Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi:

Estou com uma dúvida que a internet ainda não conseguiu solucionar... 🤔

O pino RA1 (do PIC 16f628) fornece até 25mA em nível alto.

Pelas minhas contas, cheguei à conclusão que um resistor de 4K7 na base de um transístor
BC 548 fornece ao mesmo, corrente suficiente para saturá-lo (+ ou - 1mA) chaveando assim, 
um relê de 5v.

O pino P1.0 (do port P1 do 8051) fornece até 1mA em nível alto ( se forem usados todos os
8 pinos como saída).

Como fica então o cálculo do resistor de base nesse caso? Ou não precisa de resistor de 
base?
Se ligar direto o P1.0 do 8051 na base de um BC 548, não vai danificar o uC?

Eu tô com medo de ligar P1.0 direto na base do BC 548, exceder (de alguma forma) a capacidade de fornecimento

de corrente do 8051 e queimar o mesmo...

image.png.445ff02299942d50b80472031c210601.png       😪

OBS: Não quero ter que usar um buffer (ULN 2001)

Postado
38 minutos atrás, Ricardov disse:

veja aqui.

Oi: 

Meu caso é diferente. Nesse tópico, o amigo queria ligar o relê diretamente no uC (?????????????????????). 

Eu quero usar um transístor para fazer a conexão. E logicamente, com um diodo 1N4148 em paralelo com o relê, inversamente polarizado, para evitar problemas.

• Amei 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Se ligar direto o P1.0 do 8051 na base de um BC 548, não vai danificar o uC?

Direto pode pifar sim ou pior: pode zoar o processamento. Eis meus cálculos: Coloque de 4k7 a 1k e veja o resultado medindo a V na bobina do relé. Acima de 4.5 tá bond+.

Dica:relé de 12v é mais comum, mais barato e consome menos corrente

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Direto pode pifar sim ou pior: pode zoar o processamento. Eis meus cálculos: Coloque de 4k7 a 1k e veja o resultado medindo a V na bobina do relé. Acima de 4.5 tá bond+.

Dica:relé de 12v é mais comum, mais barato e consome menos corrente

Oi:

Obrigada pela ajuda, amigo! :joia:   

Por inexperiência  eu pensava :

- " P1.0 só fornece 1mA (8051)... se colocar um resistor, aí é que não vai passar corrente mesmo!" 

Eu achava que um resistor na base do BC 548 limitaria muito a já fraca corrente do P1.0 a ponto de não saturar o transístor.

Agora posso concluir meu projetinho sem receio, mas infelizmente não poderei colocar um relê de 12V (minha fonte é de 5V). Se eu colocar um relê de 12V, terei que trocar de fonte e acrescentar um 7805 + dissipador (para o 8051).

Que bom que podemos contar com seus conhecimentos e com sua experiência! 😁

• Membro VIP
Postado

Olá de novo. Agradeço por ter marcado minha resposta como solução. Permita-me então complementar as informações...

10 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Por inexperiência  eu pensava :

- " P1.0 só fornece 1mA (8051)... se colocar um resistor, aí é que não vai passar corrente mesmo!" 

Eu achava que um resistor na base do BC 548 limitaria muito a já fraca corrente do P1.0 a ponto de não saturar o transístor.

Sim sua intuição está no caminho certo :tw_thumbsup:. Se a porta não conseguir fornecer I suficiente, haveria de tentar outra ou outros métodos 🙂. Analisemos com um pouco + de profundidade...

Esta porta P1 tem saída open drain. Por gentileza confirme dando uma olhadela no d.s. do bicho.

PinP1.png

Pra dar a corrente de 1mA que você disse, o internal pullup teoricamente é de 5K. Portanto em condições controladas pode sim ligar direto na base de um npn pois em 1 é ele quem vai fornecer I pra saída.

Caso fosse um pnp na configuração abaixo, aí sim o resistor é obrigatório

fig11.png

Confira no d.s. que a porta pode fornecer 1mA mas pode absorver uma I maior

abç 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Olá de novo. Agradeço por ter marcado minha resposta como solução.

Oi:

Eu é que agradeço, amigo!😁

Tempos atrás eu diria que você está falando grego (fluentemente).

image.png.13a522d7f7b7929b2f92568a6910ef50.png

Mas hoje, felizmente eu consegui entender tudo o que você disse!!!!!!.:jump:
Realmente eu constatei pelo datasheet, que os acionamentos funcionam melhor em nível baixo, onde há maior fluxo de corrente. 

Caso fosse um pnp na configuração abaixo, aí sim o resistor é obrigatório

Nisso, eu não tinha pensado...Eu estava concentrada no nível lógico 1, não analisei o nível lógico 0.

Sim sua intuição está no caminho certo :tw_thumbsup:

Obrigada, Amigo! Eu só pareço burra...(brincadeira)😁

Reconheço as limitações desse meu uC (8051), mas como eu compro ele a preço de banana (e consegui "desenrolar" bem a programação dele na linguagem C), continuarei utilizando essa tecnologia do passado...

Outro abraço pra você, amigo. E obrigada pela aula! 👍

• Curtir 4
Postado
Em 18/04/2021 às 13:55, Maria Cristina Oliveira disse:

Mas hoje, felizmente eu consegui entender tudo o que você disse!!!!!!.:jump:

Olha, você nem imagina o quanto ver você escrever isso faz bem para a gente que labutou anos aqui no CDH !

Eu diria que nós, que somos bem mais velhos e temos a experiência acumulada por mais de 30 anos na área, sabemos como "acender o fogo" , mas todo fogo precisa de combustível , que é justamente a vontade de aprender, de saber mais, de poder fazer os seus próprios projetos sem depender dos outros !

O mérito neste caso é seu, que podemos ver o seu aprendizado já faz algum tempo, e você continua querendo aprender cada vez mais. Parabéns !

Paulo

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!