Ir ao conteúdo

PIC pickit3 Programming Failed at Program memory 0x000002

Ir à solução Resolvido por ederpansani,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Montei duas placas, para protótipo com o PIC18F46K22, uma gravou normalmente... .a outra apresenta esse erro:

Programming Failed at Program memory 0x000002

Alguem já passou por esta experiência sabe o que pode ser isso? Defeito no PIC ou trilha em curto na placa?

Obrigado!

36 minutos atrás, erpgc82 disse:

Montei duas placas, para protótipo com o PIC18F46K22, uma gravou normalmente... .a outra apresenta esse erro:

Programming Failed at Program memory 0x000002

Alguem já passou por esta experiência sabe o que pode ser isso? Defeito no PIC ou trilha em curto na placa?

Obrigado!

Acabei de descobrir o que estava havendo. O circuito que funcionava, o display está soldado diretamente na placa, na verdade encaixado e parafusdo na placa... por isso gravei e tudo deu certo.

O circuito que não grava, aparesentava erro no pickit3 e no mplab ipe... o problema era pela falta do display no portB. Agora deu certo, pelo menos não era pic do aliexpress com defeito, ufa. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Que bom que resolveu por si. Só me deu vontade registrar que a falta de algum componente externo ao mc não era pra causar tal falha na programação. Neste caso penso que esta seria do projeto em si. Algo como o display agiu como pullup ou down nos pinos de programação, carga adicional na fonte ou algo do gênero .. Enfim ... de novo parabéns. 🙂

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Que bom que resolveu por si. Só me deu vontade registrar que a falta de algum componente externo ao mc não era pra causar tal falha na programação. Neste caso penso que esta seria do projeto em si. Algo como o display agiu como pullup ou down nos pinos de programação, carga adicional na fonte ou algo do gênero .. Enfim ... de novo parabéns. 🙂

Então .if, sou novo nisso, mas tambem imagino ter algo errado via software/hardware relacionado a pull-dow ou pull-up pois sempre gravei pic com ou sem display, e eram os tradicionalmente "baratos" de livros, como o 16f876, 16f877, 16f628, 12f675...

Agora fui pra esse com mais recursos e complexo, que é o 18f46k22 em que o PGD e PGC estão no portB, respectivamente em B6 e B7.

No portB eu tambem estou usando o teclado matricial e o display em 8 bits, não habilitei o registrador de pull-up do portB, vou testar se pode ser isso. Nos pinos B1, B2, B3 e B4, que são as linhas do teclado coloquei resistores de pull-up.

Então como eu verifiquei:

- O micro que estava com lcd conectado, o pgd e pgc estava em 5v aproximadamente e gravando normalmente, provavelmente por algum retorno do circuito do lcd.

- O micro que estava sem display e que não gravou, apresentando este erro, o pgd e pgc estava em 0v, então foi só conectar um display e deu certo a gravação.

Tambem concordo que não precise um display no portB para aceitar gravação. Realmente deve ter algo haver com pull-up ou pull-down, enfim, num futuro próximo e com mais experiencia vou descobrir o que eu mesmo fiz! 😁

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!