Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola amigos do CDH como estão ? Primeiramente não sabia se deveria postar esse tópico aqui ou na seção de GPUs, porém como se trata de temperatura achei que aqui seria o correto.

Seguinte, vou brevemente contar uma história pra vcs em poucas linhas.

Eu tenho uma RX 480 Strix 8GB, uma GPU q tem me quebrado muito o galho e encarado de frente muita coisa até mesmo mais atual sem muitos problemas, terminei Nioh 2 essa semana nela, jogo Horizon Zero Dawn de boa, etc, sempre almejando os 60fps em FHD 1080p porque não jogo games competitivos por exemplo. De uns tempos pra cá abri e fiz uma limpeza nela (final do ano passado), afinal eu tenho ela desde 2017 quando comprei nova, lacrada e cheirosa. Nessa limpeza troquei a pasta para uma G40 da DeepCool, a mesma que uso no meu processador um Ryzen 5 1600AF. Eu não troquei thermal pads dela porque nao quis mexer neles além de que não tinha outros aqui pra realizar a troca, e pelo que constatei eles ainda estão bons. 

O restante da configuração é uma placa-mãe AB350M DS3H, 16GB 2666 Crucial Ballistix, o gabinete é um Night Shark da Sharkoon e uma PSU XFX 500XT

Enfim, a placa sempre manteve a casa dos 65/70ºC em full load, porém de uns tempos pra cá começou a passar dos 70. vi ela chegando próximo dos 78, coisa q nunca aconteceu, e isso meio q me preocupou, afinal, se tem uma hora ruim pra comprar GPU, a hora é agora.

Aí me veio a ideia do Undervolt, nunca havia mexido com isso mas pesquisei e vi muitos recomendando fazer na série 400 e 500 da AMD q ajuda bastante, quando abri o AMD Adrenaline notei algo estranho pra caramba nas tensões da placa, segue o print abaixo (configurações stock)

01.thumb.png.30b4381d5a69180c064d029bfc6163c9.png

Em 1278mhz a tensão dela é maior que no 1310mhz ?? WTF

Eu setei a tensão para 1090 nos estados 5/6/7 , e apesar de estar estável, é extremamente randomico a hora que o driver apresenta problemas do nada. Curiosamente jogando Star Wars Fallen Order tive muito mais crashes de driver do que com qualquer outro game

Também tinha criado uma curva de fans um pouco mais agressiva que a stock, porém o barulho dos 3 fans ligados, principalmente a noite, causa um certo incomodo já que o PC está na altura da minha cabeça .

02.thumb.png.33ef7249a4fbcdc9ee9b621a9595c194.png

Agora algumas dúvidas

A temperatura de70/80 é segura considerando a idade da placa (e também a temperatura ambiente né) ? Assim eu poderia trocar um pouco essa curva de fans agressiva pra algo mais ameno, q consiga manter a casa dos 72ºC

É seguro manter a placa no Undervolt ? Li alguns tópicos gringos que já conseguiram baixar desse 1090, porém preferi não arriscar, como comentei tem horas que apresenta problemas sem motivo o driver, sem contar alguns games que parecem ignorar essa configuração.

Poderiam essas novas versões de driver estarem causando algum problema de temperatura nas GPU mais vóvós ? kkkkk

Quem puder compartilhar experiências agradeço, abraços !

Postado

Bom, o problema do undervolt é justamente este, crashes por instabilidade. O componente precisa de energia para executar a operação e não tem, com isto ocorre o crash. Em matéria de hardware, a longo prazo, acredito que possa acabar forçando os capacitores. Mas é achismo meu. Apenas abri para debate no caso de undervolt mais "radical". 

Quanto às temperaturas, o ideal é manter abaixo de 90. Claro, quanto menor, melhor, sempre. Mas é normal, com o passar do tempo, a temperatura do hardware ir subindo pois você vai utilizando programas mais novos que demandam maior processamento. Se você usasse sempre o mesmo software, a temperatura ficaria sempre a mesma. Como não é o caso... 

• Curtir 1
Postado

@Kleber Peters valeu pela resposta, então como eu comentei, a questão do crash é muito randomico, no Horizon Zero Dawn por exemplo com esse perfil do segundo print, eu posso jogar 5 horas seguidas se quiser usando 100% da GPU q não ocorre crash e mantem a temperatura ali na casa dos 67º oscilando raramente pra 69. Porém eu posso ligar no outro dia ficar 10 minutos e apresentar problemas o driver, não chega a reiniciar o pc por exemplo, só reinicia o driver e volta as configurações stock automaticamente.

Ainda vou fazer um teste deixando as tensões no stock e funcionando apenas com os fans um pouco mais fortes pra ver, o porém é que percebi umas maluquices tipo estar 49º na GPU mas os fans mudarem sozinhos pra 2400rpm (seria mais ou menos 60%) sendo que no software esta setado 35% para até 55º

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...