Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnicos de informática, vcs preferem ir até o cliente ou o cliente ir até vcs?


Posts recomendados

Eu prefiro fazer o serviço na minha residência, não por comodidade, até por que prefiro que a pessoa acompanhe tudo para ter a certeza que não terá nenhuma remoção ou substituição de componentes por inferiores. Não somente por isso, tem também a questão da velocidade da internet que não ajuda. As vezes, um serviço que poderia ser rápido, mas por conta da velocidade da internet, acaba sendo demorado. Eu, as vezes não tenho paciência, e também percebo que o dono começa a questionar a demora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro_pc Minha forma de trabalho é muito específica e fora da norma, então não sei se serve como exemplo, mas vou descrever:
Primeiramente só trabalho por indicação. Todas as pessoas que me procuram para manutenção tem um nível de confiança no meu trabalho maior do que teriam com um técnico que encontraram em um anúncio. 

Não visito a casa de clientes a menos que seja um caso onde o diagnóstico só possa ser feito lá (rede, impressora, etc). Se o problema está no computador então peço ao cliente que o traga ao meu laboratório para diagnóstico. Nesse caso o orçamento sempre é sem compromisso. 

Não faço o diagnóstico na presença do cliente, pois o que eu faço sozinho em 20 minutos leva duas horas para fazer na presença do cliente, além de não me permitir focar de fato no que estou fazendo e aumentar a chance de eu cometer erros por distração. A única vez que deixei um HD cair na vida foi porque estava distraído papeando com uma cliente. Não foi bonito e não pretendo repetir o erro. 

Já montei mais de um PC na presença de clientes empolgados. Geralmente levo 40 minutos do momento que desembalo o primeiro componente até o primeiro POST, mas com clientes presentes levo tardes inteiras. Hoje sei que tenho que cobrar um valor premium para fazer isso, pois é muito custoso para mim gastar tanto tempo com uma única máquina. Já montei 6 máquinas em uma tarde e fui dormindo com as 6 já instalando o sistema, então dá para entender que é extremamente contra-produtivo gastar tanto tempo com apenas uma.

3 horas atrás, Leandro_pc disse:

Eu prefiro fazer o serviço na minha residência, não por comodidade, até por que prefiro que a pessoa acompanhe tudo para ter a certeza que não terá nenhuma remoção ou substituição de componentes por inferiores

Se a preocupação é tão grande, tire um relatório de componentes como  Aida ou programa similar e entregue ao cliente antes de começar a manutenção. Isso fica sendo um certificado do conteúdo do PC dele e você pode emitir no momento que o PC chegar. Se ele não estiver ligando, algumas fotos já mais que bastam para esta finalidade. Cliente presente te distraindo do seu trabalho, como já disse acima, é extremamente prejudicial.

3 horas atrás, Leandro_pc disse:

Não somente por isso, tem também a questão da velocidade da internet que não ajuda. As vezes, um serviço que poderia ser rápido, mas por conta da velocidade da internet, acaba sendo demorado.

Não fico sem internet rápida nunca mais na minha vida. Entendo exatamente como se sente. Na época do windows 7, mesmo com minha internet de alta velocidade, eu ficava completamente subordinado à velocidade dos servidores de update da Microsoft (só entre windows 100% atualizado). Eram dias de trabalho para cada uma única máquina.

3 horas atrás, Leandro_pc disse:

Eu, as vezes não tenho paciência, e também percebo que o dono começa a questionar a demora. 

Mais um motivo para não ter o cliente presente. Já fazem mais de 10 anos que não faço uma formatação in loco (exceto quando tenho ghost da máquina) nem qualquer manutenção mais demorada. As únicas coisas que eu faço in loco são upgrade de RAM, troca de bateria e "talvez" mais uma ou duas coisas. Diagnóstico e manutenção de maneira geral só faço no meu laboratório. Ontem mesmo visitei um cliente para quem entreguei um PC para reassentar a memória que se afrouxou no transporte (daí o PC não ligava). Ele tem mais uns três PCs em casa que precisam de manutenção e me disse: você tem que vir um dia com tempo para ver esses PCs. Minha resposta foi: meu laboratório com minhas ferramentas de diagnóstico e peças sobressalentes ocupariam um carro inteiro e mesmo assim eu não seria eficiente em sua residência tanto quanto sou no meu laboratório, então prefiro que me envie os PC um a um para dianóstico e reparo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Parabéns! Gostei do seu comentário!

@WOZ Dods Por favor, me tire essa dúvida: quando eu termino de formatar, automaticamente o windows já vem com alguns drivers instalados. Quando não instala automaticamente o drive de rede/wifi, eu uso o Drive Pack Solution Offiline Network para instalá-los. Depois eu baixo o Driver Booster para atualizar os outros drivers e atualizar principalmente o drive de video. No entanto, eu só dou preferência ao drive de video, rede/wifi e audio, ou seja, aos essências. O Driver Booster faz uma verificação e identifica que, mesmo instalados, alguns drivers estão obsoletos, mas eu não gosto de atualizá-los por que, ao reiniciar, eu sinto que o windows demora bastante para iniciar. Parece que fica mais pesado. Se você puder contribuir com base em sua experiência, eu vou agradecer. Muito obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro_pc Se vir minha assinatura vai entender como me sinto sobre isso. A questão de drivers é essencial para o bom funcionamento do sistema, e programas que prometem instalar tudo automaticamente SEMPRE cometem erros grosseiros. Seja por que instalam versões obsoletas de drivers, ou por que não instalam correções, sempre vejo sistemas onde esses programas foram utilizados perdendo desempenho, estabilidade e até funcionalidade. Os drivers oferecidos pelo windows update não são muito diferentes disso, pois o processo de certificação de drivers da microsoft é tão ineficiente que geralmente ela só certifica a primeira versão estável do driver de um hardware e nunca mais se preocupa em oferecer uma atualização.

 

Enfim, reocmendo que sempre que for montar ou reparar um PC você entre no site do fabricante da placa-mãe e baixe as versões mais recentes para aqueles drivers. Duas décadas atrás tínhamos que usar os discos que vinham com o hardware, mas hoje podemos baixar em segundos a maior parte deles sem qualquer dificuldade ou empecilho. Isso garante que quaisquer correções que o fabricante fez para melhorar a compatibilidade e estabilidade do componente será instalada. No caso de PCs Intel observe que é importante também instalar o driver MEI, Rapid Storage e ocasionalmente outros, mas nos PCs AMD geralmente é só chipset, áudio e vídeo.

 

Por fim, sempre atualize o windows, isso é imprescindível. As atualizações do windows aumentam sua estabilidade e segurança. Inclusive a instalação da atualização opcional 20H2 é importantíssima para corrigir um bug conhecido onde o sistema sobrecarrega o HD durante a inicialização e deixa o PC lento por minutos após o boot.

 

Ao formatar o PC, então, instalam-se os drivers, reinicia-se a máquina, depois os programas de uso comum (7-zip, chrome e firefox, libreoffice, teamviewer e muitos outros podem ser instalados via streamline usando o https://ninite.com/), depois instalam-se todas as atualizações do windows. 

 

Mais dicas sobre como eu faço a instalação de um sistema para ele ficar 100% saudável, seguro e de quebra ainda mais fácil de reparar, recomendo este tópico: 

 

 

Lembrando que não estou mais instalando Antivirus nos PCs de clientes. Eu usava o Avast e o instalava pelo ninite.com, mas depois que comecei a usar o antivirus nativo do windows e vi o quanto meu computador ficou mais esperto, passei a usar apenas ele tanto para mim quanto para clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Valeuuu! Muito obrigado! Vi que tem bastante experiência na área. Eu estou com um problema aqui, até coloquei um tópico aqui, mas ainda não consegui resolver. Um problema que me deixou com muito medo de tocar nos novos modelos de computadores e notebooks com o windows 10, principalmente o da Negativo. Meu notebook veio com o windows 10, ele tem armazenamento de 64 GB, 4gb de memoria. Como estava ficando sem armazenamento, resolvi salvar tudo na nuvem e exclui as partiçoes e formatei. Porém, a tela parou de ascender, estou usando na Tv via HDMI. Já instalei o windows 7, 8.1 e por fim, o windows 10, instalei todos os drivers, mas mesmo assim continua com o mesmo problema. Sempre quando eu ligo ele aparece a logo da Linx. Pelo que eu pesquisei, eu acho que o sistema Linx é utilizado em tablets. Fiquei na dúvida, como um sistema utilizado em tablet foi inserido em um notebook? Abri ele e vi que ele não tem HD fisico, nao tem memoria ram fisica... tudo é integrado em uma minúscula placa, minuscula mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods É um MOTION PLUS RED Q464B Intel Quad Core. Até que ele não me deixa na mão, não acho ele lento. O que eu não gostei é que tem pouco armazenamento e é leve, o que o torna muito frágil, só deixo ele aberto para não danificar as dobradiças e, consequentemente, a carcaça. As fabricantes estão apostando na fabricação de notebooks leves e ultra-leves, o que eu não gostei. Mexendo na BIOS, só vi as opções para inicializar com o w10 ou android.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro_pc Positivo? Eles vendem gato por lebre todo dia... Para mim é a descrição da marca no dicionário. >.<

Teste ele com android, vai ficar 100x mais rápido. Tenho indicado chromebooks para clientes que precisam apenas de navegação e documentos e 64 GBs para essa finalidade é muita coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei que o problema fosse com a memoria ram, ia tirar e colocar novamente no lugar. Quando abri, procurei o HD, a memoria ram....não os encontrei kkkkk 

Eu prefiro carregar na mochila um notebook pesado, antigo, tipo armadura dos cavaleiros do zodíaco do que carregar um leve, ultra-leve kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!