Ir ao conteúdo

PC parando de funcionar após algumas horas sem usar

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

O PC está entrando no modo suspensão ou algo semelhante ( Mesmo estando desabilitado). Se eu uso ele por 12 horas seguidas não acontece nada, mas se eu ficar sem mexer por algumas horas o monitor apaga e o teclado/mouse não funcionam, me obrigando a desligar no Power.  Eu sei que o PC ainda está ligado por conta das fans RGB e cooler do processador. Segue os prints de como está>

Screenshot_107.png

Screenshot_106.png

Screenshot_105.png

Postado

Você já verificou se na BIOS ainda tem alguma configuração de suspensão de energia?

alias apesar de você ter mexido na parte de suspensão, você precisa tambem mexer na parte do SSD:

config.png.099c5ab0ba9bf2b669ef02c4975691ad.png

Postado

@Raphael Roberto  através da pesquisa abre Opções de Energia, deverá aparecer uma tela escrito o nome dos planos (equilibrado, alto desempenho). Nessa tela você vai em alterar configuração do plano. Se não aparecer essa tela, é porque talvez tem que atualizar seu driver de vídeo. Não use as configurações avançadas de energia, e sim essa tela de Planos de Energia.

Postado
2 minutos atrás, M4rQu1Nh0S disse:

Você já verificou se na BIOS ainda tem alguma configuração de suspensão de energia?

alias apesar de você ter mexido na parte de suspensão, você precisa tambem mexer na parte do SSD:

config.png.099c5ab0ba9bf2b669ef02c4975691ad.png

Pronto, alterei para "nunca" no ssd. Sobre a Bios, onde eu encontro essa parte de suspensão nela?

Postado
agora, Raphael Roberto disse:

Pronto, alterei para "nunca". Sobre a Bios, onde eu encontro essa parte de suspensão nela?

Se por acaso der problema de novo eu explico.

Ja aconteceu isso comigo de travar sem usar e era justamente a suspensão do HD, espero que seja o suficiente pra resolver o problema.

Postado
3 minutos atrás, Bruno Milani Wertz disse:

@Raphael Roberto  através da pesquisa abre Opções de Energia, deverá aparecer uma tela escrito o nome dos planos (equilibrado, alto desempenho). Nessa tela você vai em alterar configuração do plano. Se não aparecer essa tela, é porque talvez tem que atualizar seu driver de vídeo.

Apareceu sim.

Screenshot_108.png

Postado

@Raphael Roberto primeiramente, nunca use o modo de desempenho máximo. A performance do PC nele e no modo equilibrado é exatamente a mesma, só que o modo desempenho máximo consome mais e estressa mais os componentes, fazendo seu computador durar menos.

Além disso, deixe a opção de desligar o vídeo ligada, isso poupa sua tela.

Se seus drivers estivesse instalados corretamente (baixados do site do fabricante e nunca por outros meios) e sua BIOS estivesse configurada corretamente, você não teria problemas nem com o modo de suspensão nem de hibernação, então recomendo que corrija isso se ainda não o tiver feito.

Para a solução:

Selecione a opção equilibrado, vá em opções avançadas, selecione a opção de resetar as configurações do plano. Desligue somente a opção de suspensão, não mexa em mais nada. Salve e feche.

Clique no menu iniciar, escreva CMD, observe que vai aparecer o aplicativo CMD na lista. Clique com o botão direito sobre ele e vá em "executar como administrador". Na tela preta que vai abrir digite powercfg -h off e aperte enter.

Isso vai desativar a hibernação. 

Se puder parar para instalar seus drivers como sugeri, melhor ainda. 

Obs.: Sobre ele desligar e não responder ao mouse e ao teclado, geralmente basta apertar o botão de power para que ele "desperte", mas claramente você não quer isso. Isso geralmente é o modo de suspensão. Se estiver usando um notebook isso ajuda a poupar bateria e também o dispositivo, mas os drivers tem que estar todos instalados corretamente. Também ajuda a reduzir o tempo de ligamento do PC, pois você pode coloca-lo em suspensão e quando for ligar novamente ele religa instantaneamente se estiver em suspensão.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Raphael Roberto primeiramente, nunca use o modo de desempenho máximo. A performance do PC nele e no modo equilibrado é exatamente a mesma, só que o modo desempenho máximo consome mais e estressa mais os componentes, fazendo seu computador durar menos.

Além disso, deixe a opção de desligar o vídeo ligada, isso poupa sua tela.

Se seus drivers estivesse instalados corretamente (baixados do site do fabricante e nunca por outros meios) e sua BIOS estivesse configurada corretamente, você não teria problemas nem com o modo de suspensão nem de hibernação, então recomendo que corrija isso se ainda não o tiver feito.

Para a solução:

Selecione a opção equilibrado, vá em opções avançadas, selecione a opção de resetar as configurações do plano. Desligue somente a opção de suspensão, não mexa em mais nada. Salve e feche.

Clique no menu iniciar, escreva CMD, observe que vai aparecer o aplicativo CMD na lista. Clique com o botão direito sobre ele e vá em "executar como administrador". Na tela preta que vai abrir digite powercfg -h off e aperte enter.

Isso vai desativar a hibernação. 

Alterei e fiz conforme o descrito. Sobre os drivers eu baixei nos sites das desenvolvedores:

Drivers da placa de vídeo - Pelo Geforce experience
Teclado e Mouse: Razer Synapse
Fone Bluetooth: Site da Edifier ( O adaptador Bluetooth tb baixei no site da marca, mas não lembro qual é)

A princípio são esses, não me recordo de outro.
A Bios não fui eu que eu editei, foi o técnico que montou o PC. Nem sei como está a config por lá...
Eu usei o comando "powercfg -h off", mas não aparecer nada como "Concluído" ou "sucesso", então só fechei o CMD após usar.

• Solução
Postado
11 minutos atrás, Raphael Roberto disse:

Alterei e fiz conforme o descrito. Sobre os drivers eu baixei nos sites das desenvolvedores:

Drivers da placa de vídeo - Pelo Geforce experience
Teclado e Mouse: Razer Synapse
Fone Bluetooth: Site da Edifier ( O adaptador Bluetooth tb baixei no site da marca, mas não lembro qual é)

Não gosto do geforce experience, mas pelo menos ele instala os drivers da GPU corretamente.

Mouse, teclado e BT, tudo OK.

Falou os da placa-mãe, que são justamente os mais importantes para que seu hardware funcione corretamente. Você tem que ir no site da fabricante de sua MB, localizar seu modelo, ir em suporte do modelo, selecionar seu OS e baixar tudo que aparecer. Os mais importantes são os drivers de Chipset, LAN e Audio. Se seu PC for Intel terá vários outros importantes como o driver MEI (management engine interface) que é responsável pelo gerenciamento de energia (ACPI), e alguns outros possivelmente.

14 minutos atrás, Raphael Roberto disse:

Eu usei o comando "powercfg -h off", mas não aparecer nada como "Concluído" ou "sucesso", então só fechei o CMD após usar.

É isso mesmo. Se tivesse dado errado aí sim ele teria te dado uma mensagem de que não funcionou por X ou Y.

14 minutos atrás, Raphael Roberto disse:

A Bios não fui eu que eu editei, foi o técnico que montou o PC. Nem sei como está a config por lá...

Se você não tem conhecimento sobre a configuração de BIOS é melhor não alterar nada, mas poderia nos mostrar como estão as configurações de energia lá.

E lembre de deixar a opção de desligar o monitor ligada. Coloque para menos de 30 minutos se possível. Em casa uso 15 minutos, por exemplo.

Postado
35 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não gosto do geforce experience, mas pelo menos ele instala os drivers da GPU corretamente.

Falou os da placa-mãe, que são justamente os mais importantes para que seu hardware funcione corretamente. Você tem que ir no site da fabricante de sua MB, localizar seu modelo, ir em suporte do modelo, selecionar seu OS e baixar tudo que aparecer. Os mais importantes são os drivers de Chipset, LAN e Audio. Se seu PC for Intel terá vários outros importantes como o driver MEI (management engine interface) que é responsável pelo gerenciamento de energia (ACPI), e alguns outros possivelmente.

É isso mesmo. Se tivesse dado errado aí sim ele teria te dado uma mensagem de que não funcionou por X ou Y.

Se você não tem conhecimento sobre a configuração de BIOS é melhor não alterar nada, mas poderia nos mostrar como estão as configurações de energia lá.

E lembre de deixar a opção de desligar o monitor ligada. Coloque para menos de 30 minutos se possível. Em casa uso 15 minutos, por exemplo.

Fui no site da fabricante e baixei a versão mais recente dos 3 citados ( Chipset, Lan e áudio). Fui na Bios e tirei as prints solicitadas, uma coisa que reparei é que a versão dela é antiga ( 2019), e desde então teve várias atualizações, diga-me por gentileza se vale a pena atualizar ( https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-rev-1x/support#support-dl-bios) , segue em anexo as prints da Bios>

cdcb989e-69a3-450e-ae51-074fc14128c1.jpg

dd80e264-11d2-4919-8781-29a5de9b8f51.jpg

Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Saí e voltei depois de algumas horas, mas dessa vez voltou a dar vídeo, valeu!

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Raphael Roberto disse:

dd80e264-11d2-4919-8781-29a5de9b8f51.jpg

Esta imagem mostra a razão de mover seu mouse ou teclado não despertarem o sistema. Não precisa mudar a menos que queira que mover mouse e teclado façam ele ligar. Ainda sim sigo com a ideia de que só de usar os drivers corretos seu sistema tem que ficar redondo. No mais, mantenha seu windows atualizado a cada 6 meses pelo menos.

@Raphael Roberto Até a versão F60 da sua BIOS tem algumas melhorias interessantes. Se quiser atualizar fica a seu critério. Geralmente eu só atualizo BIOS se houver algum problema, não só por atualizar. Não se mexe em time que está ganhando, ou é o que dizem por aí. Se quiser fazer, só lembre de configurar o CSM, Secure Boot, UEFI e AHCI depois.

Obs.: se for atualizar SEMPRE use o aplicativo da fabricante, pois ele evita que você baixe a versão errada ou incompatível acidentalmente. Ele atualiza de dentro do windows com mínimo risco e se falhar a culpa é do fabricante, não sua. ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...