Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC e queria algumas ideias de processador e placa de vídeo. Config atual:

- placa-mãe: MSI H310M PRO-VH - LGA 1151 Chipset Intel H310

- Processador: Core i3 8100 Coffee Lake - 3.6Ghz

- Placa de vídeo: PNY Geforce GTX 1050ti 4GB

- Fonte: 500W - 80 PLus

- Memória: 16GB 2400mhz

- HD 1TB + SSD 120GB

Valeu!

• Membro VIP
Postado

@Lucas Buss Tudo bem jovem? Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Especificamente para o CS:GO, só trocaria o seu processador atual por um i5 9400F. O resto da configuração está ok.

• Curtir 2
Postado
16 minutos atrás, Lucas Buss disse:

- Fonte: 500W - 80 PLus

Marca e modelo?

17 minutos atrás, Lucas Buss disse:

Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC e queria algumas ideias de processador e placa de vídeo. Config atual:

Qual objetivo do upgrade? Jogos (Se sim cite quais)? Uso profissional?

Qual orçamento disponível para a compra?

• Curtir 1
Postado

ja foi dito o objetivo do upgrade, melhorar a jogo CS:GO, no mais, é uma configuração correta, talvez só trocar o processador e fazer um dual channel(se ja não são 2x8), se tiver orçamento ou paciência, aumentar a frequência das memorias para 3000 ou 3200

• Curtir 1
Postado

@GusGraf Obrigado pela resposta! Vou avaliar!!

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Marca e modelo?

Qual objetivo do upgrade? Jogos (Se sim cite quais)? Uso profissional?

Qual orçamento disponível para a compra?

Ops, deixei passar em branco... A fonte é uma KCAS-500W 80 Plus. O objetivo são jogos (basicamente CS:GO). Na verdade ainda não defini o quanto pretendo gastar, só gostaria de ver algumas opções (sem ser algo exorbitante)

1 hora atrás, MARLON LACERDA disse:

ja foi dito o objetivo do upgrade, melhorar a jogo CS:GO, no mais, é uma configuração correta, talvez só trocar o processador e fazer um dual channel(se ja não são 2x8), se tiver orçamento ou paciência, aumentar a frequência das memorias para 3000 ou 3200

Na verdade ja é dual channel sim! 2x8. A troca do processador seria para um i5 9400F, como comentou o amigo? Na sua opinião.

Postado
25 minutos atrás, Lucas Buss disse:

@GusGraf Obrigado pela resposta! Vou avaliar!!

Ops, deixei passar em branco... A fonte é uma KCAS-500W 80 Plus. O objetivo são jogos (basicamente CS:GO). Na verdade ainda não defini o quanto pretendo gastar, só gostaria de ver algumas opções (sem ser algo exorbitante)

Como já bem observado pelos colegas, o i5 9400F supre bem essa demanda, sem a necessidade de trocar placa de vídeo.

PS: Sua fonte que é bem ruinzinha, possui graves problemas na linha de 3.3v, a longo prazo isso pode causar problemas no seu setup, se puder, recomendo a troca.

• Curtir 1
Postado

Esse i3 8100 esta causando gargalo na GTX 1050ti?

Instale o MSI Afterburner e verifique a utilização da CPU, se estiver próximo de 90% aí vale a pena trocá-lo pelo 9400F, caso contrário acho que voce teria pouco benefício nessa troca. Neste caso para melhorar o desempenho em jogos voce teria que trocar tambem a placa de video, o que eu não recomendo que voce faça nesse momento a não ser que goste de rasgar dinheiro...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

Esse i3 8100 esta causando gargalo na GTX 1050ti?

Instale o MSI Afterburner e verifique a utilização da CPU, se estiver próximo de 90% aí vale a pena trocá-lo pelo 9400F, caso contrário acho que voce teria pouco benefício nessa troca. Neste caso para melhorar o desempenho em jogos voce teria que trocar tambem a placa de video, o que eu não recomendo que voce faça nesse momento a não ser que goste de rasgar dinheiro...

Obrigado pela dica! Instalei o Afterburn e rodei um "benchmark" que existe dentro do jogo que dura cerca de 5 minutos. Segue os resultados. 

O que posso concluir com base neles ?

Screenshot_1.png

• Solução
Postado

CS:GO é um jogo que usa Source Engine, um motor gráfico muito antigo (2004), que, mesmo que tenha sido bastante atualizada (até incorporou coisas da Source 2), é um jogo que ainda depende muito da CPU. O recomendado mesmo seria pegar um i5 8400 ou um i5 9400F (preferencialmente o 9400F, já que é mais recente), mas CS:GO é um jogo que não tem um bom multi-threading, ele usa no máximo 4 threads, então o jogo se beneficia mais de performance single-thread. Com a aquisição do i5, você tem um clock maior (i3 8100 chega a 3.6GHz, i5 9400F chega a 4.1GHz) e também uma folga a mais no seu sistema, mas vou te dizer que processadores 6C/6T irão ficar limitados num futuro próximo.

Outra coisa que beneficia a performance do jogo é ter memórias em Dual Channel com clock altos, mas infelizmente estas placas-mãe de entrada da Intel como H310 não permitem overclock de RAM. Talvez dê para apertar os timings, que beneficiaria performance também, mas não tanto quanto overclock, mas aí já não consigo te dizer com clareza se realmente dá para fazer isso ou não, além de ser um processo trabalhoso.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Lucas Buss disse:

Obrigado pela dica! Instalei o Afterburn e rodei um "benchmark" que existe dentro do jogo que dura cerca de 5 minutos. Segue os resultados. 

O que posso concluir com base neles ?

Esse não é o print do MSI Afterburner. Precisamos ver se a utilização da sua GPU esta sendo limitada pela CPU...
Esse print mostrou apenas a utilização da CPU, que na maior parte do tempo ficou abaixo de 70%. 
Tente configurar certinho o MSI Afterburner para ele mostrar todas essas informações na tela do jogo? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!