Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Divergência quanto ao modelo da memória RAM do HP Probook 4530s para upgrade


Ir à solução Resolvido por brunoalienvga,

Posts recomendados

Resolvi fazer um upgrade no meu praticamente eterno HP Probook 4530s (vai pra 10 anos o bicho).
Vou colocar um SSD e pretendo colocar mais 4gb de ram (ele já veio com 4).

Porém me surgiu a dúvida quanto as especificações da memória (a ponto de eu ficar sismado se da última vez que formatei o notebook a assistência teria trocado a memória original por uma inferior).

 

Nas especificações no site da HP, diz sobre a memória:

 

"DDR3 PC3-8500 (1.066 MHz) ou PC3-10600 (1.333 MHz) SDRAM

Dois slots SODIMM que oferecem suporte à memória de canal duplo de 1.024 MB, 2.048 MB e 4.096 SODIMMs
Atualizável para 8192 MB com SODIMMs de 4096 MB nos slots 1 e 2 (então já sei aqui que a expansão será a aquisição de um pente de 4GB)
O desempenho maximizado de canal duplo requer SODIMMs do mesmo tamanho e velocidade em ambos os slots de memória (aqui surgiu a dúvida)"

Pois ao ir buscar a informação da marca/fabricante da memória (já sabia que era 1 pente de 4gb e outro slot vazio), instalei o programa MrMemory e ele leu o seguinte:
Slot "BANK 2", 4 GB, Speed "1333 MHz SODIMM", Type "DDR3", Manufacturer "Ramaxel"

Porém ao instalar e usar o CPU-Z ele me informou o seguinte:
Slot 1: vazio
Slot 2: DDR3 module size 4GB / max bandwidth PC3-10700 (667MHZ) / DRAM FREQUENCY 665.1 MHZ / module manuf. RAMAXEL TECHNOLOGY.

 

Me chamou a atenção essa fabricante, Ramaxel, que eu não conheço, mas o que me fez estranhar mais foi a questão da frequência, que nas especificações da HP, dizem que era deveria ser o modelo PC3-8500 (1066MHZ) ou PC3-10600 (1.333 MHZ), e na verdade o CPU-Z informa PC3-10700 (667MHZ) / DRAM FREQUENCY 665.1 MHZ).


A HP diz que para a expansão de memória, o ideal é colocar outro pente com o mesmo tamanho e velocidade.

Será que minha memória original foi trocada por uma de marca inferior com a frequência mais baixa (1066-1333 para 667 MHZ)?
Desde já muito obrigado e me desculpem caso a pergunta seja muito leiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

pesquisei bastante e descobri que na verdade no CPU-Z vai mostrar mesmo 667, porque seria x2, por se tratar de DDR, pinagem Double Data Rate, ou seja em ambos os lados existe a memória de 667mhz, porém ela é multiplicada por 2, devido os dois lados e você acaba tendo a memória 1333mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!