Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando aleatoriamente e tela piscando na Bios


Posts recomendados

Pessoal, tudo bem?

Tenho tido problemas com o pc da assinatura. Montei ele no início de 2020, e na época tinha uma placa de video mais antiga (GTX 1070), e não tinha problemas com ela, pc rodando normalmente. Porém, em Abril de 2020, troquei ela pela 2080, que rodou sem problemas por algum tempo também.

 

Porém, depois de um tempo, percebi que o PC desligava sozinho em momentos aleatórios (geralmente navegando na internet, sem usar jogos ou programas pesados). O que acho estranho é que o PC desliga, mas os LEDs das memórias e da placa de vídeo continuam ligados. A placa-mãe não acende nenhuma luz de alerta de erro. Já chequei temperaturas, e o PC não tem problemas de superaquecimento. 

 

Na primeira vez que resolvi encontrar o problema, desmontei a placa de video, memórias, limpei a peira do pc (pouca) e testei a placa de video em outro pc (porém, não consegui testar outra placa de video neste PC), e ambos funcionaram normalmente. Ao reconectar tudo, percebi que o PC passou vários dias sem desligar, porém quando ele começa novamente, os desligamentos ficam mais "recorrentes". Nestes momentos, suspeitando de mal contato nos cabos de energia da placa de video e/ou do PCI Slot (a placa é um tijolão, talvez ela vá "desconectando" ao longo do tempo), eu regularmente dou uma "apertada" nos cabos e na placa de video, e aparentemente o problema se resolve por alguns dias.

 

Hoje tive o problema de novo, novamente desmontei VGA e Memorias, refiz as conexoes de energia, apertei os cabos na fonte (que é modular), troquei as memorias de slot, e ao reiniciar percebi que as memórias estavam funcionando abaixo do clock que eu havia configurado inicialmente (não é algo que eu costumo olhar com frequencia), e ao tentar acessar a Bios para corrigir, percebi que na BIOS a tela fica piscando (mais fica apagada do que visivel), parecendo que está com mal contato com o monitor ou algo assim. Porém, no Windows e em jogos, não tenho este problema, o PC está funcionando normalmente.

 

Queria uma ajuda para tentar identificar a causa do problema, ou alguns outros testes que possa fazer. Não tenho acesso a outros hardwares para substituir, infelizmente.

 

P.S.: Não sei se está relacionado, mas reparei quando comprei a VGA que ela veio com uma "mancha" no backplate, que pode ser vista neste link: https://photos.app.goo.gl/T94XsUpxCM2d27oUA

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...