Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Soube recentemente que as placas mãe possuem um sistema de distribuição regulada de energia chamado de VRM.

Soube também que um processador muito potente pode causar danos a placa por super aquecimento das bobinas que fazem parte desse VRM.

Minha dúvida é: como posso saber se uma placa-mãe é boa o suficiente pra suprir qualquer processador sem perigo de super aquecimento?

Ando fazendo muitas perguntas aqui ultimamente, peço perdão pela leiguice e agradeço a paciência. kkkkkkkkk

Whiplash2.

Postado

@Phoenyx Perdão.  A placa em questão é a Asus A320M-K/BR e a linha de processadores que me causou essa dúvida é do Ryzen 5 e modelos mais superiores.

Falando em um Upgrade, um colega aqui da comunidade me indicou uma placa com mais módulos de memória RAM pra sair de 8gb pra 16gb.

A placa indicada foi uma modelo b450, minha dúvida sobre super aquecimento se aplica a ela também

Postado

@Whiplash 2 bom dia, se esta falando da A320 da ASUS, é a que eu uso, junto ao meu R5 2600,  não tenho problemas, mais dai pra cima eu não recomendaria, é uma placa bem básica, não faz OC de processador, A B450 com dissipador seria sim a melhor opção.

Postado

@marcelo-kayo Bom dia, é o modelo da Asus mesmo. E que bom que dá certo, porque seu optar por ficar com esse modelo de placa, e depois querer pegar um Ryzen 5, com certeza vai ser o 5 2600.

Obrigado pelo comentário amigo.

• Curtir 1
Postado

@Whiplash 2 a melhor maneira de saber se tal placa-mãe suporta tal processador é através de testes. de uma olhada em alguns canais no youtube, como o do Peperaio ou o Adrenaline, eles sempre estão fazendo testes de placas mães. Acho até que o Peperaio já testou essa placa ai. Só uma dica: tenta pegar uma placa-mãe com dissipador no vrm, caso mais pra frente queira colocar um CPU mais "esquentadinho", já que esses podem exigir vrms melhores e com dissipador

• Membro VIP
Postado

@Whiplash 2 99% das placas A320 são de entrada, ou seja, poucos slots de RAM, USB, SATA, além do VRM deficitário. O ideal com elas são micros simples, como por exemplo um R3 2200G, ou micro para escritório, mas a galera insiste em montar PC torto pra games sacrificando na qualidade da motherboard. E ela é quem carrega todo o seu hardware nas costas, inclusive além do que já foi citado muita gente simplesmente ignora o audio onboard, sendo que uma boa placa de audio avulsa custa ~1500 reais sozinha.

É como o @marcelo-kayo citou, até um hexacore ainda é viável com ela, mais do que isso você vai fritar o VRM. Tem que ver tmb a refrigeração do seu gabinete, temperatura ambiente, etc.

E se você quer 16GB de RAM, aconselho comprar diretamente 2x 8GB e despachar o seu kit 2x 4GB pra ontem, pois esta capacidade (módulos de 4GB) já caiu em desuso (ninguém mais está comprando).

• Amei 1
Postado

@Phoenyx @Phoenyx Entendi.

Você poderia me indicar uma boa placa pra usar com um Ryzen 5 com 16gb de RAM?

Sabendo desses detalhes mencionados a cima, acho que vou segurar a grana um pouco mais e pegar uma placa melhor junto de um processador melhor.

O plano inicial seria o Ryzen 3 2200g + Asus A320M-K/BR + 8gb de ram (2x4).

Agora quero pular pra um Ryzen 5 2600 + uma boa placa e 16gb de RAM (2x8)

No geral eu quero ter um bom PC que atenda qualquer necessidade que eu precise exercer, como jogos ocosionais, edição de vídeo regulares, estudo e acesso a internet.

Já tive um PC fraco antes, travava muito, e era complicado. Agora quero um PC decente.

Obrigado pelas dicas pessoal.

• Membro VIP
Postado

@Whiplash 2 O problema todo está nos valores das placas de vídeo, que estão um assalto. Você não tem uma aí pra ir se virando nos 30?

Ao invés do 2600 pega o 1600AF da Kabum, é o mesmo processador, renomeado e mais barato. placa-mãe, recomendo no mínimo uma Giga B350/450 DS3H.

• Amei 1
Postado

@Phoenyx Placa de vídeo não tenho, mas mesmo com os preços absurdos, posso tentar parcelar uma em mais vezes do que eu costumo parcelar.

Já os outros componentes que você mencionou como placa-mãe e processador, vou me organizar pra comprar e montar esse PC.

Obrigado a todos pelas dicas.

• Membro VIP
Postado

@Whiplash 2 Mesmo parcelando tá osso. Uma simplória GTX 1650 tá custando 3k à vista, antes da pandemia ela valia 1k e já tava caro (você encontrava RX570 que é um pouco melhor, mais barata).

Importa uma R7 260X do Aliexpress por ~400 mangos, ela é similar a 750TI, melhor que o video onboard dos Ryzen G e dá pra ir quebrando o galho até achar algo com preço condizente.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...