Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual seria o setup mais top para um desenvolvedor de software?


Ir à solução Resolvido por JorgeGus,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

     Eu sou desenvolvedor de software, trabalho para várias empresas e dou suporte em diversos sistemas simultaneamente, minha máquina precisa rodar no Ubuntu 20.04 simultaneamente para que eu possa dar o devido suporte e essas empresas os seguintes aplicativos/programas:

  • 25 instâncias do Chrome rodando via Rambox. (Pesado).
  • 10 instâncias do Chrome rodando direto no Chrome mesmo. (Leve/Médio).
  • 30 containers via Docker.
  • 1 instância do Android Studio (Pensa numa disgrama de Pesado, hoje meu i7 com 16gb arrega quando abro ele)
  • 5 VS Code rodando aplicações NodeJS, Dotnet Core 5, Java Springboot (Leve/Médio).
  • 2 instâncias do IntelliJ (Pesadissimo).
  • 1 instância do Datagrip (Médio/Pesado).
  • SQL Developer (Leve/Médio).
  • 3 Máquinas Virtuais (1 Windows 10 e 2 Linux Ubuntu 20.04 Server Edtion).
  • 1 instância do Teams.
  • 1 instância do Slack.
  • 1 instância do Team Viewer.
  • E talvez mais um ou outro programa que não tenha me recordado.

 

Eu não tenho intenção de usar este computador para jogar, pode ser que um dia ou outro eu resolva instalar em Dual Boot ou mesmo num HD apartado um Windows 10 e colocar uns jogos, mas não espero desempenho dessa máquina para jogos, espero desempenho máximo na minha rotina de trabalho mesmo, gostaria que essa máquina não travasse em nenhuma hipótese por falta de qualquer recurso que seja, então vamos lá, conseguem me ajudar, porque fui buscar ajuda nas principais lojas online, e cada vendedor me diz uma coisa e me confunde, primeiro eu havia planejado um setup com a seguinte configuração:

  • Processador: AMD Ryzen 9 5950x (Por ser o mais top na atualidade, achei isso na internet, não manjo nada)
  • placa-mãe: "MSI MPG X570 Gaming Plus" ou "Asus TUF Gaming B550M-Plus".
  • Memória RAM: 4x8gb de 3200MHZ (Pensei em 4000MHZ mas sou leigo fiquei com medo de acabar reduzindo muito a vida útil da máquina ou de fritar ela tentando fazer algo além do que eu domino) as memórias seriam de marcas boas tipo G.Skill, Corsair ou AData.
  • Placa de Vídeo: Eu achava que podia rodar vídeo OnBoard (Sim é isso mesmo, eu não vou jogar se jogar não ligo pra baixo desempenho, então achei que dava pra ser onboard, mas um vendedor de uma loja online me disse duas coisas a respeito disso, a primeira é que esse processador não tem vídeo integrado e não é possível nem rodar vídeo on-board com ele, a segunda coisa que ele disse que me assustou e foi por esse motivo que resolvi fazer a postagem aqui, é que seu eu colocar uma placa de vídeo inferior a RTX 3070 eu estarei gargalando o processador ele não soube me explicar se isso vai fazer eu ter perda de desempenho no meu trabalho ou se isso só vai afetar em caso de uso com Jogos, como eu não vou jogar, não to preocupado se o problema for quando precisar jogar, eu quero ter apenas o desempenho mais TOP para meu trabalho só isso achei que eu pudesse colocar uma placa de vídeo das mais baratas, porque essa que ele falou RTX 3070 é R$ 7.000,00 pra mais como vou parcelar fica R$ 9.000,00 só a placa de video, tá maluco né?
  • Disco: SSD Kingston de 240gb porque já tenho ele e tenho um M2 também de 128gb vou usá-los por enquanto para economizar porque até aqui já foi meus o rim e o pulmão.
  • Gabinete: Gamer DeepCool Matrexx 55 V3, ARGB, Preto, Vidro, Mid Tower - DP-ATX-MATREXX55-AR
  • Water Cooler: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, 120mm, RGB - CW-9060043-WW
  • Fonte: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular

 

Bom, basicamente é isso que preciso de ajuda pessoal, agradeço desde já, estou apto a novas idéias e sugestões, um amigo me perguntou porque eu não compro um servidor Xeon ou monto um Xeon já que meu foco é processamento e memória como de um servidor sem foco em jogos, não sei to perdido, mas to decidido a investir até uma grana alta sem desperdiçar meu dinheiro é claro, tipo R$ 9.000,00 só na placa de vídeo pra mim que não vejo vantagem em tê-la pro meu dia a dia.

 

Aguardo ajuda de vocês, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano J. Reis Está muito bom, mas se quer o top dos top seria o Threadripper, se é que tem orçamento pra isso, e essa coisa de gargalar processador não vai afetar nada na suas atividades só quer dizer que a placa de vídeo vai limitar os FPS nos jogos não tem nada a ver com diminuir desempenho do processador.

Xeon tem uma coisa muito legal que existem placas mãe de 2 processadores! Quer dizer, se você pegar um Xeon E5-2690 V4 você tem 32 núcleos pra trabalhar como um Threadripper sem falar que com essas placa-mãe você pode colocar quantidade de memória absurdas

Perdão 28 núcleos

Vai consumir bastante energia então uma 1600w da Corsair (ou até menos só por garantia) estaria perfeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Normal user eu vi esse processador Threadripper nas minhas pesquisas, seria muito bom se eu pudesse comprá-lo, mas sem chance, o setup básico com ele já passou dos R$ 18k eu to querendo chegar no máximo em R$ 12k com esse setup que apresentei ainda está possível se eu não comprar essa GPU recomendada que só ela tá custando R$ 9k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Normal user Pesquisei bastante, vi muitas recomendações da B550 mas eu não tenho conhecimento ainda, mais estou estudando, sobre a fonte acho que acabarei pegando uma Corsair ou Cooler Master de 850w com selo Gold, estou vendo os setups semelhantes da gringa.

 

Obrigado pela contribuição, vou aguardar para ver se não gente contribuí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ sim, pelo que vi 850w é mais que suficiente para esse setup que montei, Yan agora uma pergunta, o que você acha dessa questão da placa de video, é isso mesmo, se eu não vou jogar não vai fazer diferença ter uma placa de video mais simples, meu processador não vai ficar limitado nas tarefas comuns? porque o técnico da Combat me disse que não compensa eu pegar um processador desse se eu não for por uma placa de video que trabalhe com ele, mas ele diz isso só pra jogos certo? Mesmo sem jogar se eu usar muitos programas rodando em paralelo compensa eu ter um processador desse naipe? Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse processador você vai precisar também de uma placa de vídeo, mas uma simples já é o suficiente.

 

Se for rodar tudo isso simultaneamente, meu palpite é que você precisa muito mais de memória do que de processador, e como memória não é absurdamente tão cara quanto uma placa de vídeo top, eu consideraria colocar logo 64GB de memória. Mas infelizmente não sei qual a ferramenta mais adequada para monitorar o uso de memória no Linux.

 

Considere também a possibilidade de manter seu atual computador e dividir as tarefas com o novo, principalmente se usa vários monitores, nesse caso veja se a instalação elétrica vai suportar a carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JorgeGus qual seria a mais simples que você acredita que seja suficiente nesse caso, preciso economizar, depois que eu pagar tudo posso até colocar uma mais TOP pra jogos, mas agora o lance é investir no processador e nas memórias o resto é só pra funcionar por enquanto depois vou melhorando, me sugira a placa mais em conta possível que você acha que não é um péssimo negócio (porque bom negócio é gastar, risos).

 

Gostaria de mais opiniões porque não manjo nada, então se alguém tiver lendo isso aqui, comentem por favor, eu agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que o rapaz que você consultou pensava que você necessariamente gostaria de usar a máquina para jogar, editar vídeos ou coisas do tipo, mas se você só for usar programas que não demandam de processamento gráfico então uma placa simples não é um problema, coloca uma placa simples, uma 550 ja deve servir de bom tamanho, não é defasada, e vai te dar vídeo pra ligar o computador, depois mais tarde você investe pesado numa placa melhor se é o que você vai querer

além que a 550 acho que ta até "barata" (não que esteja barata mesmo, mas é o mais barato das placas que vai encontrar creio eu nessa alta)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Cristiano J. Reis disse:

@JorgeGus qual seria a mais simples que você acredita que seja suficiente nesse caso, preciso economizar, depois que eu pagar tudo posso até colocar uma mais TOP pra jogos, mas agora o lance é investir no processador e nas memórias o resto é só pra funcionar por enquanto depois vou melhorando, me sugira a placa mais em conta possível que você acha que não é um péssimo negócio (porque bom negócio é gastar, risos).

 

Gostaria de mais opiniões porque não manjo nada, então se alguém tiver lendo isso aqui, comentem por favor, eu agradeço desde já.

Concordo com o colega acima, e também acho que uma placa de vídeo RX 550 já seria suficiente para o uso pretendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!