Ir ao conteúdo

Qual a melhor para placa-mãe Dual-Channel, 4x8gb - 2x16gb?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho uma placa-mãe Dual-Channel com 4 slots para memória ram (x570 aorus elite) e 2x8gb da Hyperx DDR4 2400mhz. 

Eu gostaria de saber o que compensa mais nessa situação, se é comprar mais 2x8gb pra colocar nos 2 slots que eu ainda tenho, ou se é melhor trocar para 2x16gb.

Se for ajudar para a escolha, trabalho com design, animação e edição de vídeo (não utilizo tanto o computador para jogar). 

Obrigado.

Postado

@GusGraf na real que minha pergunta é mais sobre a memória ram. E eu tenho um ryzen 7 3800x

8 horas atrás, gutopereira disse:

@Kauê Watanabe

Acho que não faz diferença usar 4x8Gb ou 2x16Gb, o desempenho é o mesmo.

Como voce ja possui 2 pentes de 8Gb, eu compraria mais 2 iguais a ele...

sei que o dual channel não vai ativar, mas não sei vai me trazer muitas desvantagens.

• Membro VIP
Postado

@Kauê Watanabe Primeiro é tentar entender porque você precisaria de 48GB, já que é uma quantidade surreal de memória. 32GB já é muita coisa.

Eu iria em um meio termo que é vender esses pentes de 8GB e comprar 2 pentes de 16GB com frequência maior (3200MHz).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Kauê Watanabe disse:

sei que o dual channel não vai ativar

e por que nao iria?

1 hora atrás, Kauê Watanabe disse:

mas não sei vai me trazer muitas desvantagens.

na verdade vai sim

• Solução
Postado
8 minutos atrás, Kauê Watanabe disse:

@Math.Pi Sim, essa é minha dúvida na real. Se eu troco as 2x8 por 2x16 ou eu coloco mais 2x8 pra dar 32gb. Meu objetivo é chegar nos 32gb, só não sei qual compensa mais.

Usando 4x8Gb ou 2x16Gb voce irá ativar sim o dualchannel em ambas as situações. A única vantagem seria se voce colocasse memórias de frequencia mais alta, mas se o seu objetivo não são jogos então isso é besteira. Eu compraria mais 2 pentes de 8Gb de mesma frequencia que o seu atual e pronto, assunto resolvido!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Yan_ disse:

@gutopereira 4x8GB tem a vantagem do Quad Rank ( não quad channel )

Eu vejo isso como uma desvantagem. Controlador de memória vai trabalhar mais e não terá ganho significativo, ao contrário de ser memórias de frequência (e consequentemente banda) mais alta.

• Membro VIP
Postado

A vantagem que eu vejo é economizar uns trocados comprando memórias de menos GB. Tirando isso, só teremos desvantagens, começando do princípio que o novo kit não será exatamente o mesmo do antigo, o que já afetaria diretamente a latência e talvez a frequência.

Mas como você disse, não é uma estação gamer e as perdas podem ser insignificantes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...