Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Galera, Boa Noite.

Queria saber como diferencio DDR3 de DDR3L pela própria etiqueta da Memória RAM.

Eu sei que elas tem uma diferença:

DDR3 usufrui de 1.5v e a DDR3L usufrui de 1.35v.

Dando se uma conclusão de que um PC DDR3 consegue subir um PC com memórias RAM DDR3L, porém, um PC DDR3L não consegue subir um PC com memórias RAM DDR3.

Poderiam me ajudar a diferenciar isso aí??

Ficarei muito agradecido 😃

Postado

Na própria etiqueta do módulo essa informação vai estar estampada com os termos DDR3L, PC3L ou os dois juntos além de outras informações como temporização e tensão. Inclusive só pela tensão também é possível diferenciar um módulo do outro já que a DDR3 comum vai estar rotulado como 1.5V e a DDR3L vai estar como 1.35V.

Postado

@Amanda Gonçalo Sabe me dizer outra coisa? Uso dois aplicativos para olhar configurações do PC e me deparei com duas situações diferentes.

Uso o Speecy e o CPU-Z, no Speecy mostra que é apenas DDR3, já no CPU-Z mostra que é DDR3L. Qual devo acreditar? É o mesmo? Terei que abrir o gabinete para olhar na etiqueta da memória RAM pra ter certeza?

Mas, ao mesmo tempo que no Speecy aparece só DDR3, as frequências aparecem em 1.35v, fiquei MUITO em dúvida agora.

Fotos seguem em anexo:

a.png

b.png

c.png

d.png

e.png

Postado

Com essa tensão certamente é DDR3L, pode estar reportando como DDR3 por conta do modo como o Speccy lê as informações mesmo e nesse ponto o CPU-Z é bem mais preciso, outra opção muito boa é o AIDA64.

Outra coisa é que a sexta e sétima geração dos Intel Core suporta DDR3L e DDR4, digo porque há uma certa confusão e essa informação é possível encontrar nos manuais da Intel para essas duas gerações. O controlador de memória desses processadores suporta a DDR3L, porém as fabricantes de placa-mãe quando lançaram suas placas para essas gerações e algumas vieram com suporte a essas memórias e não com DDR4, o modo como anunciaram essas placas mencionava DDR3 e raramente aparecia alguma menção a DDR3L, de vez em quando era só nas entrelinhas ou mesmo no rodapé, letras pequenas e afins.

E a médio/longo prazo memórias DDR3 comuns podem ser prejudiciais a esses processadores, tem até um artigo sobre isso aqui no fórum:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!