Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu gostaria de pedir ajuda aos usuários mais experientes que eu (não é tão difícil ser, rs).

Eu montei meu PC e combinei as seguintes peças:

A320M-K/BR; Ryzen 5 1600 AF; 8gb corsair vengeance LPX 2666mhz C16 (CMK8GX4M1A2666C16).

Então, na bios da placa-mãe eu percebo que ela não identifica a memória direito (as latências ficam zuadas, etc.) e aí direto o PC apresenta problemas o SO (vários códigos na tela azul quando pesquisados remetem a erros na memória ram). E ultimamente isso piorou (começou a afetar o desempenho em jogos. Eu percebi perda considerável no COD Warzone (nao estou conseguindo jogar) e no RDR2. Dps que montei o setup que vim saber que toda placa-mãe tem uma lista de memórias testadas pela fabricante (QVL vendor list) e percebi que a memória em questão não está na lista. 

Então gostaria de saber de vocês, o que fariam no meu caso: trocariam de memória? trocariam de placa-mãe? trocariam os dois? 

ps: no anexo botei imagens do CPU-Z com a bios no padrão (apertei F5 nela e salvei).

a1.jpg

Postado

A memória tá rodando em 2133. Não tentou ativar o XMP/DOCP?

12 minutos atrás, yccosta disse:

Dps que montei o setup que vim saber que toda placa-mãe tem uma lista de memórias testadas pela fabricante (QVL vendor list) e percebi que a memória em questão não está na lista. 

Na prática tanto faz, estar na lista significa que é garantido que funciona, não estar na lista significa que é 99% garantido que funciona.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

A memória tá rodando em 2133. Não tentou ativar o XMP/DOCP?

Sim, tentei. ativei o DOCP na bios mas acontece as mesmas coisas. e quando ativo o DOCP eu percebo (no cpuz) que as latencias nao ficam nas q a memoria deveria trabalhar. também tentei ativar o DOCP E mudar as latencias manualmente, mas nao dá bom nao.

Postado
6 minutos atrás, yccosta disse:

Sim, tentei. ativei o DOCP na bios mas acontece as mesmas coisas. e quando ativo o DOCP eu percebo (no cpuz) que as latencias nao ficam nas q a memoria deveria trabalhar. também tentei ativar o DOCP E mudar as latencias manualmente, mas nao dá bom nao.

Coloca a frequência e as latências (2666 16 18 18 35 53) manualmente. A tensão da RAM joga pra 1.4 V e NB/SoC pra 1.1 V e testa de novo. Se mesmo assim não funcionar, testa 16 18 18 38 56, e se ainda assim não, tenta 16 19 19 38 56.

Postado
8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Coloca a frequência e as latências (2666 16 18 18 35 53) manualmente. A tensão da RAM joga pra 1.4 V e NB/SoC pra 1.1 V e testa de novo. Se mesmo assim não funcionar, testa 16 18 18 38 56, e se ainda assim não, tenta 16 19 19 38 56.

Só não conseguir encontrar o "NB/SoC". poderia dizer onde é? mandei fotos da bios!

a3.jpg

a2.jpg

9 minutos atrás, RS Faria disse:

@yccosta

Você pode usar o MemTest ou o Diagnóstico de Memória do Windows, pra ver se tem algo errado na memória.. Aliás, como ficam as latências da RAM na BIOS?? O quão zuadas, elas ficam??

eu já fiz os dois, mas poderia fazer de novo sim. as latencias na bios ficam [AUTO] mas no cpuz ficam 15 15 15 36 51 (1064.1 mhz)

Postado

@yccosta Ali em "VDDCR SOC Voltage". Provavelmente depois você consegue baixar esse valor até 1 ~ 1.05, assim como consegue descer a tensão da RAM pra algo mais próximo de 1.2 V. Mas a ideia é começar por cima (garantir estabilidade) e depois ir descendo até chegar o ponto em que não é mais estável, aí sobe +1 ou 2 degraus de novo. Se funcionar com a RAM em 1.4, no segundo teste já baixa direto pra 1.35 V e vê se continua estável. Usa o OCCT (https://www.ocbase.com/) na opção de "large data set" pra testar a estabilidade (10 minutos tá bom pra começo de conversa, mas no final deixa rodando pelo menos 1 hora).

Postado
2 horas atrás, Shaman93 disse:

@yccosta Ali em "VDDCR SOC Voltage". Provavelmente depois você consegue baixar esse valor até 1 ~ 1.05, assim como consegue descer a tensão da RAM pra algo mais próximo de 1.2 V. Mas a ideia é começar por cima (garantir estabilidade) e depois ir descendo até chegar o ponto em que não é mais estável, aí sobe +1 ou 2 degraus de novo. Se funcionar com a RAM em 1.4, no segundo teste já baixa direto pra 1.35 V e vê se continua estável. Usa o OCCT (https://www.ocbase.com/) na opção de "large data set" pra testar a estabilidade (10 minutos tá bom pra começo de conversa, mas no final deixa rodando pelo menos 1 hora).

cara, fiz o que você sugeriu e acho que deu bom. deixei a tensão em 1.25V e o VDDCR SOC Voltage em 1.1V. vou testar agora em jogos e já trago o feedback. de qualquer jeito, aqui está o software dps de terminado o teste:

a4.jpg

• Curtir 1
Postado

Raro achar uma memória que tem dificuldade em XMP/DOCP na placa-mãe, de qualquer forma é bom ter o seu feedback. Esperando os testes nos jogos mas antes só um adendo: Warzone está uma porcaria, to com cerca de 30/40 fps a menos desde a última att, então saiba que pode estar te afetando também e não necessariamente é a RAM.

Postado

galera, deixei a tensão em 1.30V e o VDDCR SOC Voltage em 1.1V. Até então está bom, dei uns dias de folga e até hoje não tive os crashes no SO que estava tendo. joguei cod (cw e warzone), rdr2 e FM 2021 de boaaa. valeuzão pela ajuda!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...