Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Troquei recentemente meu velho Phenom II x4 por um Ryzen 5 1600X. Sei que os Ryzens 1st gen tiveram problemas com compatibilidade de memória. Lembro de atualizações de bios sendo lançadas com frequência nessa época.

Estou com uma memória Crucial 3000 Mhz operando como 2666 Mhz. Estou com apenas uma, por enquanto. Preço de hardware está um absurdo. Dual Channel vai ter que esperar.

Ela é listada no QVL da minha placa apenas como 2666 mesmo (para os Summit Ridge, meu CPU).

Já tenho ciência que não será um processo simples de apenas ativar o XMP. Que tweeks serão necessários. O que eu devo esperar? Como contornar possíveis problemas e chegar perto dos 3000Mhz marcados?

Estou com uma Gigabyte B450M DS3H, só para não deixar nenhuma ponta solta.

Postado

2666 é o limite especificado pro próprio processador, problema não é nem com a placa-mãe. Dito isso, 90%+ de chances de você só setar o XMP e funcionar mesmo. Provavelmente vai ter 2 perfis, um deles esses 2666, e outro os 3000 ou 2933, e aí é só setar o mais elevado. Caso não fique estável, pode ir subindo a tensão de 1.35 rumo a 1.4 V de 0.1 em 0.1 V.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93  Tem alguns modelos de memória no QVL da placa já considerando o perfil XMP.

Esse módulo tem um dissipador meio parrudo. Setando o XMP no setup (mas sem salvar) a tensão vai de 1.2V para 1.35V. Isso é seguro? Seguro considerando que o próprio fabricante vende esperando que o módulo seja usado dessa forma.

Postado
3 minutos atrás, RobertoGB disse:

@Shaman93  Tem alguns modelos de memória no QVL da placa já considerando o perfil XMP.

Esse módulo tem um dissipador meio parrudo. Setando o XMP no setup (mas sem salvar) a tensão vai de 1.2V para 1.35V. Isso é seguro? Seguro considerando que o próprio fabricante vende esperando que o módulo seja usado dessa forma.

Sim, até 1.4 V (e mesmo um pouco mais que isso, dependendo do chip, dissipador e temperatura ambiente) é perfeitamente seguro mesmo pra uso intenso 24/7.

• Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, RobertoGB disse:

Ela é listada no QVL da minha placa apenas como 2666 mesmo (para os Summit Ridge, meu CPU).

Ignore a QVL, ela não serve de muita coisa.

5 horas atrás, RobertoGB disse:

O fato de ter dissipador é irrelevante para DDR4. Já foi algo importante para se ter, mas não precisa mais se preocupar com isso.

Sobre a tensão, esse é o perfil padrão de todos os pentes com frequências maiores, é perfeitamente seguro. Inclusive, a gente ainda joga para 1.4v quando faz OC, e poderia até usar um pouco mais que isso sem risco se não for deixar direto.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...