Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estou fazendo um OC básico em meu FX8320e, mas não consigo estabilizar, as temperaturas ficam boas, mas depois de um tempo, o sistema simplesmente congela, estou só tentando manter o Clock em 4.0 com 1.225 v, nada demais, já que o turbo dele é esse.

Minha placa-mãe é uma m5a97 evo R2.0(chipset 970).

O que posso estar fazendo de errado?

Estou desabilitando o modo turbo,

Colocando em modo manual, multiplicador em 20x 200

E tensão em Manual com tensão em 1.225v.

Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

@José Rubens Ferraz Junior Fonte ok, cooler é bem fraquinho, no nível Blizzard T2, mas vem com luzinha no fan. FX esquenta MUITO, pra OC a refrigeração teria que ser melhor.

Lembrando que nesta plataforma aí há uma diferença de ~20ºC pra baixo na leitura de temperatura (ou seja, tá mostrando 40ºC, tá em 60ºC ou mais). Veja tmb se o VRM está com boa temperatura (não chegar perto ou ultrapassar os 100ºC).

Postado
12 horas atrás, Phoenyx disse:

@José Rubens Ferraz Junior Fonte ok, cooler é bem fraquinho, no nível Blizzard T2, mas vem com luzinha no fan. FX esquenta MUITO, pra OC a refrigeração teria que ser melhor.

Lembrando que nesta plataforma aí há uma diferença de ~20ºC pra baixo na leitura de temperatura (ou seja, tá mostrando 40ºC, tá em 60ºC ou mais). Veja tmb se o VRM está com boa temperatura (não chegar perto ou ultrapassar os 100ºC).

A temperatura do VRM seria a temperatura da placa-mãe, que aparece no AIDA64? Ou só consigo ver essa temperatura com um medidor térmico?

Estou pensando em colocar um GAMMA 300 porque ele tem 5 heatpipes e ainda joga o ar pra baixo, ajudando na refrigeração dos VRMs, o que você acha? Ou tem algum melhor pra indicar?

Desde já agradeço.

Postado

@Phoenyx Gostaria de saber onde olha as temperaturas do VRM, mesmo com uma placa-mãe gigabyte chipset 760g fiz overclock de 3.6Ghz para 4.0Ghz (gradativamente de 100 em 100), não tive problema algum e está rodando em 4.0Ghz nesse momento, desde ontem.

processador: FX 4100

Obs: tenho a mesma fonte que o cara lá, tá de boa sobre isso.

Por sinal, não tive que mexer na tensão.

• Membro VIP
Postado

@Akimoto238 Não entendi a pergunta. O FX4100 é basicamente a metade do FX8320E, logo consome e aquece menos.

Agora você pega estes valores TMP, pega o modelo da tua motherboard e joga no google pra saber o que é o quê.

Postado

@Phoenyx beleza, sim!! como ele é bem mais fraco o cooler box segurou ele de boa em OC, não mudou muito aquelas temp zuada.

irei pesquisar lá, valeu.

@Phoenyx Pesquisei e os meus estão normais mesmo, sem problemas.

Em tese é a mesma placa-mãe (mas essa ai é superior e os VRMs do bagui tá fritando dms com um 4300 em Stock)

Creio então que está tudo bem, obrigado amigo.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Phoenyx disse:

@José Rubens Ferraz Junior @Akimoto238 Irá depender da placa em questão. Placas antigas mais simples nem monitoravam o local. Já verificou com o HWInfo, HWMonitor, etc?

Quanto ao cooler, este Gama é fraquinho, low profile, vai assar o FX.

Acredito que a minha não monitora mesmo, sempre achei que a minha era uma boa placa-mãe, por ter chipset 970, quase o melhor pra época, mas no HW só aparece temperatura da CPU, placa-mãe e dos núcleos. Qual cooler você recomenda pra esse fim?

Postado
1 hora atrás, Akimoto238 disse:

@José Rubens Ferraz Junior Ela é boa, mas infelizmente não monitora direito kkk.

Entendiii... kkkkkkk... O estranho é que vejo vídeos de pessoas fazendo OC de 4.5 com placa-mãe inferior a minha e rodando liso, então não sei em que estou errando ou se é meu cooler que não está segurando mesmo.

Postado

@José Rubens Ferraz Junior Aumenta um pouco a o vcore, na minha opinião 1.225v é muito baixo para os 4Ghz. Comece com 1.25v, veja se persiste o problema. Pode aumentar até 1.3V tranquilamente. Se tiver um bom fluxo de ar no seu gabinete e considerando que não seja tão quente o local onde esta instalado, acredito que até 1.3v esse cooler consiga temperaturas "aceitáveis". Leia aceitáveis, não ideais, você tem uma excelente placa-mãe, suporta cpus até 140W de tdp, não ficaria com neura quanto as temperaturas do VRM. Fonte também Ok, mas esse cooler é um modelo básico e como ja foi falado FXs quando em OC esquentam bem.

Quanto a monitorar as temperaturas do processador use HWInfo, HWMonitor apenas para ter uma base.  Use AMD Overdrive para valores mais precisos ele mostra a Margem Térmica  para atingir a temperatura limite, salvo engano é 62ºC nesse caso.

E por ultimo cooler Low Porfile não são tão eficientes como modelos torre, pessoalmente recomendo GAMMAXX 400 V2 que é um excelente custo beneficio. 

Postado
Em 29/04/2021 às 18:02, Dhiego Hutter disse:

@José Rubens Ferraz Junior Aumenta um pouco a o vcore, na minha opinião 1.225v é muito baixo para os 4Ghz. Comece com 1.25v, veja se persiste o problema. Pode aumentar até 1.3V tranquilamente. Se tiver um bom fluxo de ar no seu gabinete e considerando que não seja tão quente o local onde esta instalado, acredito que até 1.3v esse cooler consiga temperaturas "aceitáveis". Leia aceitáveis, não ideais, você tem uma excelente placa-mãe, suporta cpus até 140W de tdp, não ficaria com neura quanto as temperaturas do VRM. Fonte também Ok, mas esse cooler é um modelo básico e como ja foi falado FXs quando em OC esquentam bem.

Quanto a monitorar as temperaturas do processador use HWInfo, HWMonitor apenas para ter uma base.  Use AMD Overdrive para valores mais precisos ele mostra a Margem Térmica  para atingir a temperatura limite, salvo engano é 62ºC nesse caso.

E por ultimo cooler Low Porfile não são tão eficientes como modelos torre, pessoalmente recomendo GAMMAXX 400 V2 que é um excelente custo beneficio. 

Meu gabinete é um Pichau Gaming Komor mas meus fans do gabinete não são bons, tenho 2 DEX Dx-14t em cima como exaustor, 1 DEX Dx-12t na parte de trás como exaustor e 3 DEX Dx-12t na parte da frente jogando ar pra dentro.

Postado
Em 29/04/2021 às 18:02, Dhiego Hutter disse:

Em 27/04/2021 às 00:16, Phoenyx disse:

Em 28/04/2021 às 08:35, Akimoto238 disse:

@Phoenyx Gostaria de saber onde olha as temperaturas do VRM, mesmo com uma placa-mãe gigabyte chipset 760g fiz overclock de 3.6Ghz para 4.0Ghz (gradativamente de 100 em 100), não tive problema algum e está rodando em 4.0Ghz nesse momento, desde ontem.

processador: FX 4100

Obs: tenho a mesma fonte que o cara lá, tá de boa sobre isso.

Por sinal, não tive que mexer na tensão.

Estava dando esses problemas e resolvi trocar a pasta térmica e thermalpad dos VRMs e Chipsets da placa-mãe, porém, quando tirei os dissipadores dos chipsets, eu não sei se era thermalpad ou pasta térmica, eram rosa e beeem fininho, por isso a dúvida, e acabei tirando e colocando pasta térmica nos chipsets e troquei os thermalpads dos VRMs.

Continua congelando do mesmo jeito, vou comprar outro cooler e testar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!