Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia.

Estou montando um pc com as seguintes configs:

i7 10700f
16gb de ram 3000mhz

placa-mãe Asus ROG STRIX B460-F

rtx 3060ti

As perguntas sao, essa é uma config boa para edição de videos e jogar uns games pesados?

Qual fonte é recomendada? Olhei no site da cooler master e pelos calculos recomenda 550w, porém falaram que para rtx é recomendavel +600w

• Membro VIP
Postado

@Srl30 Para esta placa de vídeo eu diria que o mínimo é 600W e, se possível, eu pegaria até uma fonte um pouco superior, pois essas RTX consomem bastante energia mesmo.

É uma ótima configuração, vai ter desempenho pra rodar games atuais e programas gráficos.

Sobre as memórias, opte por comprar pares 2x8 ou 2x16 ;)

Postado

Obrigado amigo, acha que uma 650w 80 plus bronze da Cooler Master aguenta o tranco?

Sim, é 2x8gb, falei 16 so para encurtar kk

Postado
Postado
1 hora atrás, Srl30 disse:

Eu nao entendo muito de fonte, creio que vou pegar uma de 700w entao. Qual a vantagem de ser modular?

Organização dos cabos

Eu li uma vez sobre fontes onde tudo é modular onde na conexão há capacitores sólidos e alguns acham que isso é para compensar ripple  alto... não sei se é mito e qual seria a desvantagem

Não sei também se toda fonte modular vem com circuito de capacitores sólidos para as linhas (SATA, MB, PCI-E, etc). 

Isso aí só alguém com conhecimento específico pode responder @Phynsx

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, donzmaker disse:

Eu li uma vez sobre fontes onde tudo é modular, onde na conexão há capacitores sólidos e alguns acham que isso é para compensar ripple alto... não sei se é mito e qual seria a desvantagem.

Realmente existem algumas perdas por conta da inserção da placa modular (capacitância e indutância parasitas, gerando oscilações parasitas e resistência da barra de transferência, gerando pequenas quedas de tensão) e necessidades de adaptação. Os capacitores de filtragem não podem ficar muito distantes da saída e como na placa modular o espaço é restrito, capacitores de polímeros são mais interessantes, por conta da resistência baixa e do tamanho reduzido, mesmo que também tenham baixa capacitância.

8 horas atrás, donzmaker disse:

Não sei também se toda fonte modular vem com circuito de capacitores sólidos para as linhas (SATA, MB, PCI-E, etc.).

Por outro lado, isso não é regra, o fabricante faz o que quiser. Por exemplo, a Helly Technology não colocou capacitores de polímero na sua linha modular de baixo custo (adotada pela Redragon). Se eles conseguem conter as oscilações de outras maneiras, tudo bem. A adoção de filtros π é uma boa tática para reduzir oscilações sem utilizar muitos capacitores.

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Srl30 disse:

Pessoal sabem me dizer se essas fontes são boas? *MWE V2 BRONZE*

Devo começar dizendo que não são ruins, mas definitivamente não são fontes de alimentação boas. Têm componentes de qualidade questionável e uma imensa diversidade de problemas, muitos os quais se devem à inexperiência da fabricante responsável pelo modelo.

Postado
3 minutos atrás, Phynsx disse:

Devo começar dizendo que não são ruins, mas definitivamente não são fontes de alimentação boas. Têm componentes de qualidade questionável e uma imensa diversidade de problemas, muitos os quais se devem à inexperiência da fabricante responsável pelo modelo.

Sabe me indicar uma boa? para a minha configuração.

Sei que ja me indicaram algumas, mas quanto mais opções melhor

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Srl30 disse:

Sabe me indicar uma boa? Para a minha configuração.

Sei que me indicaram algumas, mas quanto mais opções melhor.

Além delas, você pode verificar a PYLON 650W e a MWE V2 GOLD 650W. Ainda assim, a LEADEX III, que foi indicada, é uma excelente opção.

Postado
58 minutos atrás, donzmaker disse:

Eu iria nessa aqui

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17903/fonte-super-flower-legion-hx-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650p14xehx

Evita a questão da placa de circuito modular, além dos benefícios já presentes na LEADEX III, talvez a única diferença seja os capacitores do secundário.

Na realidade, não há qualquer semelhança entre as duas, senão a fabricante. São duas linhas com propostas completamente diferentes e a qualidade da LEGION é completamente desconhecida. Essa é a única imagem interna que se tem do modelo, fornecida pelo próprio fabricante:

image.png.011aac12d2d71763a67d43046710d00a.png

E essa é a LEADEX III:
image.png.6d0b40ce7a9cd36d61e19687bdad81fc.png

Não acho uma ideia muito boa a recomendação de um modelo (mesmo que potencialmente bom), que não tenha qualquer teste.

Postado
2 horas atrás, Phynsx disse:

Na realidade, não há qualquer semelhança entre as duas, senão a fabricante. São duas linhas com propostas completamente diferentes e a qualidade da LEGION é completamente desconhecida. Essa é a única imagem interna que se tem do modelo, fornecida pelo próprio fabricante:

image.png.011aac12d2d71763a67d43046710d00a.png

E essa é a LEADEX III:
image.png.6d0b40ce7a9cd36d61e19687bdad81fc.png

Não acho uma ideia muito boa a recomendação de um modelo (mesmo que potencialmente bom), que não tenha qualquer teste.

problema da leadex III pelo menos na 550W e acredito que 650W é a reducao de custo, tem capacitor X2 a menos antes da ponte, inclusive há o espaço para ele mas está faltando e os capacitores Y de 4,7uF que eu acho muito alto

A leadex III só tem 2 caps hold up acima de 750W na 550 e 650 é o Nichicon 470 microfarads por 105C que é mt bom

A foto por dentro da techpowerup Leadex III 650 é diferente da que eu vi, é bem mais parecida com a 550W que eu tenho. O modelo ARGB de 550W por eles analisados teria de ser mt parecido ou igual a minha mas como você pode ver esse tem só 3 caps Y e a minha tinha 5... um desses Y estava depois da linha DC-DC o que achei bastane estranho. Mandei pro Aris perguntando se poderia ser de filtragem e ele achou que não, o modelo dele nao tinha ele pode dizer qual seria a função dele ali no meu caso

https://www.techpowerup.com/review/super-flower-leadex-iii-argb-gold-550w/

usar 4 caps 472M Y para filtragem EMI nao é estranho?

Em todo caso tirei foto do mesmo gordinho solitário 472M da SEC no qual só eu fazendo um curso ou faculdade  e analisar o circuito (nem cheguei a tirar a fonte do metal) para saber qual função dele

pCrNBgk.jpg

• Curtir 1
Postado

A pylon da XPG achei estranho por ser mais barata, voce acha que 650w ja segura a configuração? E qual a diferença da Cooler Master gold para bronze?

Postado
34 minutos atrás, donzmaker disse:

problema da leadex III pelo menos na 550W e acredito que 650W é a reducao de custo, tem capacitor X2 a menos antes da ponte, inclusive há o espaço para ele mas está faltando e os capacitores Y de 4,7uF que eu acho muito alto

A leadex III só tem 2 caps hold up acima de 750W na 550 e 650 é o Nichicon 470 microfarads por 105C que é mt bom

A foto por dentro da techpowerup Leadex III 650 é diferente da que eu vi, é bem mais parecida com a 550W que eu tenho. O modelo ARGB de 550W por eles analisados teria de ser mt parecido ou igual a minha mas como você pode ver esse tem só 3 caps Y e a minha tinha 5... um desses Y estava depois da linha DC-DC o que achei bastane estranho. Mandei pro Aris perguntando se poderia ser de filtragem e ele achou que não, o modelo dele nao tinha ele pode dizer qual seria a função dele ali no meu caso

https://www.techpowerup.com/review/super-flower-leadex-iii-argb-gold-550w/

usar 4 caps 472M Y para filtragem EMI nao é estranho?

Em todo caso tirei foto do mesmo gordinho solitário 472M da SEC no qual só eu fazendo um curso ou faculdade  e analisar o circuito (nem cheguei a tirar a fonte do metal) para saber qual função dele

pCrNBgk.jpg

a unica explicacao que achei para esse capacitor solitário é ele funcionar como decoupling... no esquema DC-DC porém não entendi a escolha dos capacitores de filtragem usando esse mesmo que (em tese) funciona no DC-DC

Postado
45 minutos atrás, donzmaker disse:

Problema da LEADEX III pelo menos na 550W e acredito que 650W é a redução de custo, tem capacitor X2 a menos antes da ponte, inclusive há o espaço para ele mas está faltando e os capacitores Y2 de 4,7µF que eu acho muito alto.

Bom, esse problema fica evidente na LEADEX III 650W. No entanto, ela tem todos os capacitores X2 que poderia, mas ainda ficam faltando capacitores Y2 para filtrar os picos de baixa frequência.

image.thumb.png.afc02416bee5043273956628a7896589.png

O pico de interferência, em baixa frequência, ultrapassa o primeiro detector (média) e beira o segundo detector (pico).

A LEADEX III só tem dois hold-up capacitors acima de 750W. Na de 550W e 650W é o Nichicon 470µF, 105°C, que é muito bom.

Sim. Em todos os modelos da linha, o hold-up capacitor é bem dimensionado (de acordo com o controlador de chaveamento utilizado). O único porém fica para a rotulação de tensão de apenas 400V, por questão de espaço.

Varia de unidade para unidade, mas os modelos (LEADEX III GOLD ARGB 550W e LEADEX III GOLD 650W) testados por ele, utilizam o Nippon Chemi-Con KMQ, que lembra um pouco o Nichicon GG, mas não tem ênfase em tamanho reduzido (além de suportar mais ripple current).

A foto por dentro do TechPowerUp da LEADEX III 650W é diferente da que eu vi, é bem mais parecida com a de 550W que eu tenho. O modelo ARGB de 550W, por eles analisado, teria de ser muito parecido ou igual a minha, mas como você pode ver esse tem só 3 capacitores Y2 e a minha tinha 5... um desses capacitores Y2 estava depois da linha DC-DC, o que achei bastante estranho.

image.png.d9a22ce3b30313078217a77b400e17ec.png

Não sei se interpretei erroneamente, mas a unidade dele tem 5 capacitores Y2.

16 minutos atrás, Srl30 disse:

A PYLON da XPG achei estranho por ser mais barata, você acha que 650W segura a configuração?

Sim, é um modelo que está barato, mas que apresenta uma plataforma boa, com componentes de boa qualidade. A potência é suficiente para a sua configuração. Se tiver interesse, leia este artigo.

16 minutos atrás, Srl30 disse:

Qual a diferença da Cooler Master (MWE V2) GOLD para BRONZE?

Basicamente, uma tem um orçamento limitado e a outra não. A MWE V2 BRONZE é repleta de problemas, os quais não estão presentes na MWE V2 GOLD, que é fabricada por outra empresa. Portanto, apesar de também ser orientada ao baixo custo, conta com componentes de boa qualidade e resultados estáveis independentemente da carga.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Phynsx disse:

Além delas, você pode verificar a PYLON 650W e a MWE V2 GOLD 650W. Ainda assim, a LEADEX III, que foi indicada, é uma excelente opção.

A pylon, voce recomenda a bronze ou gold?

Postado
1 minuto atrás, Srl30 disse:

A PYLON, você recomenda a BRONZE ou GOLD?

Com "GOLD" você se refere à uma versão GOLD da PYLON (CORE REACTOR) ou você está falando da MWE V2 GOLD?

A PYLON é uma excelente opção, mas se eu fosse recomendar um modelo para a sua configuração, a LEADEX III 650W e a CORE REACTOR 650W seriam opções mais interessantes.

Se não se encaixarem muito bem no seu orçamento, você pode escolher a PYLON 650W ou a MWE V2 GOLD 650W, pois são bastante capazes, mesmo não apresentando resultados excelentes como dos três modelos supracitados. A MWE V2 GOLD é superior, mas a PYLON não fica muito atrás.

Postado
11 horas atrás, Phynsx disse:

Com "GOLD" você se refere à uma versão GOLD da PYLON (CORE REACTOR) ou você está falando da MWE V2 GOLD?

A PYLON é uma excelente opção, mas se eu fosse recomendar um modelo para a sua configuração, a LEADEX III 650W e a CORE REACTOR 650W seriam opções mais interessantes.

Se não se encaixarem muito bem no seu orçamento, você pode escolher a PYLON 650W ou a MWE V2 GOLD 650W, pois são bastante capazes, mesmo não apresentando resultados excelentes como dos três modelos supracitados. A MWE V2 GOLD é superior, mas a PYLON não fica muito atrás.

Falo da versao gold da PILOW.

Essa seria uma boa escolha entao?

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114269&gclid=CjwKCAjwnPOEBhA0EiwA609RecZKfxCwNmnry0SzNor0rV9lwXDipMysKJpq9LXTtpdzlkY_vV4dcRoCVr0QAvD_BwE

Postado
59 minutos atrás, Srl30 disse:

Falo da versão GOLD da PYLON.

Essa seria uma boa escolha então?

A PYLON é BRONZE, não tem versão GOLD.

Sim, ela seria uma ótima opção para a sua configuração.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!