Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou com um problema. Adquiri recentemente uma fonte Corsair VS600w no ML de um vendedor de reputação insuspeita, fonte usada, com caixa, acessórios e, segundo ele, funcional. Instalei a fonte e liguei meu PC pela primeira vez, o sistema operacional não iniciou e ficou travado nessa tela preta. Entrei no setup e naveguei até uma aba chamada monitor, lá notei que as voltagens +12v +5v +3.3v estavam todas destacadas em vermelho, para conseguir iniciar o sistema operacional eu tive que habilitar uma opção na bios que "ignora" esses avisos, o s.o iniciou normalmente mas no cpuz percebe-se que o vcore está muito alto, passando de 2.700v. Fiquei preocupado, mas como sou leigo resolvi usar o PC normalmente, consegui usar tudo normalmente durante 2 dias até que ontem, durante uma jogatina repentinamente meu PC delisgou, não deu tela azul, não travou, NADA, simplesmente desligou, apagou subitamente, até achei que a energia tinha acabado. Minha dúvida é, esse é um problema relacionado a fonte ou placa-mãe ? Minha motherboard é uma B450M Gaming/BR, cpu Ryzen 1600ae, vga GTX 1660 Super Tuf3. Devo devolver a Fonte ? Tenho até amanhã pra isso.

20210510_123232.jpg

20210509_172247.jpg

• Membro VIP
Postado

Se estas medições estiverem corretas você tá matando todo o sistema. Tem multímetro? Enfia em um molex e meça o 12v e 5v.

• Triste 1
Postado
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se estas medições estiverem corretas você tá matando todo o sistema. Tem multímetro? Enfia em um molex e meça o 12v e 5v.

Pior que eu não tenho. Isso pode ser causado pela fonte ? Usava esse mesmo setup com outra fonte e nunca deu nada disso, exceto pela VGA, porque comprei essa fonte justamente pra suportar a placa.

Postado
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Charcas Qual sua fonte anterior?

Era uma ATX C3 TECH DSA-500VE, mas eu não tinha placa de vídeo, usava uma bem fraca só para gerar vídeo por conta do processador.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Charcas disse:

Era uma ATX C3 TECH DSA-500VE, mas eu não tinha placa de vídeo, usava uma bem fraca só para gerar vídeo por conta do processador.

Esta?

Dá pra testar o sistema com ela. Não é uma Brastemp (já tive uma) e nesta sua configuração não daria enrosco. Se cessar os alarmes aí e as tensões estabilizarem tu já vai saber que esta VS600 aí veio bichada. E muito provavelmente o ex proprietário já sabia do enrosco, apenas passou a batata quente adiante.

Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Esta?

Dá pra testar o sistema com ela. Não é uma Brastemp (já tive uma) e nesta sua configuração não daria enrosco. Se cessar os alarmes aí e as tensões estabilizarem tu já vai saber que esta VS600 aí veio bichada. E muito provavelmente o ex proprietário já sabia do enrosco, apenas passou a batata quente adiante.

O vendedor alega que estava em perfeito estado de funcionamento. Infelizmente eu não tenho mais essa fonte, mas é essa ai mesmo, Video Edition. Ah única fonte que tenho aqui é essa que comprei, se tivesse outra eu testaria, mas também acho que é a fonte, principalmente depois que o PC desligou sozinho.

• Membro VIP
Postado

@Charcas Eu posso alegar ser o Batman. O que mais tem em sites de vendas de usados é pilantra. Tem gente que compra uma placa-mãe, enfia o dedão no soquete, entorta os pinos (no caso dos Intel), manda pro RMA, eles negam pois foi pedreiragem do usuário, aí ele vai todo pimposo no ML pra vender a placa e abater o prejuízo.

Verifica tmb se esta fonte aí já não foi aberta, ela deve possuir pelo menos um selo da própria Corsair em um dos seus parafusos.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde pessoal. Adquiri outra fonte (EVGA 600w) para fazer o teste e acontece que as voltagens ainda estão altas, agora *****! Não sei se o problema é na placa-mãe ou no processador. Se o problema for na placa-mãe, quais os riscos de continuar utilizando ela assim ? Pode ser só um problema de "sensor" ou coisa do tipo ? Vou ter que usar o PC assim pelo menos até mês que vem, porque até o cartão me estornar essa fonte que comprei agora ...

Postado

*****, morar no buraco é complicado. Essa foi a única fonte razoável que encontrei por aqui e ainda tive que pagar 450 nela, o único lugar "especializado" aqui vai me assaltar pra arrumar essa placa, a ultima vez que levei meu pc pra fazer uma limpeza me cobraram 170 reais. Além de que os prazos e o frete dos Correios estão complicados, comprar na net vai demorar pra chegar e vai sair caro. Qual o pior que pode acontecer se eu usar a placa-mãe assim por pelo menos um mês ? Fritar o processador ? Não sei onde li que os Ryzen possuem uma espécie de proteção contra altas voltagens, se desligando ou algo do tipo em picos. Tem como eu manualmente baixar essas voltagens ?

• Membro VIP
Postado

Poderá torrar tudo. Placa de vídeo, CPU, memórias, etc. E não, não tem como baixar estas tensões.

Veja se esta placa-mãe aí não está encostando no chassis do gabinete. Pode ser que quando você trocou as fontes tenha entortado a placa ali na região do ATX24P.

• Curtir 1
Postado

É, provavelmente eu entortei a bendita mesmo, no visual não da pra ver nada, retirei tudo e liguei em bancada, resetei o cmos, testei as fontes e a tensão está sempre alta, acabei encontrando um kit ddr3 antigo que tinha em casa e testando nesse kit as fontes estão perfeitas. Agradeço muito pela ajuda, abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!