Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguem poderia me explicar o que é o sistema dual channel de memória RAM?

Tem problema, para ativar o sistema dual channel, as memórias serem de marcas diferentes? Ambas vão ser dois pentes de 8gb, 3.200mhz

Elas são:

-1 Pente 8gb RGB Ddr4 Xlr8 Pny, 3200mhz

-1 Pente TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB DDR4 3200MHZ BRANCA

Postado
2 minutos atrás, Brun0-2002 disse:

Resumindo, é um recurso que permite que o processador acesse informações em diferentes canais ao mesmo tempo, melhorando assim o desempenho. Note que isso vale também para triple, quad, etc. channel.

3 minutos atrás, Brun0-2002 disse:

As memórias precisam ser da mesma frequência para ativar? Marca... etc

A única coisa que importa é que você tenha a mesma quantidade de RAM em cada canal. Por exemplo, pode colocar um pente de 8gb no canal A e 2 de 4 no canal B que você fica com 8 + (4+4=8) -> 16GB em dual channel.

Marca é irrelevante. Frequência e timings também não importam, no fim as contas é a placa-mãe que decide isso e faz todos os pentes rodarem no valor que ela disser (assumindo que os pentes aguentem).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Brun0-2002 disse:

As memórias precisam ser da mesma frequência para ativar? Marca... etc

Em uma visão mais simples, dual channel é o recurso que faz com que a largura de banda (Comunicação entre processador e CPU) seja dobrada, aumentando a velocidade de troca de informação entre ambos e por consequência melhorando o desempenho.
Pra que o recurso funciona é preciso que as memórias sejam de mesma capacidade (2x4, 2x8, 4x4 etc). Marca, modelo, latência, frequencia diferentes não impedem o dual channel de funcionar.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Brun0-2002 "Se as memórias têm ranks diferentes, o Dual Channel não será realizado, pois um pente precisará de mais comandos que o outro, não podendo, portanto, trabalhar em sincronia com ele. Assim, acaba havendo uma evidente perda de velocidade das operações e menor eficiência de consumo energético."

Caso tenha dúvida sobre o que são ranks, siga abaixo:

"Single e Dual rank diz a respeito do numero de módulos presente na placa. Quanto menos módulo melhor."

Postado
38 minutos atrás, Brun0-2002 disse:

Tem problema, para ativar o sistema dual channel, as memórias serem de marcas diferentes? Ambas vão ser dois pentes de 8gb, 3.200mhz

Marca é irrelevante. Aliás, só o que importa é que tenha a mesma quantidade de RAM em cada canal.

25 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Brun0-2002 "Se as memórias têm ranks diferentes, o Dual Channel não será realizado, pois um pente precisará de mais comandos que o outro, não podendo, portanto, trabalhar em sincronia com ele. Assim, acaba havendo uma evidente perda de velocidade das operações e menor eficiência de consumo energético."

Qual era mesmo a fonte disso?

25 minutos atrás, Tavaares00 disse:

"Single e Dual rank diz a respeito do numero de módulos presente na placa. Quanto menos módulo melhor."

Incorreto. Entre single e dual, dual rank oferece mais desempenho. Mas por outro lado, é mais difícil de realizar o overclock, até porque o desempenho é maior. E se você estiver em quad rank, não é todo processador que lida direito com isso. Então tem que ter um certo balanço.

Postado

@Imakuni Peguei isso desses sites abaixo:

https://www.navegamer.com.br/dois-pentes-de-memoria-ram-juntos-funcionam-melhor

https://forum.adrenaline.com.br/threads/memorias-single-e-dual-rank.607677/#:~:text=Single e Dual rank diz,Quanto menos módulo melhor. (sei que não pode postar outros fóruns aqui, mas foi de lá que retirei, então tenho que mostrar ne...)

Postado

Ignore o do fórum da Adrenaline, o cara não sabe o que está falando. Inclusive, basta só ver os próximos 2 comentários de gente que diz justamente o contrário.

E sobre essa da NAVE (que sei lá eu o que é), também não confie, tem cheiro de que foi escrito pelo pessoal de marketing com algumas diretrizes que eles não entendem bem. Como contra exemplo, pegue o próprio documento da intel, que lista um setup que provavelmente é usando um pente single rank (4gb) com 2 pentes de 2gb, ou seja, dual rank no segundo canal: é listado como dual channel. Note também que em nenhum momento é citada a condição de ter que manter ranks iguais em cada canal; embora recomendado, não é algo obrigatório.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...