não tem problema ficar com 3600 ao em vez de 3800. Se esse é o limite de frequência, tente agora baixar os timings o máximo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Se é esse o caso, paciência. Não tem problema ficar com 3600 ao em vez de 3800. Se esse é o limite de frequência, tente agora baixar os timings o máximo possível.

outro problema, já deduzi isso também só de abaixar um timing já começa a apitar o PC e reseta as configs da bios, algo de errado não está certo. Ou esse é o limite mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Samuka_ disse:

outro problema, já deduzi isso também só de abaixar um timing já começa a apitar o PC e reseta as configs da bios, algo de errado não está certo. Ou esse é o limite mesmo

Uma hora não abaixa mais, isso é normal. Tente mexer nos primários um de cada vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Uma hora não abaixa mais, isso é normal. Tente mexer nos primários um de cada vez.

esse ultimo primario que tem mais consegui 21, é normal ficar tão baixo assim?

image.png.b0e37dca2979afa50495c00a7aeabc5e.png

esses são os timings primários da minhas memórias ficou:

 

15  -  18  -  18  -  21           @3600mhz 

ao tentar abaixar mais fica instável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Samuka_ disse:

esse ultimo primario que tem mais consegui 21, é normal ficar tão baixo assim?

image.png.b0e37dca2979afa50495c00a7aeabc5e.png

esses são os timings primários da minhas memórias ficou:

 

15  -  18  -  18  -  21           @3600mhz 

ao tentar abaixar mais fica instável

Está estável? Passou várias horas de Prime95 Large e memtest via boot? Se sim, não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2021 às 18:24, Imakuni disse:

Está estável? Passou várias horas de Prime95 Large e memtest via boot? Se sim, não tem problema.

 Estável, experimento concluído, devo ter ganhado algum desempenho no Windows

Ainda não aumentando tanto ela está bem veloz, mesma velocidade do Ryzen 5 3600 (3.6ghz)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!