Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Postei aqui, por ter haver com uC´s ok.

Alguem ja usou triac´s da linha logic level?

Pelo que pesquisei esses triac´s são ligados diretamente no pino logico do uC atraves de um resistor, nao necessitando do opto.

Eu tenho um controle de ventilador que analisei a placa e realmente vai direto no uC para o triac atraves de um resistor, e funciona perfeito ja a muito tempo.

Entretanto temos que interligar os "gnd´s" que seria o gnd da alimentação do uC e um lado da rede. Sei da periculosidade de lidar com um circuito quente como esse.

Alguem ai ja usou esse tipo de componentes, será que seria seguro? ou numa queima do triac me mandaria o uC pro limbo hehehe...

anexei um desenho de como vi por ai...

Obrigado..

logic level triac.png

Postado

A isolação é o melhor caminho,mesmo que tenha essa isolação interna no componente,o espaço físico do componente faz esta isolação não ter um valor alto.

Postado
6 minutos atrás, vtrx disse:

A isolação é o melhor caminho,mesmo que tenha essa isolação interna no componente,o espaço físico do componente faz esta isolação não ter um valor alto.

Concordo, neste caso, mais é mais hehe..

Entretanto como eu falei, eu tenho um circuito receptor de IR para controle de lampada e ventildaor, tem funcionado a mais de 5 anos sem problema algum, apesar que agora, o motor que quero controlar é de maior potencia. Mas se usaram isso em algo comercial deve ter alguma segurança eletrica.

Na verdade, tudo é uma questão de valor final sabe, reles são caros, triac + opto um pouco mais e só o triac sairia mais barato hehehe, apesar que no final o barato sai caro..

• Membro VIP
Postado

Controlado por i.r. subentende-se que o usuário não tem contato direto com o produto portanto mesmo sendo rabo quente fica relativamente seguro. O mesmo pra aquelas lâmpadas musicais bluetooth.

Mas se a pauta for a segurança do mc, há um pulinho de gato que pode "isolar" ele da rede mesmo sendo rabo quente. Técnica usada em máquina de lavar, consiste em um simples capacitor de nF's (ou pF's,...🤔) entre o controle e gate. A "dificuldade" está em: ao invés de acionar com vdc, tem que gerar pulsos. Imagine um contato (um curto) entre rede e gate do triac... teoricamente o mc nem vai sentir pois o capacitor não deixa passar...

Postado

@.if Pois é, somente o instalador teria contato no momento da instalação o usuario nao.

Essa é uma alternativa interessante, a frequencia do pulso seria relacionada com a capacitancia usada?

O oscilar da rede nao seria suficiente para passar pelo cap.

O cap deverá ter tensão superior a da rede.

• Membro VIP
Postado

P.ex. capacitor cd de 1nF/1Kv é muito pequeno, barato e atenderia

3 horas atrás, rodrigocirilo disse:

O cap deverá ter tensão superior a da rede.

Aí... você captou...

O oscilar da rede nao seria suficiente para passar pelo cap.

a frequencia do pulso seria relacionada com a capacitancia usada?

Há matemática sim mas nem vale muito a pena envolvê-la. Quanto maior a f melhor. Além disso o triac dispara com baixa I no gate. Considere testar na prática.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!