Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orientação na escolha do nvme e ssd sata - Perfil completo


Posts recomendados

Olá, pessoal. Tudo bem?

Preciso de ajuda com a escolha dos meus ssds.
Pesquisei algumas coisas, olhei a tabela comparativa mas sou muito leigo e não entendo muito dos componentes, controladores e questões de qualidade entre eles, por isso gostaria da ajuda de vocês.

 

Sou designer gráfico, trabalho com pelo menos 2 programas do pacote adobe abertos ao mesmo tempo e muitas vezes 3 (photoshop, indesign e Ilustrator), estou sempre com vários trabalhos abertos nos programas, muitas abas do chrome abertas, também estou migrando para o motion design e a utilização do After effects, que já está com projetos pesados no curso.
Mais pra frente entrarei no 3d mas será muito superficialmente.
Também pretendo usar dois monitores ao mesmo tempo em breve (Não sei até que ponto isso impacta nessa decisão do ssd mas estou fornecendo os dados que posso)

 

Não jogo nada e nem jogarei. Meu pc foi montado apenas para trabalho e estudos.

 

Minha configuração é:

- Ryzen 5 3600

- Asus TUF Gaming NVIDIA GeForce GTX 1650 Super OC

- ASRock B450 Steel Legend

- DDR4 Geil Orion, 32GB 3000MHz 

- XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular 

- WD BLUE 4TB 

- AERO ONE FROST

 

Busco um nvme de 256gb para unidade C e um ssd sata de 500gb para arquivos cache.
Pelo pouco que entendo vejo esses tamanhos como ideais e com margem para o futuro.

Procuro qualidade nas marcas e componentes dos ssds mas também não sei se posso comprar e se precisaria comprar O melhor então fico ali um pouco acima da média. Em torno de R$1000 é um valor que dá pra pagar pelos dois.

Cheguei nesses dois modelos: SSD WD Black SN750, 250GB (WDS250G3X0C)  e SSD WD Blue, 500GB (WDS500G2B0A)
 
O que acham dessas opções? São de qualidade? Há opções mais interessantes? Tem alguma questão de modelo desses dois ssds que eu deveria me atentar?

Agradeço pela paciência e atenção!
Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Melgaço , não sei a fundo dos SSDs, mas imagino que sim, Western Digital é uma boa marca. Mas eu pensaria em pegar um NVME pouco mais lento mesmo, mas de 1 TB e poderia particionar entre o C e outra unidade se preferir, ou deixar tudo junto.

 

Ou ainda, deixar o de 256 GB no C como o Sata, e o de dados com o NVME com 512 GB. Uma vez que o software foi carregado na memória, não precisa mais da velocidade, ao contrário dos arquivo que estiver trabalhando, imagino que seja assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Gostei dessa ideia de deixar o nvme para o cache, hein
Alguém sabe se isso realmente é uma boa? Parece legal mas eu to por fora.
O que me daria mais performance usando vários programas da suíte adobe com arquivos pesados, nvme na unidade C e ssd sata no cache ou o contrário?
(o Photoshop chega pegar 20gb de ram e o after 24gb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O ideal para voce seria ter ate mesmo mais SSDs Nvme.

 

O WD black é equivalente aos Samsung, muito bom por sinal.

 

Como sua placa-mãe tem apenas 1 slot NVme, uma possibilidade seria a compra de uma placa de expansão para colocar mais  Nvme no pc,  algo como esta aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1572773027-adaptador-hd-ssd-m2-pci-e-30-4x8x16x-3in1-nvmemsatasata3-_JM?matt_tool=70509262&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12408848785&matt_ad_group_id=119017168518&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500385009285&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=185757336&matt_product_id=MLB1572773027&matt_product_partition_id=296321646450&matt_target_id=pla-296321646450&gclid=Cj0KCQjwvr6EBhDOARIsAPpqUPFCZ_6lDFcmS7JHAPx0-BQi4HQcJ7dA2TUTmPDHbSNSH6B9haWIZMIaAhDOEALw_wcB

O preço é relativamente baixo e assim daria de ter o SO e as aplicações rodando em NVme de alta velocidade.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!