Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de opiniões sobre possíveis mudanças nesse setup, se os valores estão ok e sobre qual placa-mãe escolher entre a Aorus B450 Elite ou Aorus A520 Elite para o seguinte setup:

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 PRO 4650G - R$1.800

Memória ram ddr4 Asgard 3600Mhz 8Gbx2 - R$600

Fonte XPG Pylon, 550W, 80 Plus Bronze - R$320

SSD nvme m2 Kingspec 1Tb - R$480

As placas mãe que citei estão por volta de R$800 e a maior dúvida é sobre qual vale mais a pena (a 520 eu vou conseguir atualizar a BIOS pelo Q-flash já a 450 vou precisar pagar pra alguém atualizar pra mim; não pretendo fazer OC no processador, apenas aumentar a RAM pra pegar de fato os 3600Mhz).

O PC em questão vai ser utilizado para jogos tipo DotA2 e LOL e possivelmente alguns jogos mais pesados (optei por não comprar placa de vídeo por enquanto).

Postado

7 minutos atrás, Andros Santos disse:

Esse processador ta muito caro é melhor você pegar um Ryzen 5 3600 com uma GPU simples ou Core i5 de 10ª Geração.

Alguma recomendação de qual seria a GPU simples? Porque pelas minhas contas fica muito mais caro pegar o 3600 + GPU

1 hora atrás, maxmarrafon disse:

Olá, gostaria de opiniões sobre possíveis mudanças nesse setup, se os valores estão ok e sobre qual placa-mãe escolher entre a Aorus B450 Elite ou Aorus A520 Elite para o seguinte setup:

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 PRO 4650G - R$1.800

Memória ram ddr4 Asgard 3600Mhz 8Gbx2 - R$600

Fonte XPG Pylon, 550W, 80 Plus Bronze - R$320

SSD nvme m2 Kingspec 1Tb - R$480

As placas mãe que citei estão por volta de R$800 e a maior dúvida é sobre qual vale mais a pena (a 520 eu vou conseguir atualizar a BIOS pelo Q-flash já a 450 vou precisar pagar pra alguém atualizar pra mim; não pretendo fazer OC no processador, apenas aumentar a RAM pra pegar de fato os 3600Mhz).

O PC em questão vai ser utilizado para jogos tipo DotA2 e LOL e possivelmente alguns jogos mais pesados (optei por não comprar placa de vídeo por enquanto).

Esqueci de colocar o gabinete:

Gabinete Gamer Redragon Grindor, Mid Tower, 2x Fans 120mm

@WOZ Dods vi que você dá umas opiniões bacanas, se puder comentar aqui eu agradeço!

Postado

Um Core i5-10400F da pra achar por uns R$1100 Ryzen 5 3600 Ta por R$1300 uma GT 1030 da pra achar por R$500 a 600 E no Ryzen você pode pegar uma Placa-mãe mais barata e memórias com frequências de 3000/3200MHz

Postado

@maxmarrafon Kingspec e Asgard. Se não estiver comprando isso no ali então está comprando no ML. Não recomendo por serem pouco duráveis. Comprar algo que vai durar pouco para ter que comprar novamente em pouco tempo sai mais caro do que comprar algo que vai durar razoavelmente ou muito. 

Fiz um orçamento similar a esse seu outro dia e recomendo que pondere sobre ele:

2129201823_Semttulo.png.2b7afa1ca31b10c00c78350470cc33ae.png

Você falou que mencionou alguma MB, mas não vi nenhuma no seu texto. Marcas boas de MB são MSI, Asus e Gigabyte. O chipset A520, dependendo do modelo de MB, pode ter atualização de BIOS sem CPU, mas geralmente já virão com BIOS compatível com essa CPU. A placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, ATX, DDR4 está em promoção por R$ 660,90 na Kabum. Tem até uma open box lá custando 100 reais a menos. Pessoalmente eu miraria hoje em uma B550M DS3H por ser mais robusta e permitir OC, mas isso depende de quanto você poderá gastar. A A520M DS3H é muito boa e ambas dispõe de update de BIOS sem CPU, RAM ou GPU.

No mais, dê uma atenção especial para a fonte se quiser que esse PC dure. A do orçamento que citei acima tem 10 anos de garantia e dificilmente você verá algum componente morrendo prematuramente com ela, dada sua altíssima qualidade.

Ps.: melhor uma memória 3200 MHz de boa marca do que uma genérica (asgard) de 4000 MHz. Vai por mim.

Ps2.: Sinceramente eu não investiria em PC hoje. Melhor um Xbox One. Já tenho PC e vou esperar. Meu upgrade desse ano já adiei para quando os preços normalizarem.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@maxmarrafon Kingspec e Asgard. Se não estiver comprando isso no ali então está comprando no ML. Não recomendo por serem pouco duráveis. Comprar algo que vai durar pouco para ter que comprar novamente em pouco tempo sai mais caro do que comprar algo que vai durar razoavelmente ou muito. 

Fiz um orçamento similar a esse seu outro dia e recomendo que pondere sobre ele:

2129201823_Semttulo.png.2b7afa1ca31b10c00c78350470cc33ae.png

Você falou que mencionou alguma MB, mas não vi nenhuma no seu texto. Marcas boas de MB são MSI, Asus e Gigabyte. O chipset A520, dependendo do modelo de MB, pode ter atualização de BIOS sem CPU, mas geralmente já virão com BIOS compatível com essa CPU. A placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, ATX, DDR4 está em promoção por R$ 660,90 na Kabum. Tem até uma open box lá custando 100 reais a menos. Pessoalmente eu miraria hoje em uma B550M DS3H por ser mais robusta e permitir OC, mas isso depende de quanto você poderá gastar. A A520M DS3H é muito boa e ambas dispõe de update de BIOS sem CPU, RAM ou GPU.

No mais, dê uma atenção especial para a fonte se quiser que esse PC dure. A do orçamento que citei acima tem 10 anos de garantia e dificilmente você verá algum componente morrendo prematuramente com ela, dada sua altíssima qualidade.

Ps.: melhor uma memória 3200 MHz de boa marca do que uma genérica (asgard) de 4000 MHz. Vai por mim.

A MB que eu mencionei é a Aorus B450 Elite ou Aorus A520 Elite (estão por volta de R$800), ainda sim você pegaria a B550? (é que o valor já passou o que eu tinha estipulado)

Sobre a memória vou pensar sobre e a fonte pelo que vi é da mesma marca que a você mencionou, porém, uma versão inferior (vi o teste do TecLab e parece aguentar tranquilo).

32 minutos atrás, Andros Santos disse:

Um Core i5-10400F da pra achar por uns R$1100 Ryzen 5 3600 Ta por R$1300 uma GT 1030 da pra achar por R$500 a 600 E no Ryzen você pode pegar uma Placa-mãe mais barata e memórias com frequências de 3000/3200MHz

Nos comparativos que vi (link), o 4650G ficava melhor do que um pc com a GT1030 :(

• Solução
Postado
24 minutos atrás, maxmarrafon disse:

A MB que eu mencionei é a Aorus B450 Elite ou Aorus A520 Elite (estão por volta de R$800), ainda sim você pegaria a B550? (é que o valor já passou o que eu tinha estipulado)

Se for para pegar A520 então pegue a A520M DS3H que citei acima e está mais barata. Se for optar por qualquer outro modelo então pegue a Asus TUF gaming B550 ou a B550M DS3H. Não recomendo hoje nenhum chipset 4xx ou 3xx a menos que você realmente queira economizar mesmo com tudo que vai perder e a A520 que citei simplesmente não servir por algum motivo. No geral, a A520M DS3H é a melhor opção de longe no seu caso.

26 minutos atrás, maxmarrafon disse:

Sobre a memória vou pensar sobre e a fonte pelo que vi é da mesma marca que a você mencionou, porém, uma versão inferior (vi o teste do TecLab e parece aguentar tranquilo).

Sobre a memória??? Pulou uma parte aí.

Sobre a fonte eu recomendo sempre fontes mais robustas por durarem mais e economizarem seu dinheiro a longo prazo. A Pylon é boa, mas está longe de ser comparável à core reactor. Aguentar é uma coisa, mas se durar menos do que a outra duraria você acaba gastando mais a longo prazo.

28 minutos atrás, maxmarrafon disse:

Nos comparativos que vi (link), o 4650G ficava melhor do que um pc com a GT1030 :(

Eu não compraria GT 1030 nem nenhuma outra GPU de entrada hoje. Simplesmente é dinheiro jogado fora. A RX 550 é a única que eu ainda indicava quando custava 500 reais. A mais de 1000 eu não indico nem pra inimigos. 

Melhor comprar um console usado do que uma GPU ruim que vai depreciar de valor e não valerá basicamente nada quando a escassez acabar.

Postado

@maxmarrafon  você prestou a atenção que no vídeo ele faz OC né e as memórias ficaram em 4133MHz pra chegar no desempenho de uma RX 460.

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eu não compraria GT 1030 nem nenhuma outra GPU de entrada hoje. Simplesmente é dinheiro jogado fora. A RX 550 é a única que eu ainda indicava quando custava 500 reais. A mais de 1000 eu não indico nem pra inimigos. 

Melhor comprar um console usado do que uma GPU ruim que vai depreciar de valor e não valerá basicamente nada quando a escassez acabar.

A GT 1030 não e uma boa placa como a GTX 1050Ti também não é E ficam indicando essa placa direto, mas você acha que vale a pena pagar R$1900 em R5 4650G podendo pegar uma Core i5 10ª Geração ou Ryzen 5 3600 com uma GPU simples?

Postado
10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se for para pegar A520 então pegue a A520M DS3H que citei acima e está mais barata. Se for optar por qualquer outro modelo então pegue a Asus TUF gaming B550 ou a B550M DS3H. Não recomendo hoje nenhum chipset 4xx ou 3xx a menos que você realmente queira economizar mesmo com tudo que vai perder e a A520 que citei simplesmente não servir por algum motivo. No geral, a A520M DS3H é a melhor opção de longe no seu caso.

Acabei de achar a B550M DS3H por R$830, recomenda ela em relação a A520M DS3H que você citou? (talvez pegando a A520M com a diferença eu pego a fonte Core Reactor)

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sobre a memória??? Pulou uma parte aí.

Sobre a memória acabou que eu já tinha pago o boleto e pelo que vi dá uma dor de cabeça pra cancelar (foi pela Ali), estou inclinado a ficar com a Asgard mesmo e usar enquanto durar.

Postado

@Andros Santos Sim, acho que vale a pena. Uma GPU simples equivalente hoje (como a RX 550) custa mais de 1000 reais. A menos é claro que você compre uma genérica ou jack sparrow do aliexpress e se preste a passar raiva com isso depois. Comparando o preço do 4650G e do 3600G (que são equivalentes em desempenho) você está pagando pouco a mais por uma GPU integrada no 4650G, sendo um preço muito mais justo do que comprar uma GPU no preço de escassez de silício. Sério, não entendo como é tão difícil as pessoas fazerem a conta e entenderem que você está basicamente comprando uma RX 550 por 400 reais, que é precisamente o que ela vale.

7 minutos atrás, maxmarrafon disse:

Acabei de achar a B550M DS3H por R$830, recomenda ela em relação a A520M DS3H que você citou? (talvez pegando a A520M com a diferença eu pego a fonte Core Reactor)

Esse anúncio do Submarino é marketplace, uma loja chamada HT Informática. Sequer achei reclamações no ReclameAqui, então considero arriscado comprar. Pessoalmente acho que o tempo das pessoas vale mais do que dinheiro, e se você perder tempo com essa loja, tendo que esperar te reporem o valor gasto por processos morosos e desgastantes, seria melhor pagar logo os 200 reais a mais que você pagaria comprando em uma loja confiável, sendo a B550M DS3H ou a Asus TUF Gaming B550M-Plus que estão custando o mesmo preço. Sempre tenha as lojas Kabum, Pichau e Terabyteshop como referência para compra de componentes. Outras lojas boas existem, mas raramente com preços decentes. As que tem preços menores recomendo que pesquise uma a uma no reclameaqui.

Tudo isso para falar que se você não vai fazer OC, pegue a A520M DS3H e seja feliz, você não perde quase nada em relação a todas as outras se não for gastar seu tempo com OC, isso sendo que eu acho OC um desperdício enorme de tempo e recursos. É bom para quem é empolgado e se diverte no processo, mas é igual RGB, você brinca um pouco e nunca mais lembra que existe.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, maxmarrafon disse:

Sobre a memória acabou que eu já tinha pago o boleto e pelo que vi dá uma dor de cabeça pra cancelar (foi pela Ali), estou inclinado a ficar com a Asgard mesmo e usar enquanto durar.

Cancelar não é tão difícil. Se pagou no boleto dá para cancelar antes de o boleto ser reconhecido. A propósito, nunca compre no Aliexpress por boleto. Se tivesse comprado no cartão poderia cancelar da mesma maneira e o valor seria creditado diretamente no cartão na próxima fatura. Boleto realmente adiciona risco desnecessário, sendo que nem é mais necessário usar cartão de crédito internacional e o nacional ainda te dá direito a parcelar em 6x.

Sério, preju demais comprar essa memória.

@Andros Santos Quer discutir com vídeos do youtube? Sério? Tá, vamos lá pra novela...

O 4650G tem desempenho EQUIVALENTE, não idêntico. Para produtividade, inclusive, é superior. Para streaming é superior. Para jogos, puramente, perde por 9% em média, mas o desempenho dele escala melhor com memórias do que o 3600. Enfim, procure reviews dele e leia. No final das contas não altera o restante do que eu argumentei e ter desviado da argumentação prévia indica justamente que você está disputando ao invés de discutir. Ademais, abraço e boa tarde. Não tenho mais nada a discutir sobre o assunto contigo.

@maxmarrafon Se o papo atravessado tiver te deixado na dúvida, recomendo leitura de artigos de revistas conceituadas. Tem vídeos também, especialmente os do Steve do Gamer's Nexus, que são sérios e não só "click grabs". Exemplo de artigo bom: https://www.anandtech.com/show/16308/testing-the-worlds-best-apus-desktop-amd-ryzen-4750g-4650g-and-4350g/6

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Andros Santos Quer discutir com vídeos do youtube? Sério? Tá, vamos lá pra novela...

O 4650G tem desempenho EQUIVALENTE, não idêntico. Para produtividade, inclusive, é superior. Para streaming é superior. Para jogos, puramente, perde por 9% em média, mas o desempenho dele escala melhor com memórias do que o 3600. Enfim, procure reviews dele e leia. No final das contas não altera o restante do que eu argumentei e ter desviado da argumentação prévia indica justamente que você está disputando ao invés de discutir. Ademais, abraço e boa tarde. Não tenho mais nada a discutir sobre o assunto contigo.

Qual o problema de mostra vídeo do YouTube você desmerece os caras que fazem os testes é isso ou algo do tipo? e qual foi a parte que alterei apenas mostrei o video e mais nada sobre a questão equivalência.

Mostrei o video por que eu não tenho o Processador e presumo que você também não tem pra fazer os testes, mas se tem lhe peço desculpas.

E Posta por favor ai os reviews dele para gente ler, pois, estou aqui para a prender e passar o que eu sei.

• Curtir 1
Postado

@Andros Santos Cara, desculpe eu. Estou acostumado com esse tipo de argumentação começar e virar uma novela. Entendo que você tenha a dúvida, mas eu realmente não tenho. Já montei vários 3600, alguns 4650G (tenho dois para montar esse fds por sinal), dentre incontáveis outros pois é o que faço para ganhar dinheiro no tempo livre há muitos anos. Não comparo o desempenho esperando ver os dois processadores com exatamente o mesmo desempenho. Ambos são 6 core, 12 thread de 3ª geração (os 4xxx terminados em G são todos de terceira geração). O 4650G é pouca coisa inferior e eu defendo o uso dele como fuga da hiperinflação de preços que ocorre já a alguns meses pela escassez de silício nas grandes fábricas de chips. A economia mundial toda está impactada, ok, mas não acho que nada nesse mundo justifique pagar 1000+ reais em uma RX550 ou inferior. 

Enfim, sobre os vídeos de youtube eu sempre recomendo cautela. Se vai assisti-los, use seu crivo para entender que pode haver falhas na metodologia de testes simplesmente por que ela não está explicitada. Em artigos do tom's hardware, guru3D, Anandtech, Gamer's Nexus, Linus Tech Tips, dentre tantos e tantos outros sites especializados (teve um tempo que o Clube do Hardware era um dos melhores para testes também), você vê análise completa de metodologia, indagações e implementações de novos critérios todo o tempo, em CADA artigo. Depois de anos acompanhando esse pessoal eu não consigo entender por que todos se voltaram para o youtube, sendo que youtube é uma plataforma onde a qualidade do seu conteúdo não é tão importante quanto sua popularidade. Um conteúdo pode ser completamente equivocado ou inócuo, ainda sim se for algo muito procurado, se for algo que tem grande popularidade, então terá views, likes e subscribers. Me chame de velho, mas eu realmente não gosto de algo tão descompromissado.

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cancelar não é tão difícil. Se pagou no boleto dá para cancelar antes de o boleto ser reconhecido. A propósito, nunca compre no Aliexpress por boleto. Se tivesse comprado no cartão poderia cancelar da mesma maneira e o valor seria creditado diretamente no cartão na próxima fatura. Boleto realmente adiciona risco desnecessário, sendo que nem é mais necessário usar cartão de crédito internacional e o nacional ainda te dá direito a parcelar em 6x.

Sério, preju demais comprar essa memória.

Pelo que vi aqui precisam aprovar o pagamento e depois eu cancelo ou você conhece outra forma? (falei tanto com o meu banco quanto com o banco emissor). 

Vou de A520M DS3H mesmo; sobre open box, você recomenda ou vale a pena pagar 100 reais a mais pra não correr o risco? edit: (lembrei agora a questão da garantia 1 ano ao invés de 3 meses, acho que vale a pena pegar a nova)

@WOZ Dods brigado por todas as infos!

@Andros Santos obrigado pelo seu tempo também, mas já estava bem convicto com relação ao processador.

• Curtir 2
Postado

@maxmarrafon As vezes que tive que cancelar cancelei na lista de pedidos mesmo, enviando msg para o vendedor antes e explicando a razão do cancelamento e acessando o canal de ajuda do ali por via das dúvidas também.

8 minutos atrás, maxmarrafon disse:

Vou de A520M DS3H mesmo; sobre open box, você recomenda ou vale a pena pagar 100 reais a mais pra não correr o risco? edit: (lembrei agora a questão da garantia 1 ano ao invés de 3 meses, acho que vale a pena pegar a nova)

Sim, eu pegaria a fechada, mas se estiver muito apertado de grana pode bem ver com a fabricante se a garantia poderá ser acionada integralmente diretamente por ela. No final das contas, a garantia expressa no site de 3 meses deve ser da loja.

• Curtir 1
Postado

@maxmarrafon O preço está condizente com 3600 MHz. Semanas atrás eu estava vendo anúncios da TG de memórias similares custando 360 a unidade sem RGB e estava achando um bom preço. Numa pesquisa rápida aqui não achei nenhuma opção melhor. Se for mesmo comprar essa, compre rápido, pois esse tipo de preço acaba num minuto.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!