Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível um link ser vírus mesmo que o corpo dele antes da barra seja oficial


Posts recomendados

Recebi ataque de pishing onde no corpo da mensagem diz que eu fui filmado pela minha câmera do notebook e que as filmagens estão no link que eu deveria clicar, e também tinha um pdf em anexo a mensagem. Eu li o link todinho letra por letra e o corpo do link antes da barra é exatamente igual ao do site oficial, inclusive quando eu passo o mouse no link, a url mostrada embaixo é a mesma também. Eu fiz varredura completa pelo meu antivirus, que é pago por sinal, e fiz mais 3 varreduras onlines com 3 antivirus renomados e nenhum deles encontrou absolutamente nada.

 

É possível que o link possa ser vírus mesmo que o corpo principal dele seja o mesmo do site oficial e mesmo que a url mostrada embaixo seja a mesma do link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, LucasElt disse:

É possível que o link possa ser vírus mesmo que o corpo principal dele seja o mesmo do site oficial e mesmo que a url mostrada embaixo seja a mesma do link?

Obviamente que sim. Se o link por si só é suspeito, não importa para onde ele vai te redirecionar.

 

www.google.com.br < Esse link diz que vai te levar pro Google, mas te leva pro Youtube. Essa é uma tradicional falsificação de links usadas para enganar os usuários.

www.clique-aqui-e-ganhe-10-milhoes-de-reais.tk < Se o link é falso ou não, não importa. O que importa é que a URL é suspeita, portanto, você obviamente não deve clicar.

 

13 horas atrás, LucasElt disse:

Recebi ataque de pishing onde no corpo da mensagem diz que eu fui filmado pela minha câmera do notebook e que as filmagens estão no link que eu deveria clicar, e também tinha um pdf em anexo a mensagem.

A intenção desse tipo de phishing é simplesmente fazer você clicar no link e baixar o anexo, isso independe de existirem ou não links falsos. Um link malicioso não precisa ser necessariamente falso.

 

Usando uma analogia: Se um assaltante está usando uma arma real ou de brinquedo, isso não interessa. O que interessa é que ele está tentando te roubar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, GabrielLV disse:

Obviamente que sim. Se o link por si só é suspeito, não importa para onde ele vai te redirecionar.

 

www.google.com.br < Esse link diz que vai te levar pro Google, mas te leva pro Youtube. Essa é uma tradicional falsificação de links usadas para enganar os usuários.

www.clique-aqui-e-ganhe-10-milhoes-de-reais.tk < Se o link é falso ou não, não importa. O que importa é que a URL é suspeita, portanto, você obviamente não deve clicar.

 

A intenção desse tipo de phishing é simplesmente fazer você clicar no link e baixar o anexo, isso independe de existirem ou não links falsos. Um link malicioso não precisa ser necessariamente falso.

 

Usando uma analogia: Se um assaltante está usando uma arma real ou de brinquedo, isso não interessa. O que interessa é que ele está tentando te roubar.

Agradeço pelo tempo em me responder Gabriel, muito obrigado.

 

Mas ai é que ta mano. O link mostrado na url é igual ao link no email letra por letra, inclusive o link começa com https://.

Por isso que vim aqui perguntar se mesmo assim o link pode ser malicioso, pois não faz sentido nenhum o cara me mandar link oficial nesse tipo de mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LucasElt Se este link chegou em um e-mail de phishing, a única coisa que você precisa ter em mente é: não clique nem baixe nada. Obviamente teve algum motivo para aquele link estar ali, e é melhor você não pagar para ver pra onde ele te leva/o que ele vai fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2021 às 11:55, GabrielLV disse:

@LucasElt Se este link chegou em um e-mail de phishing, a única coisa que você precisa ter em mente é: não clique nem baixe nada. Obviamente teve algum motivo para aquele link estar ali, e é melhor você não pagar para ver pra onde ele te leva/o que ele vai fazer.

Eu consultei um rapaz de segurança da informação que trabalha na empresa que eu trabalho, ele me disse que o que ativa vírus é o click e que isso é independente se o site é verdadeiro ou falso. Eu só fiquei na dúvida de como é possível transformar um link verdadeiro em um ativador de vírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!