Ir ao conteúdo

Compatibilidade memórias X placa-mãe MSI B450 TOMAHAWK MAX II

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, adquiri esta placa recentemente e, desde que chegou, não consigo usar os dois pentes de memória que já possuía: Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK8GX4M1A2400C16. Após vários testes solicitados pelo suporte da placa-mãe, a mesma chegou a reconhecer os dois pentes porém, neste último após cerca de 1h de funcionamento, a máquina reinicializou sozinha e, como ao reiniciar não reconheceu novamente as 2 memórias, tive que retirar 1 delas.

Sobre os testes que mencionei, logo que a placa chegou, não reconhecia as duas memórias instaladas simultaneamente independente dos slots em que o fossem, somente uma delas, qualquer uma das duas. Porém após a última atualização de BIOS orientada pelo suporte, é que passaram a ser digamos temporariamente reconhecidas. Após essa atualização conforme solicitado pelo suporte, instalei as memórias nos slots 1 e 2, 2 e 3, 3 e 4 porém, apesar de terem sido reconhecidos nessas combinações, uma mensagem logo no início do boot pede que sejam instaladas nos slots 2 e 4 - o que até onde sei é o normal para fazer dual channel, conforme a placa. Ao instalá-las nesses slots, foi então que a reinicialização mencionada no início novamente ocorreu.

Pela experiência que venho tendo com a placa, caso eu refaça o mesmo processo, retire a reinstale as memórias, provavelmente irá funcionar porém, novamente por cerca de 1 hora e reiniciar. O que tendo em vista que é uma máquina usada para trabalho, fica inviável.

De acordo com o suporte da placa, a diferença de versão entre os dois pentes de memória pode ser o motivo do não reconhecimento das duas memórias. Aprendi que a frequência, tipo, marca, capacidade e modelo são importantes, alguns fundamentais mas não sabia que a versão, considerando que todos os outros são compatíveis, poderia ser a causa.

É possível que seja realmente esse o problema?

Segue print dessa última resposta dada pelo suporte:

image.thumb.png.b4b737218ba90e991af09ceb55178eaa.png

Segue imagem das duas memórias com o detalhe da versão à qual eles estão se referindo:

IMG_20210323_135021201.thumb.jpg.7466099976a18e98cbf9f6b01e07f89a.jpgIMG_20210323_135001009.jpg.1adacefafaff5126d76dc5cd3e2e7ad4.jpg

Obs.: A diferença de cor na parte central é apenas devido ao reflexo da foto. Os dois pentes são visualmente iguais.

• Curtir 1
Postado

@Marco de Oliveira O que eles te falaram é balela, estão tentando te convencer a comprar dois outros pares de memórias para te enrolar. O que te recomendo fazer é tentar pegar emprestado duas unidades ou comprar um par pela internet e testar (você pode devolver em até 7 dias). Filme o processo e avise para a fabricante antes que elas terão que bancar seus gastos se não tiver resultado.

Sobre frequência, latência, etc, isso também é balela. As Corsair Vengeance de algumas séries são chatinhas com Ryzen mesmo, mas já misturei todo tipo de memória sem nunca ter tido qualquer problema em PCs de clientes, muitos deles empresariais (uso prolongado).

O que penso que esteja acontecendo é alguma falha de fabricação da MB estar interferindo na comunicação das memórias com a CPU.

O que eu tentaria que você ainda não tentou: resetar a BIOS, desativar XMP (se vier ativado), usar as memórias fora do dual channel, testar cada uma com o memtest86 por pelo menos 10 minutos.

Tem uma certa chance de uma das memórias estar com defeito e isso sim já vi acontecer. Rodar normal sozinha e não pegar em DC. Já vi também MBs onde o DC morre porque a CPU está mal assentada com com pressão excessiva do cooler. Já vi casos onde não funciona por que tem trilha danificada na MB, mas no geral, em MBs novas, esse caso é improvável.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Muito obrigado pelo interesse no problema e pelas preciosas orientações. Vamos lá:

Não consigo emprestar as memórias nesse momento e quanto a comprar dessa forma com a ideia de devolver, já que fazer a compra definitiva não é possível devido a alguns gastos que já tive por conta desse problema que não estavam previstos, me traria alguns aborrecimentos que considerando todos que já tive com essa questão, prefiro evitar. Mas agradeço pela sugestão.

A questão da falha de fabricação é uma de minhas maiores suspeitas. Não fosse eu ter enviado a foto das memórias para o suporte, o que deu a eles o motivo que precisavam para se esquivar dessa possibilidade..., já que até então tudo estava direcionando para ser esse o problema.

Tenho uma certa dificuldade com tempo para fazer esses testes mas, seguindo tua sugestão, vou tentar fazer no fim de semana.

Quanto ao defeito nas memórias, acho um tanto improvável já que ambas vinham funcionando desde novembro do ano passado em outra placa que deu defeito e me fez ter que comprar essa.

Agora o que me chamou a atenção é a possibilidade do processador que você menciona. A placa que deu defeito que mencionei funcionou perfeitamente boa parte do ano passado, já que foi comprada mais ou menos em março daquele ano. Porém, pouco tempo após eu fazer a troca do cooler original do processador por um Cooler Master que desde a instalação não gostei justamente por achar que tem uma forma de fixação bastante instável em comparação com o original, surgiram os problemas até o ponto em que aparentemente ela morreu, conforme linguagem usada pela assistência técnica que levei, quando passou a apresentar problemas na inicialização. Por isso tive que comprar essa placa que até agora está apresentando essa falha nas memórias.

Eu sei, pareço estar com uma boa dose de azar... Mas agora com isso que falou, vou esperar o fim de semana e tentar também trocar o cooler para o original. Talvez o azar esteja aí...

Desculpem pelo textão!

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Marco de Oliveira disse:

A questão da falha de fabricação é uma de minhas maiores suspeitas. Não fosse eu ter enviado a foto das memórias para o suporte, o que deu a eles o motivo que precisavam para se esquivar dessa possibilidade..., já que até então tudo estava direcionando para ser esse o problema.

Bom que você já entendeu bem como as assistências técnicas funcionam aqui no Brasil. Ainda sim saliento: as memórias da corsair dessa série já me deram muitas dores de cabeça com a plataforma Ryzen. Então não está descartada de maneira alguma a possibilidade de ser problema nas memórias, só não acho que a versão tem um papel importante aqui. Já tive problemas similares com kits vendidos em pares idênticos pouco tempo atrás, tudo por causa de chips de baixo controle de qualidade por parte da Corsair... Isso uma marca sensacional que defendo a unhas e dentes... Ainda sim, o erro estava com eles e tive a felicidade da garantia em território nacional para solucionar meu problema.

Quanto ao defeito nas memórias, acho um tanto improvável já que ambas vinham funcionando desde novembro do ano passado em outra placa que deu defeito e me fez ter que comprar essa.

Isso não quer dizer muito. Entenda que a qualidade do silício é uma verdadeira loteria, daí o termo "loteria do silício" tão comumente utilizado. Se tiver tido o azar de pegar um módulo com baixa qualidade de produção, ou que resultou em um produto de baixa qualidade geral (isso acontece mais do que as pessoas imaginam) então terá que substituí-lo se quiser usá-lo dentro de suas especificações. É extremamente comum vermos isso quando implementamos DC ou XMP, então não é espanto algum para mim ver que falhou no seu caso. Vale testar sempre para ter certeza, pois MBs também estão sujeitas ao mesmo conceito.

Agora o que me chamou a atenção é a possibilidade do processador que você menciona. A placa que deu defeito que mencionei funcionou perfeitamente boa parte do ano passado, já que foi comprada mais ou menos em março daquele ano. Porém, pouco tempo após eu fazer a troca do cooler original do processador por um Cooler Master que desde a instalação não gostei justamente por achar que tem uma forma de fixação bastante instável em comparação com o original, surgiram os problemas até o ponto em que aparentemente ela morreu, conforme linguagem usada pela assistência técnica que levei, quando passou a apresentar problemas na inicialização. Por isso tive que comprar essa placa que até agora está apresentando essa falha nas memórias.

Cara, o assentamento correto do cooler é vital para a saúde do processador... Muita gente acha que é uma ciência exata, mas é o extremo oposto. Se você não atentar ao ângulo de instalação, à igualdade na pressão de cada ponto de fixação, pode bem terminar com uma CPU torrada. Já vi acontecer, não é difícil de cometer esse erro. No geral é importante simplesmente racionalizar a instalação e entender todos os fatores envolvidos. Seja uma CPU Intel ou AMD, todas estão sujeitas a serem danificadas (bem como seus respectivos sockets) por simples displicência do usuário. Espero não ser seu caso, pois esse é o mais difícil de resolver. 

Já vi, inclusive, CPUs cujos contatos literalmente TORRARAM por falha de instalação. Dá para consertar em alguns casos, limpando a parte onde se instalou carbono com isopropanol, mas nem sempre. 

Se o problema maior for no interior do socket, por sinal, quase nunca dá para reparar.

Eu sei, pareço estar com uma boa dose de azar... Mas agora com isso que falou, vou esperar o fim de semana e tentar também trocar o cooler para o original. Talvez o azar esteja aí...

Desculpem pelo textão!

Geralmente dá para pelo menos usar o sistema com configurações mais singelas. Coincidência à parte, o sistema do qual estou teclando agora sofre exatamente do mesmo problema: não roda em DC nem a ferro, o XMP funciona só com 0.05 V de aumento de tensão, e se eu tentar forçar ele sequer inicializa. Isso porque recebi a MB+CPU+RAM de um cliente muito querido (yeap, presentão). Ainda sim ele cometeu o erro de trazer o PC que iria fazer upgrade depois de ter fuçado horrores dentro dele (curiosidade básica) e com o cooler da CPU que pesa lá suas 800 gramas solto dentro do gabinete. Já detectei danos às trilhas da MB depois que montei, então sequer gastei tempo demais tentando solucionar o problema. Pelo menos ele roda bem como está, bem até demais.

• Curtir 1
Postado

Nesse caso, como acredito que o objetivo foi atingido já que obtive aqui a direção pela qual devo seguir e ainda, uma vez que a efetiva solução do problema depende antes de mais nada de algumas ações que devo tomar somente no final de semana, encerro este tópico e deixo meu agradecimento por toda a atenção e valiosíssimas orientações que me foram dadas pelo @WOZ Dods . Caso venha a necessitar de mais orientação, já sei onde encontrar.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

@Marco de Oliveira A comunidade é ampla e prestativa. Não deixe de procurar ajuda aqui quando precisar. Abração e boa sorte!!!

Putz... o que acabei de descobrir foi sensacional...

Veja isso:

image.thumb.png.a1fb0145f44599fd2408595677e65302.png

Essa memória me deu tanta dor de cabeça que eu não sei nem descrever. Tive que acionar garantia de CPU e MB (MB mais de uma vez) só por causa dela. Quando fui ver, ela está em curto internamente e não funciona corretamente em nenhuma situação. O cliente no caso teve que esperar tanto para eu finalmente conseguir um diagnóstico completo (e todos os acionamentos de garantia) que por fim preferiu sequer acionar a garantia da Corsair. A memória virou descarte no meu lixão por sinal. Cara, nunca imaginaria que eu veria alguém tendo problema com exatamente a mesma memória, da mesma séria e mesma revisão/versão... mas aí está, valia o que valer.

Ainda suspeito que ela foi responsável tanto pela perda de uma CPU quanto pela perda de duas MBs, só para constar.

Postado

Coincidência será??? Depois dessa dei uma apresentando problemas. Só tô rezando pra máquina aguentar até o fds pra eu poder arrancar aquele cooler e ver como fica com o original. Pior que lembrei que a placa ficou no limite do gabinete então, vai dar trabalho trocar. Vou tentar fazer os testes de memória também, conforme sugeriu pra ver se chego a alguma conclusão. Já estou bem saturado com esse problema depois de toda a história que contei sobre como começou. Minha expectativa era que instalando a nova placa, funcionasse normalmente, tivesse uma vida útil longa e a essa altura já estivesse tudo ok, mas... Vamos ver o que acontece nas cenas dos próximos episódios.

Obs.:

• Curtir 1
Postado

@Marco de Oliveira Sério que eu já teria usado minhas redes sociais para achar algum amigo que pudesse me emprestar dois módulos de alguma memória, ou até só um, para eliminar essa possibilidade de o módulo em si ser o problema. No meu laboratório tenho o que preciso para testar, mas se não tivesse eu faria o possível para conseguir, pois isso te pouparia de muito transtorno. Enviar as memórias para a Corsair e pedir troca direto afirmando o problema exato seria a melhor situação possível.

Lembre de visitar o fórum da Corsair. Lá a comunidade pode te ajudar e talvez até você encontre um tópico prontinho com alguém que passou pelo mesmo problema.

Postado

Só pra esclarecer, em minha resposta anterior após enviar houve algum tipo de correção automática acredito que aqui do próprio fórum que substituiu o termo que escrevi* por "apresentando problemas". Nunca tinha visto isso, mas tirando o fato de que ficou fora de contexto, foi engraçado.

Não costumo usar redes sociais então acabo ficando sem essa opção. Sobre ter peças de reposição, como não sou da área fica um pouco mais difícil mas, tenho pensado em começar a fazer, inclusive mandei a placa antiga para um técnico em eletrônica que trabalha com rebailing, ver se consegue consertar para ter de reserva ou quem sabe, reassumir o lugar dessa nova já que ela reconhecia as 2 memórias e funcionou perfeitamente até pouco tempo depois da troca do cooler que acredito possa ter sido a causa da sua morte prematura.

Após a troca do cooler e os testes, se o problema das memórias persistir parece mesmo que terei que mudar o foco pra Corsair.

Abraço, obrigado!

*O termo proibido foi "bbugouu", que por sinal, não é aceito de forma nenhuma. Sendo substituído por "apresentou problemas". Só aceitou agora incluindo mais um 'b' e mais um 'u' no final

Postado

Tem alguns recursos do fórum que transformam palavras em *****, especialmente palavras xulas, bem como outro que auto completa. c x b escrito sem espaço vira custo/benefício, por exemplo, dentre vários outros.

3 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

Não costumo usar redes sociais então acabo ficando sem essa opção. Sobre ter peças de reposição, como não sou da área fica um pouco mais difícil mas, tenho pensado em começar a fazer, inclusive mandei a placa antiga para um técnico em eletrônica que trabalha com rebailing, ver se consegue consertar para ter de reserva ou quem sabe, reassumir o lugar dessa nova já que ela reconhecia as 2 memórias e funcionou perfeitamente até pouco tempo depois da troca do cooler que acredito possa ter sido a causa da sua morte prematura.

A MB antiga não estava mais na garantia? A troca do cooler pode ter sido sim um motivo de falha. Convém revisar sua instalação, pois às vezes você tem algum hábito na hora de instalar que ocasiona problemas depois. Você não usa pasta térmica condutiva né?

4 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

*O termo proibido foi "bbugouu", que por sinal, não é aceito de forma nenhuma. Sendo substituído por "apresentou problemas". Só aceitou agora incluindo mais um 'b' e mais um 'u' no final

Pois é, o pessoal que administra o fórum que cria esses termos. A maioria é bacana, mas às vezes fica estranho mesmo.

Postado

Como não sou profissional da área não posso afirmar que não tenha cometido alguma falha mas, como a placa anterior funcionou por quase um ano sem dar problema, sendo que montei eu mesmo essa máquina e a anterior que entre montagens, limpezas e algumas trocas de peça durou uns 10 anos, não creio que seja a razão. Pra falar a verdade o pessoal da assistência que levei a mesma mandou de volta com os parafusos do cooler tão apertados que tive dificuldade para desaparafusar, o que me surpreendeu negativamente porque até onde sei, não há necessidade e pode acabar danificando o processador pelo excesso de pressão sobre o mesmo. O que me leva a crer que nem sempre o fato de levar à uma assistência seja garantia de serviço bem executado.

Sobre a pasta, estou usando a que veio com o cooler (direita) que me parece melhor que a que eu usava antes (esquerda), se bem que com esta última nunca tive problema...

IMG_20210325_125449298.jpg.336dc75ae5787ce42b1dd20c7f02fab1.jpg

Sobre a questão da garantia da placa anterior, acabou alguns dias antes de apresentar problema. Dias mesmo! Coisa de 5 a 10 dias do término da garantia.

Postado
41 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

Como não sou profissional da área não posso afirmar que não tenha cometido alguma falha mas, como a placa anterior funcionou por quase um ano sem dar problema, sendo que montei eu mesmo essa máquina e a anterior que entre montagens, limpezas e algumas trocas de peça durou uns 10 anos, não creio que seja a razão. Pra falar a verdade o pessoal da assistência que levei a mesma mandou de volta com os parafusos do cooler tão apertados que tive dificuldade para desaparafusar, o que me surpreendeu negativamente porque até onde sei, não há necessidade e pode acabar danificando o processador pelo excesso de pressão sobre o mesmo. O que me leva a crer que nem sempre o fato de levar à uma assistência seja garantia de serviço bem executado.

Primeiramente, fique avisado de que a pessoa que tratou do seu PC nessa assistência claramente não tem nem experiência nem conhecimento para fazer uma asneira dessas. Você está certo e parafusos de cooler, bem como qualquer parafuso do interior de um PC, não deve ser apertado com força. O correto é usar apenas o necessário para fixar, nada mais.

Acredite, entrei no ramo de manutenção porque fui lesado de tal forma que cheguei à conclusão de que eu poderia fazer melhor.

Sobre a pasta, estou usando a que veio com o cooler (direita) que me parece melhor que a que eu usava antes (esquerda), se bem que com esta última nunca tive problema...

A da esquerda pode jogar fora, ou dar para um técnico em eletrônica. Ela não é adequada para PCs, resseca prematuramente e perde sua eficiência, além de ser mais difícil de dar manutenção. É própria para eletrônicos que aquecem muito menos do que uma CPU aquece e sequer precisam de mais do que pequenos dissipadores passivos. A da direita não é condutiva, mas ainda tem algumas observações a fazer...

Veja, a instalação do cooler pode ocasionar todo tipo de problema se não for feita com critério. Exemplo disso é o uso de pastas térmicas inadequadas (como a implastec) ou em excesso. Eu havia perguntado sobre pasta térmica condutiva por que é muito comum o usuário pecar pelo excesso e com pasta térmica condutiva isso é sinônimo de catastrofe. Mesmo se não for condutiva, também pode haver complicações pelo excesso dependendo da viscosidade da pasta. Se ela escorrer e entrar no socket, mesmo não sendo condutiva, pode interferir na condutividade dos pinos da CPU e eventualmente isso pode danificar tanto a CPU quanto a MB. Enfim, é bom observar atentamente como as coisas estão para fazer a correção na próxima vez.

Outra coisa importante: fazer a limpeza do interior de um gabinete requer tanto critério quanto para montá-lo e prestar manutenção. Usar os materiais ou ferramentas errados, pressionar componentes ou criar estática neles, dentre tantas outras coisas, pode ter consequências negativas. Até as memórias podem criar mal contato no slot se a limpeza não for cuidadosa. Via de regra não recomendo que remova CPU ou memórias para limpeza, pois em um sistema perfeitamente funcional a maior chance é que você introduza erros ao fazer isso. A pasta térmica da CPU não precisa ser substituída regularmente se for de qualidade (como a master gel), podendo durar tranquilamente a vida útil do processador inteira se não for perturbada, isso sem ter uma perda de performance maior do que 1° ou 2° ao longo de muitos anos. Isso tudo fora a questão de ângulo de encaixe e excesso de pressão que tanto estragam sockets e CPUs quando errados.

Sobre a questão da garantia da placa anterior, acabou alguns dias antes de apresentar problema. Dias mesmo! Coisa de 5 a 10 dias do término da garantia.

Que azar...

No geral o que recomendo para limpeza é que não deixe seu gabinete ficar sujo para começo de conversa. Use gabinete com filtragem ou adicione filtragem se o seu não tiver. Um gabinete filtrado só precisa ter a poeira superficial removida a cada 1 ou 2 anos, e os filtros limpos uma vez a cada 6 meses. O fluxo de ar tem que ser neutro para não haver admissão de ar não filtrado pelas arestas, o que ocorre quando o fluxo é negativo. A título de exemplo, meu PC não recebe qualquer tipo de limpeza há mais de 1 ano e até hoje está tão limpo quanto no dia que o montei.

Postado
31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Acredite, entrei no ramo de manutenção porque fui lesado de tal forma que cheguei à conclusão de que eu poderia fazer melhor.

Que legal cara! Só pelas dicas e conhecimentos que está passando aqui, tenha certeza de que está fazendo.

E sobre o aperto dos parafusos sim, sem dúvida.

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Veja, a instalação do cooler pode ocasionar todo tipo de problema se não for feita com critério. Exemplo disso é o uso de pastas térmicas inadequadas (como a implastec) ou em excesso. Eu havia perguntado sobre pasta térmica condutiva por que é muito comum o usuário pecar pelo excesso e com pasta térmica condutiva isso é sinônimo de catastrofe. Mesmo se não for condutiva, também pode haver complicações pelo excesso dependendo da viscosidade da pasta. Se ela escorrer e entrar no socket, mesmo não sendo condutiva, pode interferir na condutividade dos pinos da CPU e eventualmente isso pode danificar tanto a CPU quanto a MB. Enfim, é bom observar atentamente como as coisas estão para fazer a correção na próxima vez.

Isso que esqueci de mencionar que além da questão dos parafusos, havia pasta térmica até em volta do processador, inclusive encostando no soquete... O que dificultou na hora de tirar e evitar que ocorresse exatamente isso de entrar em algum encaixe dos pinos.

41 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A pasta térmica da CPU não precisa ser substituída regularmente se for de qualidade (como a master gel), podendo durar tranquilamente a vida útil do processador inteira se não for perturbada, isso sem ter uma perda de performance maior do que 1° ou 2° ao longo de muitos anos. Isso tudo fora a questão de ângulo de encaixe e excesso de pressão que tanto estragam sockets e CPUs quando errados

Obrigado pela indicação da pasta.

42 minutos atrás, WOZ Dods disse:

No geral o que recomendo para limpeza é que não deixe seu gabinete ficar sujo para começo de conversa. Use gabinete com filtragem ou adicione filtragem se o seu não tiver. Um gabinete filtrado só precisa ter a poeira superficial removida a cada 1 ou 2 anos, e os filtros limpos uma vez a cada 6 meses. O fluxo de ar tem que ser neutro para não haver admissão de ar não filtrado pelas arestas, o que ocorre quando o fluxo é negativo. A título de exemplo, meu PC não recebe qualquer tipo de limpeza há mais de 1 ano e até hoje está tão limpo quanto no dia que o montei.

O gabinete veio com um filtro na parte inferior. Após 1 ano, quando houve o problema fui limpar e havia bastante pó acumulado então, creio que 6 meses realmente seja o ideal.

Postado
3 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

Isso que esqueci de mencionar que além da questão dos parafusos, havia pasta térmica até em volta do processador, inclusive encostando no soquete... O que dificultou na hora de tirar e evitar que ocorresse exatamente isso de entrar em algum encaixe dos pinos.

Putz... aí complica. Se tiver entrado pasta no socket talvez tenha interrompido a condutividade de algum contato. Nesse caso eu tentaria lavar com isopropanol e um jato bem forte, talvez até com um pincel fino embebido em isopropanol.

4 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

O gabinete veio com um filtro na parte inferior. Após 1 ano, quando houve o problema fui limpar e havia bastante pó acumulado então, creio que 6 meses realmente seja o ideal.

O filtro inferior é o "aspirador de pó" do PC, pois ele vai pegar toda a sujeira que estiver no chão ou sobre o móvel. O frontal e superior são importantes de limpar sempre que você perceber o acúmulo, mas alguns gabinetes você só vê quando tira. Eu uso aspirador de pó para limpar, pois acho meio maluco o povo que usa soprador. Além de fazer um mal danado (tenho rinite crônica) esse pó solto no ar vai se depositar novamente em algum outro lugar. Acho melhor tirar ele de circulação e jogar no lixo. Se quiser fazer uma limpeza mais profunda, use pincel macio e retire a sujeira em um ambiente arejado (eu uso uma bancada e o aspirador para retirar o pó junto do pincel). Se algum componente ficar muito sujo ainda, pode usar um borrifador com isopropanol para deixar a foligem escorrer, mas isso sobre uma superficie que vá coletar o excesso. Faço muito isso com coolers e ventoinhas. No geral é desnecessário, pois uma camada fina de poeira não atrapalha nada, o importante é tirar aquela lã que se forma. O painel frontal eu limpo regularmente por ser o principal ponto de admissão de ar e o que mais acumula poeira. Basta puxar para retirá-lo do lugar e, dependendo do tipo de filtro, ou lavar e deixar secar o filtro ou então aspirá-lo se for sólido.

10 minutos atrás, Marco de Oliveira disse:

Que legal cara! Só pelas dicas e conhecimentos que está passando aqui, tenha certeza de que está fazendo.

Só aprendi o que sei porque tem muita gente na comunidade de informática internacional que gosta de compartilhar o que sabe. Nesse sentido a comunidade sempre foi fantástica desde o surgimento da internet. Sempre é muito satisfatório ver que ajudou alguém com algo que algum dia já precisou de ajuda, ou que é simples para si, mas requer conhecimento prévio para entender.

Mais ainda quando o problema é solucionado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...