Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria de saber qual processador Intel Core i9 é melhor segundo os seguintes parâmetros:

• Uso de enegia elétrica: quanto menor, melhor.
  • Escalabilidade (possibilidade de fazer upgrades em outros componentes, ou de trocá-lo por um melhor no futuro): quanto maior, melhor.
  • Eficiência (Aqui acredito que entrem vários fatores, só me resta dar um exemplo em meus termos de leigo que sou: digamos que eu esteja jogando um jogo do tipo Real Time Strategy onde muitos cálculos devem ser feitos por unidade de tempo, além de outras operações que envolvem entrada e saída de dados, leitura e escrita de memória e drive, etc. Dado tudo isso, quanto mais rápido, melhor).

Se for necessário usar Over Clocking, que seja bem fácil e não afete a durabilidade do processador ou algum outro componente. Não gosto de mexer em coisas que não entendo bem, ainda mais quando envolve coisas como potênciacorrente, tensão... (Eu era nota 10 em Física até chegar em Eletricidade, peguei um certo trauma).

Orçamento: Menos de R$ 7,000.00

Obrigado pela atenção.

• Membro VIP
Postado

@Fingal

• Os modelos mais simples tendem a ser mais econômicos.

• Esqueça. i9 é o limite daquele socket. A intel quase nunca reaproveita suas placas em gerações posteriores. 

• Eficiência é melhor nos modelos mais novos. Desde que não peguei gerações antigas.

Postado

@Math.Pi

Olá, obrigado pela resposta.
A pergunta seria: levando em conta os 4 fatores (incluindo a ausência da necessidade de se lidar com OC ou a facilidade em fazê-lo), qual modelo vocês aconselham?

Quando eu mencionei a escalabilidade, me referia também a outros componentes. Por exemplo, se um processador tiver algum fator que limite qual placa-mãe devo comprar, além do soquete, e se isso limitar as formas como eu poderia fazer um upgrade no computador, então segundo o critério da escalabilidade, esse processador teria uma nota mais baixa.

Existem 11. Não exatamente uma dúzia, mas só por um. 😁

Postado

@Fingal Dentre o modelo F todos são bons de especial o I5 e I7, todos que tem K são desbloqueados para OC então você poderá alterar tensão clock e os demais do OC, melhor ainda se for os KF pois eles são desbloqueados para OC e não tem video Integrado. Se for para OC extremo os indicados são esses:

I5 10600KF

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199315/intel-core-i5-10600kf-processor-12m-cache-up-to-4-80-ghz.html

I7 10700KF

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199325/intel-core-i7-10700kf-processor-16m-cache-up-to-5-10-ghz.html

E o I9 o melhor!!!

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/i9-processors/i9-10900k.html

Mas como pretende fazer o OC basico e fácil:

I5 10600F

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/i5-processors/i5-10600.html

I7 10700F

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199318/intel-core-i7-10700f-processor-16m-cache-up-to-4-80-ghz.html

Dentro do modelo da AMD o melhor é o Ryzen 9 5950X

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-9-5950x

Atualmente o melhor para OC de quem NÃO sabe fazer, chegando Há seus 5.1ghz em um núcleo, somente com o turbo boost, podendo chegar e consumindo menos do que os da Intel. É o melhor em renderização bruta!

• Curtir 1
Postado

@Gustolinha 

Olá! Obrigado pela resposta.
Este aqui é KF, mas não encontro no site da Intel (a menos que o nome lá seja apenas 10900K?). Seria esse aí abaixo?

Eu ia mandar aqui um link, mas é de uma loja famosa, não sei se posso. Vou postar o nome completo da página no lugar do link (acho que se você colar no google, ou no seu caso, apenas ler esses códigos todos, você vai saber responder):

Processador Intel Core i9-10900KF, Cache 20MB, 3.7GHz (5.3GHz Max Turbo), LGA 1200 - BX8070110900KF

Edit: Esse da AMD está cerca de 3,000.00 mais caro. Acima dos R$ 7,000.00 do orçamento, mas só por cento e poucos Reais. Vale a pena os 3 mil a mais? Em termos de economia de energia a longo prazo, mas também componentes compatíveis (placa-mãe, memórias, fonte, etc).

Postado

@Fingal Pode sim, mandar links, sobre sua pergunta eu não entendi, poderia me mandar de uma forma mais clara?, o melhor processador da linha Intel é o I9 10900KF, no Turbo Boost chega em até 5.3ghz em apenas um núcleo, mais eu acho que tem uma maneira de desbloquear e fazer com que todos núcleos chegam em 5.3ghz, mas ae precisaria de um water cooler de 300W para aguentar ele tranquilinho!

I9 10900KF 

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199331/intel-core-i9-10900kf-processor-20m-cache-up-to-5-30-ghz.html

e water cooler para "tancar" o I9:

https://www.kabum.com.br/produto/103356/water-cooler-corsair-h100x-hydro-series-120mm-led-branco-cw-9060040-ww

Loja mais barata e confiavel com garantia e tudo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13896/processador-intel-core-i9-10900kf-370ghz-530ghz-turbo-10-geração-10-cores-20-threads-lga-1200-bx8070110900kf

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Fingal disse:

Se for necessário usar Over Clocking, que seja bem fácil e não afete a durabilidade do processador ou algum outro componente.

Isso simplesmente não existe.

Overclock não é fácil, tampouco difícil. Mas o usuário tem que saber o que está fazendo pra que não acabe aplicando tensão demais e consequentemente fazendo o processador superaquecer e todo tipo de coisa. Ainda é possível fritar um processador com tensão excessiva e temperatura porém felizmente os processadores modernos contam com recursos de proteção, o que torna evitável que isso ocorra nos dias de hoje.

De um jeito ou de outro o overclock vai pode ter efeitos sobre a durabilidade do processador também, porém isso é tão ínfimo que sequer vale a preocupação, a maioria dos processadores dura 20 anos ou até mais se usado sobre condições normais, não é um overclock sutil ou moderado que vai fazer com que ele dure menos, se reduzir alguma coisa vai ser <0.5% desse tempo, o que chega a ser irrelevante. O que faz com que um processador possa ter um tempo de vida muuuuuuuuito menor são overclocks extremos, mas ai estamos falando de competições entre overclockers, nitrogênio líquido, 7.0 GHz+ e uns 2V só pra manter o processador por poucos minutos as vezes.

Para todos os efeitos, o turbo do processador não é overclock.

Postado
1 hora atrás, Fingal disse:

Gostaria de saber qual processador Intel Core i9 é melhor segundo os seguintes parâmetros:

Para todos os 3, a resposta é a mesma: não compre nenhum Intel, pegue um Ryzen 5xxx que todos são melhores em desempenho e também em consumo de energia do que os seus equivalentes da intel. E claro, a plataforma vai até 16 núcleos caso queira, ao passo que a atual da Intel para em 10 / 8 na geração mais recente.

A princípio, um 5800x seria um bom começo. Com 8 núcleos você fica com folga para fazer o que quiser, e também não precisa se preocupar tanto com resfriamento e placa-mãe. Combine com uma B550 que tenha função de Bios flashback (para você poder atualizar sozinho) e é sucesso.

• Haha 1
Postado

@Amanda Gonçalo Com desbloqueio se torna um OC sim, de 3.8ghz para 5.3ghz em todos núcleos se torna sim OC mas não se for Turbo Boost normal, ou seja terá que alterar tensão e o Clock, mais sobre o I9 ele irá trabalhar normal com a frequencia de 5.0ghz é só pesquisar um pouco sobre que vai achar varias pessoas explicando como é fácil fazer OC no I9 KF, só terá que fazer varios teste para ter certeza que ficou estavel!

Postado

@Imakuni Olá. Obrigado pela resposta. Eles são um pouco mais caros, os AMD Ryzer 9. Eu me pergunto se esse aumento de preço se tornaria cumulativo levando em consideração os outros componentes (placa-mãe, fonte e qualquer outra coisa que fosse específica pra que o AMD Ryzer 9 rode 100% em comparação com um Intel Core i9 equivalente).

@Amanda Gonçalo Eu entendo o que você diz. Existe a interface gráfica com todos as opções e até pre-sets com tudo prontinho. Se existir um que, dado um pre-set provavelmente comum às placas-mães que suportam ele (ou seja, você escolhe uma opção e tudo fica "turbo"), então esse seria um "fácil". Mas mesmo assim, ainda deve ter possíveis interações com switches na placa de vídeo ou placa-mãe... não sei.

Enfim, se precisar de OC, que seja fácil e seguro, levando em consideração as interfaces gráficas e a possibilidade de um leigo como eu fazer bobagem mesmo mexendo em quase nada.

@Gustolinha Esse último está mais barato, mas o penúltimo já vem com o water cooler certo (espero que seja o certo, com uma razoável margem de segurança).

Postado
12 minutos atrás, Fingal disse:

Olá. Obrigado pela resposta. Eles são um pouco mais caros, os AMD Ryzer 9. Eu me pergunto se esse aumento de preço se tornaria cumulativo levando em consideração os outros componentes (placa-mãe, fonte e qualquer outra coisa que fosse específica pra que o AMD Ryzer 9 rode 100% em comparação com um Intel Core i9 equivalente).

São um pouco mais caros porque você está falando de um processador com mais núcleos (12 ou 16 VS 8 ou 10 da Intel) e com núcleos individualmente melhores. Se quiser baratear, compare com o 5800x que já continua melhor que qualquer coisa do soquete 1200 da Intel.

Postado

@Imakuni A minha preocupação é com o preço do resto do computador compatível com um AMD Ryzen 9 (todas as outras coisas que eu teria que comprar pro AMD Ryzen 9 rodar) em comparação com o preço do resto necessário pro Intel Core i9 rodar. Seria o resto de um computador baseado num AMD Ryzen 9 igualmente mais caro? Ou seria até mais barato e acabaria compensando a diferença de preços? Ou a única diferença seria entre os preços dos processadores em si?

Pergunto isso porque o processador é apenas o primeiro passo. Uma vez que eu decidir qual, vou ter que perguntar a vocês sobre todo o resto.

Postado
1 hora atrás, Gustolinha disse:

Mas como pretende fazer o OC basico e fácil:

você indicou justamente dois modelos que não são desbloqueados, apenas os que terminam em "K" são desbloqueados e apenas placas-mãe da série "Z" fazem OC, já na AMD todos os CPUs são desbloqueados e apenas as placas da série A são bloqueadas

44 minutos atrás, Gustolinha disse:

e water cooler para "tancar" o I9:

240mm não tanca i9 com OC, o CPU ( i9 10900k ) chega a consumir quase 300W, o TDP com certeza não vai ser de 125W como informado pela Intel

34 minutos atrás, Gustolinha disse:

mais sobre o I9 ele irá trabalhar normal com a frequencia de 5.0ghz é só pesquisar um pouco sobre que vai achar varias pessoas explicando como é fácil fazer OC no I9 KF

em um núcleo*

• Curtir 1
Postado

@Yan_ Olá. Gostaria de fazer uma pergunta: você acha que seria difícil pra alguém que nunca teve um processador AMD usar um computador baseado em um? Alguma coisa mudaria na minha experiência ao ponto de eu ter que aprender algo novo?

Postado
1 minuto atrás, Fingal disse:

você acha que seria difícil pra alguém que nunca teve um processador AMD usar um computador baseado em um?

eu sempre tive intel até o final de 2020, sinceramente? É a mesma coisa

1 minuto atrás, Fingal disse:

Alguma coisa mudaria na minha experiência ao ponto de eu ter que aprender algo novo?

como todos os CPUs AMD são desbloqueados, desde um Ryzen 3 1200 até um Ryzen 9 5950X, provável que só aprender ( caso queira ) a fazer OC em CPU e RAM

• Curtir 1
Postado

Gente, tem esses dois aqui:

Dois I9 no site da intel

Ambos são i9 10900 (um com K, outro sem). A diferença entre eles é pequena se considerar ambos em "turbo" (0.1 GHz). Esse primeiro, sem o K, parece consumir relativamente pouca energia (TDP 65W), o mesmo que o segundo AMD. Os preços deles na loja indicada aqui por um dos usuários me ajudando:

Intel Core i9 10900
Intel Core i9 10900K

Há também esses dois AMD (infelizmente, o site da AMD não está funcionando muito bem no meu navegador, os links não estão funcionando - o ponteiro não muda de seta para mãozinha, e não adianta clicar nos links. Também não encontrei uma ferramenta de comparação. Deve ter esse tipo de coisa, mas só achei páginas que parecem propaganda ao invés de serem técnicas. No entanto, o site da loja fornece algumas especificações técnicas)

AMD Ryzen 9 5900X

AMD Ryzen 9 3900X

Os preços dos processadores AMD são maiores, e, ao menos até onde os números mostrados nas especificações mostram, eles parecem ser inferiores.

Minha dúvida: Parece-me que minha melhor opção é o primeiro da Intel, mas magino que se comprá-lo, vou ter que desbloquear pra atingir o turbo, estou certo? Se sim, é possível fazer isso com um tutorial, ou vou ter que pagar um técnico?

Postado
2 minutos atrás, Fingal disse:

Esse primeiro, sem o K, parece consumir relativamente pouca energia (TDP 65W)

TDP não é consumo e o sem K não faz overclock

3 minutos atrás, Fingal disse:

Os preços dos processadores AMD são maiores, e, ao menos até onde os números mostrados nas especificações mostram, eles parecem ser inferiores.

o 3900X de fato é inferior, mas o 5900X dá um coro nesses dois i9

3 minutos atrás, Fingal disse:

Parece-me que minha melhor opção é o primeiro da Intel, mas magino que se comprá-lo, vou ter que desbloquear pra atingir o turbo, estou certo?

não é possível desbloquear, é coisa fisica, dentro do die do processador

quer dizer, possivel é, mas 99% de chance do CPU morrer

• Curtir 1
Postado

@Yan_ @Fingal Destravando todo o potencial do processador!

Mano dentro dos preços atuais o I7 10900k vai ser o melhor custo e beneficio que vai ter, nem tão caro mais não chega a ser barato!, chegará em até uns 4.8ghz de boa, com um water cooler de 240 ou mais milimetros! 

Postado

@Gustolinha devo dizer que:

1 - isso não é overclock

2 - o problema foi a placa-mãe, pois as mais hi-end deixam o TDP passar de 125W, além do limite pré-setado da Intel

3 - se não tiver uma refrigeracao hi-end seja WaterCooler de 360mm ou WaterCooler Personalizado, vai passar fácil de 100C

4 - e não sei se isso existe para os processadores não K

Postado

@Yan_ ???? Eu sei que isso não é 100% um OC mais literalmente o computador vai consumir mais quando precisar assim aumentando o clock, se ele quiser mais desempenho aí sim ele pode fazer OC mais se não pode desbloquear a "potencia" interior do processador!, litelamente esse é o melhor CPU que terá para OC na media de 2000 á 2700 mil, só precisará de um water cooler bom, e uma pasta termica boa e eficiente!!!.

Na minha opinião eu iria nele!!

Postado

@Gustolinha um watercooler bom e uma pasta boa não é suficiente, afinal o CPU testado ali é o 10700K e não o 10900K

mas de fato, se não quer fazer OC e quer destravar o processador, é uma alternativa boa sim

Postado

@Yan_ Então mano eu estou sugerindo o I7 mesmo, o I9 tem pouca diferença e custa muito mais, mas ele literalmente é uma boa escolha, menos de 3000mil você compra ele e um water cooler suficiente para aguenta ele de boa.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ @Gustolinha 

Eu realmente não entendo nadinha de OC.

Aqui está a definicão dada pela intel do que seria Thermal Velocity Boost:

Citação

Intel® Thermal Velocity Boost (Intel® TVB) é um recurso que aumenta, de forma oportuna e automática, a frequência do clock acima das frequências da tecnologia Intel® Turbo Boost de núcleo único ou multinúcleo, com base no quanto o processador está operando abaixo de sua temperatura máxima e se houver orçamento de energia turbo disponível. O ganho de frequência e a duração dependem da carga de trabalho, dos recursos do processador e da solução de resfriamento do processador.

Esses valores chamados Frequência da Intel® Thermal Velocity BoostFrequência turbo max e esse terceiro Frequência baseada em processador,não são todos 3 têm esses valores. Vejam:

Os do i9 mais barato, na ordem mencionada: 5.20 GHz, 2.80 GHz e 5.20 GHz (R$ 3.447,13)

Os do i9 mais caro, na ordem mencionada: 5.30 GHz, 3.70 GHz, 5.30 GHz (R$ 4.021,84)

Os do i7: -, 3.80 GHz, 5.10 GHz (R$ 3.125,29)

Comparando os 3: Comparação: i9-10900K vs i9-10900 vs i7-10700K

Entre os dois primeiros, esses valores, o TDP e a "Especificação de solução térmica" são os únicos valores nos quais eles diferem ali na comparação que eu enviei. Se contar o i7, praticamente tudo é diferente, mas a primeira coisa que me chama a atenção é a ausência desse valor "Frequência da Intel® Thermal Velocity Boost".

O que eu entendi, baseado no que li no site da Intel, é que, se houver energia e a temperatura atual do processador permitir, o Thermal Velocity Boost automaticamente muda a frequência do clock pro valor indicado, sem eu precisar desbloquear nada (bastando, claro, que eu tenha uma fonte e um sistema de cooling que permitam que essa coisa funcione).

Postado

@Fingal Então mano resumindo, o processador tem 10 núcleos supondo, os 5.30ghz vão se aplicar em somente 1 desses 10, que é o núcleo 0 (o primeiro) os demais ficaram na frequencia base do processador,ou seja 2.8ghz. Sobre ele desbloquear sozinho é sobre o que eu estava dizendo, de comprar uma placa-mãe boa e um water cooler tambem, assim a propria placa-mãe te dará uma opição de tirar o limite de TDP, assim ele irá consumir mais e subirá seu clock.

I7 10700K seria melhor para isso.

• Curtir 1
Postado

@Gustolinha Entendi. A menos que eu prefira o i9-10900K (pagando quase R$ 1,400.00 a mais). Veja aqui uma comparação entre os dois: i9-10900K vs i7-10900K. Não parece que as diferenças valem R$ 1,4000.00, mas eu não entendo muita coisa.

Qual o veredito final depois de ver a comparação? Se ainda for o i7, vou esperar mais umas 24 horas por eventuais segundas opiniões e se nao houverem, vou marcar como respondida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...